Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Adquiri uma moradia que ta em fase final de construção, a mesma foi avaliada pelo o banco em 200000 mil euros e vou compra-la por 150000 mil euros já pronta pelo construtor, a mesma tem protocolo de construção com a CGD. o credito já foi aprovado assim como o credito de sinal.
    Esta semana vou assinar o CPCV e o construtor veio com a conversa para nas finanças a escritura ser por 125000 mil euros mas o que eu pedi no banco foi 150000 mil euros de credito habitação para a escritura da casa.
    Agora pergunto eu antes de assinar o CPCV e dar o sinal, se não terei problemas no banco e nas finanças por causa disso? Agradecia respostas.
  2.  # 2

    Nem pense numa coisa dessas, se vai pedir 150.000, a escritura tem que ser feita por 150.000€.
  3.  # 3

    Quais os problemas se fizer isso?
    Isso é possível de se fazer?
    Obrigado pela ajuda.
  4.  # 4

    Colocado por: saltaoQuais os problemas se fizer isso?
    Isso é possível de se fazer?
    Obrigado pela ajuda.



    Problemas? Crime fiscal, com as devidas consequências para ambas as partes (você e o vendedor). É possivel? Sim, é, mas é ilegal.

    A escritura não é mais do que a factura noutras actividades. Se você for ao supermercado e quando estiver a pagar que fizerem um ticket de 100 euros, quanto é que você paga? Os 100 ou 120 ?

    Aqui é o mesmo. O facto do banco ter avaliado o imóvel por valor superior, só quer dizer, à partida, que estará a fazer um bom negócio uma vez que as avaliações bancárias são feitas normalmente por baixo e nunca por cima. Quer ainda dizer que com base nesse imóvel pode recorrer a crédito superior aos 150.000 que terá pedido.
    •  
      FD
    • 3 junho 2013 editado

     # 5

    Além do já mencionado, o seu maior problema vai ser quando ou se tiver que vender a casa.
    O estado português cobra imposto sobre as mais valias imobiliárias.
    Isto é, se compra um imóvel por 100 e vende esse mesmo imóvel por 150, tem que pagar imposto sobre o lucro, neste caso de 50.
    O imposto a pagar varia consoante diversos factores mas, pode facilmente atingir 10% ou 20% sobre esse lucro.
    No exemplo que dei, ganhou 50 mas, hipoteticamente pagaria 10 de imposto.

    A que propósito vem esta conversa?

    O construtor diz que quer registar a venda por 125 mil quando a compra é por 150 mil.
    Amanhã, se tiver que ou quiser vender a casa, para as finanças, a mesma foi comprada por 125 mil.
    Logo, se a vender pelo mesmo preço que custou, 150 mil, apesar de não ter tido qualquer lucro, para as finanças, teve 25 mil de lucro, logo, vai pagar imposto sobre esses 25 mil.
    Imaginando uma taxa de 10% a 20% (hipotética, não é assim que funciona!), teria que pagar de IRS entre 2.500€ a 5.000€ a mais só porque o construtor lhe disse que queria fazer a escritura por 125 mil...

    E sabe porque é que ele quer fazer a escritura por 125 mil?
    Porque assim, declara menos lucro na casa. Ora, se declarar menos lucro paga menos imposto. Mas, alguém irá pagar essa falta no futuro, e já percebeu quem é, certo?

    Claro que pode não ter que pagar imposto sobre estas falsas mais valias, se o próximo comprador também aceitar fazer a mesma marosca (declarar 125 mil em vez dos reais 150 mil).
    Mas, e se não aceitar ou não puder? Recusa a venda? Paga o imposto?
    Além do evidente crime fiscal, de que já falaram, há esta parte de que poucas pessoas têm noção.

    Com o banco não deve ter qualquer problema.
  5.  # 6

    Com o Banco existe uma situação, passa de um emprestimo de 150.000€ para 2 emprestimos, 1 de 125.000€ (emprestimo principal) e um de 25.000€ (multiopções).
    normalmente este tipo de emprestimo (multiopções) têm um spread diferente ao principal (apesar de as X o banco "dizer" que é o mesmo), sendo que terá obrigatoriamente ter outro seguro de vida associado a esse emprestimo e pagar a respectiva taxa de processamento da mensalidade.
    de uma forma mais clara:
    escriturar por 150.000€ -> 1 emprestimo + 1 seguro de vida + Taxa de processamento
    escriturar por 125.000€ -> 2 emprestimos (1 de 125.000€ e outro de 25.000€) e 2 seguros de vida + 2 X taxa de processamento
  6.  # 7

    Há uma terceira hipótese, já que o construtor anda armado em chico-esperto eu aceitava fazer a escritura por €125.000, mas ao invés de pagar €150.000 pagava-lhe €125.000.
    O que ele iria fazer, processar-me? Lol
  7.  # 8

