Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: mane.pxqEstamos em Novembro e ainda não ligámos a resistência. Na verdade, naquela semana em que choveu muito, a água não aqueceu o suficiente, mas como saímos, não foi preciso.
    Bem... com o meu baxiroca de 300L TS também só tive problemas nessa semana... e tive de usar a resistência nalguns dias.... portanto... dizer que é melhor que o TS da baxiroca..... a ver vamos... ainda temos muito tempo frio e nublado pela frente.

Mas, o que de fato faz com que se gaste mais ou menos no apoio, são os hábitos.... horas, quantidades, ....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sborralho
  2.  # 22

Colocado por: mane.pxqDepois...Houve 2 cortes de água na minha zona e a água perdeu-se pela canalização de água fria (saíu água quente pela torneira de água fria). Os técnicos foram ao local e dizem que é impossível. Não conseguiram testar a válvula porque apareceram num dia de chuva às 8h e, portanto, não havia água quente. Então resolveram dizer que é impossível o que eu, e os srs das obras, o meu marido vimos acontecer... Pode ser "normal" isto acontecer, mas não sou eu que estou a inventar. Não gostei da atitude...
    falta uma ou duas valvulas antiretorno, algumas valvulas termostacticas não têm valvulas de retenção imbutidas! e depois pode acontecer abrir a torneira da fria e sair quente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sborralho
  3.  # 23

Colocado por: mane.pxqQuanto à resistência, como não foi necessária, não tenho a certeza, mas parece-me que consome bastante. Quando ligamos o botão o contador aceleeeraaa! Não consegui perceber a eficiência da mesma e se é necessário aquecer todo o conteúdo do depósito. Temo que gaste imensa energia, mas por outro lado, até agora não fez falta. Tenho esperança que aqueça apenas a água quando sai, pois o depósito tem a forma de um "intestino" (desculpem lá a comparação). Ninguem me sabe informar em relação a isto.

Antes de mais obg pelo seu feedback, como não existe liquido solar o liquido de transmissão termica é simultaneamente o liquido de consumo (água) e por este facto não existe perdas de transmissão tendo uma curva de rendimento bastante elevada.

Até hoje e conheço muitos e variados sistemas não encontrei nenhum perfeito há uns melhores outros piores e tal como este também não é perfeito na sua totalidade, temos que considerar a sua optimização face ás necessidades de cada um.
    Vantagens:
    -Há clientes que querem este sistema pelo impacto visual não gostam de ver ´´trambolhos´´ em cima do telhado este tem essa vantagem.
    -Não requer manutenção: não tem anodo de magnésio; não tem liquido solar.
    custos estes que ao serem suportados pelos clientes pesa no orçamento e que constitui uma mais valia para o sistema.
    -É um sistema com um rendimento em termos de estratificação superior a qualquer outro sistema em TS.

Desvantagens:
    -Tem uma perda superior a outros sistemas pelo facto de ter um só circuito em particular durante a noite com o arrefecimento nocturno e não tem nada a ver com o isolamento embora tenha um vidro anti-reflexo ele absorve transmitindo arrefecimento ao deposito acumulador.
    -Necessita de ter uma válvula redutora de pressão na base dos 2 bares pelo facto de a água percorrendo mais lenta tira melhor rendimento(embora não seja obrigatório) convem antes verificar a pressão da rede de abastecimento.
    -Necessita de um pequeno vaso de expansão na entrada da água fria.

Quanto á questão que coloca sobre a resistência ela deve ser de 2KW como se monta na parte de baixo e devido ao arrefecimento nocturno quando arranca irá consumir porque tem primeiro que aquecer a água depositada em baixo e por estratificação vai subindo portanto é logico que consome mas é identico a outros sistemas em TS, agora o consumo tem que ver com a potencia da resistencia, se acha que poderá ter uma boa gestão de banhos pode trocar por uma de 1KW(demora mais tempo a aquecer a água) mais utilizada nos 100/150 lts.

Colocado por: mane.pxqDepois...Houve 2 cortes de água na minha zona e a água perdeu-se pela canalização de água fria (saíu água quente pela torneira de água fria). Os técnicos foram ao local e dizem que é impossível. Não conseguiram testar a válvula porque apareceram num dia de chuva às 8h e, portanto, não havia água quente. Então resolveram dizer que é impossível o que eu, e os srs das obras, o meu marido vimos acontecer... Pode ser "normal" isto acontecer, mas não sou eu que estou a inventar. Não gostei da atitude...

Para a água se perder pela canalização saindo quente na fria houve um retorno isto não pode acontecer, ou a válvula de retenção está presa ou estragada.

Gostaria de saber quem foi o instalador sou seu vizinho (Oeiras) e represento esta marca através da Sotecnisol (representante) como instalador referenciado porque uma vez que não gostou da atitude dos técnicos é um caso para rever porque mesmo que os tecnicos fossem ás 8 horas e não havia água quente não serve de desculpa bastava com o sistema cheio fechar a válvula do contador retirando a pressão da fria e verificava-se se existia retorno ou não isto é um mau exemplo mas agradecia que qualquer informação sobre os tecnicos me fosse dada através de MP para salvaguardar as pessoas em causa.

