Iniciar sessão ou registar-se
    • AXN
    • 7 junho 2013

     # 21

    Conclusão, no meio é que está a virtude!

    Opção 2.

    Obrigado
  1.  # 22

    Simplesmente não me atrevo a aconselhar o uso de um revestimento mineral sem ser pintado posteriormente por uma tinta acrílica, preferencialmente, da marca do sistema.


    pois isso para mim é que está mal e contraria a lei da física , se por um lado temos um suporte que a sua vantagem é a respiração e o que deriva da mesma por outro temos uma tinta que dificulta todas as caracteristicas do revestimento mineral daí acontecer podridão e fungos e degradação das massas ... se esta tiver a tinta que protege e continue a dar as mesmas caracteristicas técnicas ao suporte não vejo porque o produto terá que falhar pelo menos nesse campo ... atenção falo em suportes que deverá ser igual aplicado em qualquer superfície e mais uma vez digo que em sistemas de isolamento térmico é muito menos problematico ...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  2.  # 23

    pois mas estas tintas no nosso país tiveram um impacto 0 penso eu não estar enganado até a Dyrup desistiu do produto...
    mas sei que são as tintas que mais agua libertam ...

    sabe aproveitando a sua ideia do reboco mineral e a sua pintura com tinta de silicato gostava de aproveitar para informar que a tinta da Dyrup ( tinta de silicato) dispõe de um primário do mesmo nome e serve para diluir a mesma tinta também tem e penso ser a única que usufrui de um grau de impermeabilidade até ao ponto de orvalho o que é bom já para não falar do que ja tinhas referido dos ditos materiais ...
  3.  # 24

    Colocado por: Anonimo16062021
    Rafael,não sei se este tipo de tintas em Portugal tiveram 0 impacto ou não e ate podes ter razão no que dizes,o que eu sei é que por cá os fabricantes de ETICS apostam e aconselham cada vez mais este tipo de revestimentos/tintas..só para teres uma ideia,a ultimas obras de ETICS que executei com revestimento acrílico foi em Portugal,e olha que por cá na firma que eu trabalho executamos umas boas dúzias de obras por ano de ETICS,e que eu me lembra em todas elas nunca foi aplicado revestimentos acrílicos..por que será?

    estava a referir-me a tinta de silicone , a de silicato ainda se mantém....
  4.  # 25

    esse lnec faz-me lembrar uma revista famosa , a Deco protest , que por acaso só diz que é melhor quem não fabrica nem cria nada lol apenas paga aahhahahahaha ja tive em tempos uma situação engraçada que postei aqui em que falei no produto Xilofene e a sua aprovação do lnec ... é um episódio bonito viva ao lnec ... é que nem sei como é que se consegue falar em 200 marcas de produtos á venda em Portugal sabe-se que até a humidade do ar e o meio ambiente é influenciante nas moléculas de certos produtos... mas enfim . vejo algumas coisas comparáveis entre marcas mas não vejo outras ... enfim .
  5.  # 26

    Colocado por: Anonimo16062021
    Bom,então porque raio e que as marcas com mais de 50 anos no mercado dos ETICS fabricam (acrilicos) cada vez menos esse tipo de revestimentos?


    lol porque estamos juntamente com o lnec 50 anos atrasados em relação aos países mais avançados ahahahhahahahahha
  6.  # 27

    Colocado por: Anonimo16062021



    lol
  7.  # 28

    Colocado por: dato


    lol

    Azar..
    • AXN
    • 8 junho 2013

     # 29

  8.  # 30

    Oh Etics! eu fui bem explicito estes senhores são como a revista protec , são muito úteis para quem desconhece tudo o que existe e tem a ver com obras ... mas depois não é o que parece ...
    uma coisa é certa o cliente final é que paga tudo !!!!
  9.  # 31

    Etics
    obrigado pelo reconhecimento do meu erro proteste ok obrigado , quanto a normas internacionais isso quer dizer o quê ? que o LNEC confirma as normas internacionais que as marcas dizem que tem !!!? sendo assim seria mais benéfico o LNEC dizer ás marcas o que tem que fazer lol ...não acha ?

    e os produtos que não estão aprovados pelo LNEC não podem ter as mesmas garantias do que os que estão ?

    porque motivo é que já temos "obras" em que necessitam de homologação do LNEC?????
  10.  # 32

    Etics, nem eu duvido da importância dada ao LNEC apenas penso que deveria trabalhar de outra forma só isso , penso que o Lnec não deveria dar homologação porque não é justo fazer comparações de coisas parecidas ou similares ...

    mais informo que existe algumas coisas esquisitas que não percebo muito bem ...
    o que gostava de saber porque se impõe esta homologação em serviço de aquisição de bens na construção civil ou envolventes , quando as marcas tem as suas próprias garantias e controlos de qualidade ...
    ou seja existe produtos similares ou mesmo iguais que não concorrem nem podem concorrer porque existe uma homologação enfim mais uma que não está adquirida .

    consequência final os produtos sobem de preço e em nada são alterados !!!! a qualidade se mantém intacta e igual e quem perde são os Portugueses .
  11.  # 33

    pronto para a satisfação de todos a Dyrup tem massa de acabamento areada sintética e fina mineral para todos os gostos lol e se for preciso eles homologam aquilo no LNEC em dois dias lol
  12.  # 34

    Bom dia.