    Apesar das ilegalidades mencionadas existe forma de executar todo o processo nesses moldes e, se no futuro quiser vender a casa, pode sempre aplicar o valor total da venda noutro imóvel e dessa forma não terá de pagar mais valias...
    Em suma a banca serve de compincha nesta transação porque, se a casa é nova não tem lugar a um operação de multiopções para obras, se quiser comprar carro, mobiliário, equipamento, etc, nesse caso é um credito ao consumo, e os valores do empréstimo têm que ser outros...
    Mas junta-se a fome com a vontade de comer e depois fazem-se estas coisas, e em beneficio de quem?
    No seu caso devia tirar algum beneficio nisso, ou um desconto no valor (visto que o construtor não vai pagar Iva e deduziu o iva dos materiais aplicados, mais os valores de IRC se não tiver prejuízo no exercício anterior) ou então ele que pague a escritura...
    Veja todo o processo- o IMI que possivelmente vai pagar - se o construtor sempre foi cooperante em tudo - tente não sair a perder!
    Desde o inicio dos anos noventa esses movimentos foram modus operandi da banca...e vão perdurar por mais alguns...
  8.  # 9

    Não é possivel, o banco , no acto da ecritura vai confirmar o IMT e o imposto de selo, e nao deixará passar essa fraude/ilegalidade.
    Apesar de depois quando for fazer o IMI, existe divergencia de valores, pois nessa altura tem de fornecer a escritura nas finaças.
  9.  # 10

    A moradia é nova, o IMI pago que existe deve ser do terreno imaginemos 50.000€, quando for inscrita a nova fracção claro que vai existir diferença, mas devido à construção, e mediante a idade do saltão e a lcalização do imóvel até pode acontecer um período de carência de IMI. O IMT a pagar bem como os restantes impostos, terão como base o valor da escritura na conservatória.
    Imagine outro cenário, que o saltão até conseguia fazer a moradia por 100.000€ e fazia à mesma o empréstimo para os 150.000€ porque queria amortizar uma divida de uma viatura e até mobilar a casa, e o valor real do imóvel tinha sido o registado nas finanças, 100K e o facturado pelo construtor 100k.
    As finanças vai aplicar a formula de calculo do IMI da localização, x os 100.000€ registados nas finanças e não os 150.000€ solicitados ao banco.
    O banco não se preocupa com isso, porque o imóvel, perante eles vale 200.000€, e essa é a salvaguarda da instituição se existir algum incumprimento da divida, mas desde que aprovem os 100.000€ + 50.000€ mediante as garantias apresentadas pelo saltão ao contrair o empréstimo...
    • mog
    • 4 junho 2013

     # 11

    Colocado por: drek0
    As finanças vai aplicar a formula de calculo do IMI da localização, x os 100.000€ registados nas finanças e não os 150.000€ solicitados ao banco.


    O IMI é calculado em função do VPT e não em função do valor que consta na escritura.
  10.  # 12

    Nao e no valor que consta na escritura, mas para fazer o imi, tem que apresentar ' copia da escritura bem como copia do registo predial,150000, e esses valores nao correspondem com o imposto do imt e imposto de selo declarado 125000, apesar de advogado do banco, e de o notario no acto da escritura nao deixarem passar essa fraude. Acredite que tera problemas se registar nas finanças um valor diferente do valor da escritura.
  11.  # 13

    Boa tarde
    Fiz um empréstimo a banca de 120 mil euros para comprar um imóvel que foi avaliado pela banca por 135 mil euros
    As finanças avaliaram em 185 mil euros ,eu vou comprar por 120 mil
    sera que vou pagar a escritura por 120 ou 185 mil '
    Agradecia respostas.
  12.  # 14

    Colocado por: chmendessera que vou pagar a escritura por 120 ou 185 mil

    Vai pagar IMT e IS sobre 185 mil euros

    Tem a certeza que a avaliação das finanças está bem feita?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chmendes
  13.  # 15

    Muito obrigado
    não sei se esta bem feita a avaliação só sei que o banco foi fazer uma bem diferente da das finanças ´será que as finanças devolvem a diferença se eu mandar fazer nova avaliação uma vez que eu vou pagar muito mais
  14.  # 16

    Colocado por: chmendesserá que as finanças devolvem a diferença

    Não.

    Tem a caderneta predial do imóvel? Convém verificar se o cálculo das finanças está bem feito.
  15.  # 17

    não tenho a caderneta pois ainda não fiz a escritura só faço no final deste mês ,o que me transmitirão foi que tenho que pagar perto de 8 mil euros
    acho que e um valor muito alto eu estava a espera de pagar perto mais ou menos 3 mil euros pode me dizer se e possível
  16.  # 18

    Colocado por: chmendesnão tenho a caderneta pois ainda não fiz a escritura só faço no final deste mês

    Não tem, mas devia ter. Antes de decidir a compra de um imóvel devemos exigir a caderneta predial, a certidão permanente, certificado energético, ficha técnica da habitação, actas do condomínio, ....

    Custos que irá ter com a escritura:
    IMT: 3862.81€
    IS: 1480
    Escritura e registos: +/- 500€
    Concordam com este comentário: mmgreg
  17.  # 19

    muito obrigado
    daqui a 3 semanas ja sei o valor certo depois vou comparar com os valores que me deu
 
0.0212 seg. NEW