Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros foristas,

Gostaria de apresentar um novo Coletor Solar com acumulador integrado da Solcrafte em sistema de termossifão.

-A água é aquecida e acumulada diretamente no acumulador solar,não existindo perdas de transmissão e não é necessário liquido (fluido térmico).
    -Grande impacto visual, a sua colocação limita-se a um painel com o proprio acumulador integrado.
    -Não existe anodo de magnesio.
    -Baixo custo de manutenção, rápido e simples de montagem.
    -Com a sua eficiencia energética consegue-se uma poupança considerável nos custos de energia que podem ir até 80% no aquecimento da água quente em comparação com os outros sistemas convecionais de termossifão.
    -A constituição da serpentina em sistema tubular com o principio da parabola consegue maior incidência dos raios UV comprometendo o sistema num dos melhores do mercado em termos de rendimento.
    -É necessário introduzir uma valvula reguladora de pressão uma vez que o sitema deverá trabalhar a uma pressão máxima de 4 Bar.
    -Garantia de 6 anos.

Caso prtetendam algum esclarecimento disponham.
    Concordam com este comentário: duar73
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, lmart, Sborralho
      Fotografia0237[1].jpg
  2.  # 2

viva costa,

gosto da ideia, mas falta mt informação..tem um corte do painel? e quais as capacidades? suponho que n tenha isolamento...isso durante a noite deve perder mt energia?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sborralho
  3.  # 3

Colocado por: datoviva costa,

gosto da ideia, mas falta mt informação..tem um corte do painel? e quais as capacidades? suponho que n tenha isolamento...isso durante a noite deve perder mt energia?

Caro Dato

As capacidades são de 100, 150 e 200 litros, tem isolamento na parte do acumulador em poliuretano injetado com revestimento em chapa de inox, durante a noite na realidade perde alguma inércia termica não vou dizer que não por uma questão de coerencia e respeito a este forum, mas rapidamente recuperado pelo seu Back Up.
    • eu
    • 2 junho 2013

# 4

Colocado por: Costa53durante a noite na realidade perde alguma inércia termica não vou dizer que não por uma questão de coerencia

Este deve ser o grande inconveniente deste sistema, não?

Relativamente à maior vantagem: obviamente o preço deve ser muito competitivo, certo?
  4.  # 5

Colocado por: eu
    Este deve ser o grande inconveniente deste sistema, não?

Relativamente à maior vantagem: obviamente o preço deve ser muito competitivo, certo?

O preço para 100 lts. - 899,00 euros
    150 lts - 1.099,00
    200 lts - 1.399,00

Preços sem Iva e montagem

Fabrico e patente austriaca, existe ainda para zonas mais frias e de menos eficácia uma resistência anticongelação (opcional)
  5.  # 6

mas o presidente da camara de lisboa virou canalizador??
  6.  # 7

Colocado por: datomas o presidente da camara de lisboa virou canalizador??

Nunca se sabe se um dia acontece!
    • eu
    • 3 junho 2013

# 8

Colocado por: datomas o presidente da camara de lisboa virou canalizador??

Teve que aprender muito, entretanto...
  7.  # 9

Podem verificar a simplicidade de montagem do sistema!
      Fotografia0239[1].jpg
    • eu
    • 3 junho 2013

# 10

Colocado por: Costa53Podem verificar a simplicidade de montagem do sistema!

Tem sistemas de proteção para sobreaquecimento, sobrepressão e congelamento?
  8.  # 11

Colocado por: eu
    Tem sistemas de proteção para sobreaquecimento, sobrepressão e congelamento?

A proteção para o sobreaquecimento faz-se através de uma válvula termostática, sendo aconselhável fazer a ligação do coletor até á válvula com tubo de inox corrugado ou cobre.
    Na sobrepressão introduz-se uma válvula redutora de pressão até 4 bar, aliás mencionei anteriormente.
    No congelamento tem uma resistência (opcional) para anti congelação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Sborralho
  9.  # 12

Eu ando à procura de uma solução termossifão, mas com o depósito no interior do sótão.
    É este o caso?
    Obrigado,
    António
  10.  # 13

Colocado por: antoniolxEu ando à procura de uma solução termossifão, mas com o depósito no interior do sótão.
    É este o caso?
    Obrigado,
    António

O que pretende é o de circulação forçada, este é um termossifão mais barato que o circulaçºão forçada.