    Este tópico já é antigo mas trata a minha questão.

    É a primeira vez que faço ETICS, fiz barramento com Fibra Flex da Secil e agora quero fazer o acabamento.

    Quais são atualmente as opções mais viáveis?

    A Secil recomenda o uso de um primário próprio e posterior aplicação da massa texturada e já com cor (não necessita pintura) de acabamento, designa-se por Revdur. A questão é que estou a fazer um pequeno anexo e não justifica gastar um dinheirão numa lata grande de primário quando só preciso de 3 ou 4 litros.
    Será o primário absolutamente necessário para uma pequena aplicação como a que estou a fazer?

    Quais são as outros alternativas à massa de acabamento?

    Posso apenas pintar com uma tinta convencional para fachadas? Cons, pros?
  13.  # 35

    A questão é apenas a resistência mecânica oferecida pela massa de acabamento? Essa questão poderia ser contornada por um barramento mais espesso.(?)

    Em vez do primário da Secil posso usar ou outro primário acrílico qualquer?

    Comecei a obra em regime low-cost, é uma luta constante para fugir à ditadura imposta pelas marcas e ao mesmo tempo não cometer nenhum "erro caro".
  14.  # 36

    Ora, desenterrando um tópico antigo, mas que me serve bem.
    Tenho barramento armado VIERO em quase toda a casa e dois panos grandes a norte com ETICS Viero. Com revestimento acrílico VISOLPLAST
    Não foi pintado o revestimento.
    Ora, 8 ou 9 anos depois preciso de pintar. Nas zonas so com barramento as paredes estão aceitáveis (mas mesmo assim precisam de uma pintadela), mas ou dois panos a norte com ETICS estão maus.
    Ora o que pretendo fazer:
    - Lavar com maquina alta pressao e escovar as paredes. Deixar secar.
    - Aplicar Hipoclorito de Sódio +/- 5% com maquina pulverizadora (para matar o máximo de bicharada)
    - Voltar a lavar com água e deixar secar bem
    - Pintar

    A minha dúvida é na pintura!
    - Pintar com a tinta da marca? Vieroquartz AG
    - Pintar com uma boa 100% acrílica? CIN NOVAQUA HD
    - Pintar com outro tipo de tinta? Tintas Minerais fazem sentido sendo o revestimento acrílico?

    Qualquer reparo a este meu esquema de limpeza/pintura é bem vindo.
  15.  # 37

    Colocado por: Anonimo16062021Se foi aplicado revestimento acrílico á cor esses tipo de revestimento não precisam de ser pintados..

    Não precisam. E não foi.
    Mas logo na altura disseram que o ideal era pintar com o Vieroquartz AG. Que aguentaria muito mais sem patologias. Na altura optei por não pintar. (€€€€ e estava tudo tao branquinho!)
    A verdade é que tenho lá um canto que foi pintado por causa de uma reparação feita na altura, e está muito, mas muito melhor...

    Colocado por: Anonimo16062021Se o existente se trata de um acrílico os minerais não fazem sentido..

    Pois. Tal como imaginava.
    E qt à tinta. Devo me manter com os produtos do sistema?
    Ou poderei ficar a ganhar com uma boa (melhor?!) 100% acrílica como a NOVAQUA HD?
  16.  # 38

    Pedro Azevedo,

    Poderia sugerir-lhe outras soluções, mas iria estar a ir contra o que sempre apregoei.

    Tente usar os produtos relativos à marca que originalmente aplicou. Pois assim sabe que será compatível.
    Por exemplo a Viero/Robbialac tem um próprio detergente para lavagem, não use o "Hipoclorito de Sódio +/- 5%", use o agente de limpeza que consta na ficha técnica do produto Vieroquartz.
    Depois, use a gama de produtos que eles recomendam, se precisa de primário, use o primário que recomendam, se não precisa, use logo então o Vieroquartz diluído como referem etc etc etc.

    É sempre preferível manter-se dentro da solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78
 
0.0199 seg. NEW