Quando se instala um acumulador em qualquer parte da casa tem que ter um grupo de bombagem para fazer a circulação por isso o qaue referencia é o de circulação forçada.
  11.  # 14

Colocado por: Costa53

O que pretende é o de circulação forçada, este é um termossifão mais barato que o circulaçºão forçada.

Quando se instala um acumulador em qualquer parte da casa tem que ter um grupo de bombagem para fazer a circulação por isso o qaue referencia é o de circulação forçada.

Mesmo que o depósito seja no topo do colector, mas do lado de dentro do telhado?
  12.  # 15

Mesmo que o depósito seja no topo do colector, mas do lado de dentro do telhado?

Não é este o caso, mas é possivel, já o fiz mas tem que ter um sotão bem alto e o depósito ficar acima do coletor, eonvem ter acesso ao sotão, senão temos que praticamente desmanchar parte do telhado para meter o depósito lá dentro.
  13.  # 16

Colocado por: Energia Livre

Não é este o caso, mas é possivel, já o fiz mas tem que ter um sotão bem alto e o depósito ficar acima do coletor, eonvem ter acesso ao sotão, senão temos que praticamente desmanchar parte do telhado para meter o depósito lá dentro.

Sim, o sótão é grande e facilemente acessível. Como o meu problema é um pouco mais abrangente, criei uma nova discussão:

https://forumdacasa.com/discussion/30062/aquecimento-solar-numa-nova-moradia/
  14.  # 17

Uma foto com o isolamento resistente a raios UV
      Fotografia0242[1].jpg
  15.  # 18

Juro que ninguém me pagou, mas venho aqui dizer que estou muito contente com o meu SOLCRAFTE, apesar de uns 'mas'.

Partes boas:
    Aquece muito rapidamente a água, basta haver uma abertazinha. A eficiência em relação a um baixiroca, p.e., nota-se bem. Tem uma resistência de compensação (pode ter), o que dispensa a necessidade de outro sistema (cilindro/gás). Estamos em Novembro e ainda não ligámos a resistência. Na verdade, naquela semana em que choveu muito, a água não aqueceu o suficiente, mas como saímos, não foi preciso.

Partes más(?!) ou a ver vamos:

Como disse, ainda não precisámos ligar a resistência. Embora não tenha sido um mês frio, vamos em Novembro. Devo salientar, no entanto, que por motivos profissionais raramente precisamos de tomar banho logo pela fresquinha. Usamos a água quente geralmente a partir das 10-11 e muito à noite (banhos dos miúdos, banhos de imersão, lavar a loiça...). Assim, este sistema adequa-se às nossas necessidades, mas imagino que numa familia de 4 em que todos tomem banho às 8h, não resulte.

Quanto à resistência, como não foi necessária, não tenho a certeza, mas parece-me que consome bastante. Quando ligamos o botão o contador aceleeeraaa! Não consegui perceber a eficiência da mesma e se é necessário aquecer todo o conteúdo do depósito. Temo que gaste imensa energia, mas por outro lado, até agora não fez falta. Tenho esperança que aqueça apenas a água quando sai, pois o depósito tem a forma de um "intestino" (desculpem lá a comparação). Ninguem me sabe informar em relação a isto.

Depois...Houve 2 cortes de água na minha zona e a água perdeu-se pela canalização de água fria (saíu água quente pela torneira de água fria). Os técnicos foram ao local e dizem que é impossível. Não conseguiram testar a válvula porque apareceram num dia de chuva às 8h e, portanto, não havia água quente. Então resolveram dizer que é impossível o que eu, e os srs das obras, o meu marido vimos acontecer... Pode ser "normal" isto acontecer, mas não sou eu que estou a inventar. Não gostei da atitude...
  16.  # 19

Colocado por: mane.pxqJuro que ninguém me pagou, mas venho aqui dizer que estou muito contente com o meu SOLCRAFTE, apesar de uns 'mas'.

O seu Solcrafte é de 100; 150 ou 200?
  17.  # 20

é de 200l.

0.0172 seg. NEW