Nas minhas montagens em relação a este sistema o que recomendo sempre é a instalação de um pequeno termocumulador montado no interior que no fundo substitui a resistência electrica e custa um pouco mais que a propria resistencia, basta ser um de 50/80 lts. precisamente para colmatar as dificuldades existentes durante o arrefecimento nocturno evitando um consumo drástico da resistência no seu arranque e num contexto de economizar.

Ora veja;
    ~Se eu tiver um termocumulador como deposito no interior montado depois da valvula termostatica em vez da resistência regulado por ex. para 50o a válvula termostática e o termocumulador para 60o havendo um delta T diminuto ele (termocumulador) só arranca para repor a água a 60o havendo custos baixos de consumo, inclusivé mantendo armazenada água durante a noite não em contacto com o exterior minimizando as perdas termicas.

Tudo isto numa perspectiva de uma racionalidade de hábitos comuns e uma boa gestão de banhos, naturalmente que se houver à noite ou de manha banhos consecutivos esta água do termocumulador não chega neste caso dependendo de cada situação pode aumentar a capacidade do termocumulador em funºçaõ das necessidades.
    Por outro lado este esquema contempla pormenores de acessibilidade para manusear a temperatura da água desejada, em contraponto ás dificuldades existentes numa resistência colocada no telhado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Sborralho
  4.  # 24

Vejam este video demonstrativo da rapidez e facilidade de montagem dos sistemas Solcrafte Serie Style:

https://www.youtube.com/watch?v=QTBQTag_Oyo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Sborralho
  5.  # 25

Muito obrigado a todos os participantes nesta discussão em especial ao Sr. Costa.
    Foi de extrema utilidade para quem, como eu está prestes a instalar um sistema, provavelmente Solcrafte Plus.

Agradecido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costa53
  6.  # 26

Colocado por: SborralhoMuito obrigado a todos os participantes nesta discussão em especial ao Sr. Costa.
    Foi de extrema utilidade para quem, como eu está prestes a instalar um sistema, provavelmente Solcrafte Plus.

Agradecido.

isto dois anos depois!
  7.  # 27

Colocado por: ramos1999
    isto dois anos depois!

O que pretende insinuar com este comentário sendo que o esclarecimento ao user Sr. Borralho foi recente e aconselhei a ver este tópico para clarificar dúvidas em relação ao sistema da Solcrafte.
  8.  # 28

Dúvida recente:
    Qual a espessura de isolamento térmico na parte do depósito de AQS e qual a área do coletor?
  9.  # 29

3 cm
  10.  # 30

Colocado por: Sergio Rodrigues3 cm

Ou seja não cumpre os 50mm de mínimo previstos no REH sendo que não pode ser utilizado (ou pelo menos considerado) para habitações novas...
  11.  # 31

• Skinkx
    • 2 novembro 2016 editado

# 32

Colocado por: Nuno Nunes
    Ou seja não cumpre os 50mm de mínimo previstos no REH sendo que não pode ser utilizado (ou pelo menos considerado) para habitações novas...

Eu acho que você está a falar da espessura do isolamento do depósito e os 3 cms são a espessura do isolamento do painel solar. Um esquentador também não tem 3 cms de espessura de isolamento térmico...

Mas, pessoalmente, é a primeira vez que estou a tomar conhecimento deste equipamento.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  12.  # 33

Colocado por: SkinkxEu acho que você está a falar da espessura do isolamento do depósito e os 3 cms são a espessura do isolamento do painel solar. Um esquentador também não tem 3 cms de espessura de isolamento térmico...
    mas aquele painel é ja com acumulador integrado!!
    Concordam com este comentário: Nuno Nunes
  13.  # 34

deste genero mas diferente e este tambem so tem 4cm de isolamento
      1.jpg
  14.  # 35

Colocado por: Costa53

Antes de mais obg pelo seu feedback, como não existe liquido solar o liquido de transmissão termica é simultaneamente o liquido de consumo (água) e por este facto não existe perdas de transmissão tendo uma curva de rendimento bastante elevada.

Até hoje e conheço muitos e variados sistemas não encontrei nenhum perfeito há uns melhores outros piores e tal como este também não é perfeito na sua totalidade, temos que considerar a sua optimização face ás necessidades de cada um.
    Vantagens:
    -Há clientes que querem este sistema pelo impacto visual não gostam de ver ´´trambolhos´´ em cima do telhado este tem essa vantagem.
    -Não requer manutenção: não tem anodo de magnésio; não tem liquido solar.
    custos estes que ao serem suportados pelos clientes pesa no orçamento e que constitui uma mais valia para o sistema.
    -É um sistema com um rendimento em termos de estratificação superior a qualquer outro sistema em TS.

Desvantagens:
    -Tem uma perda superior a outros sistemas pelo facto de ter um só circuito em particular durante a noite com o arrefecimento nocturno e não tem nada a ver com o isolamento embora tenha um vidro anti-reflexo ele absorve transmitindo arrefecimento ao deposito acumulador.
    -Necessita de ter uma válvula redutora de pressão na base dos 2 bares pelo facto de a água percorrendo mais lenta tira melhor rendimento(embora não seja obrigatório) convem antes verificar a pressão da rede de abastecimento.
    -Necessita de um pequeno vaso de expansão na entrada da água fria.

Quanto á questão que coloca sobre a resistência ela deve ser de 2KW como se monta na parte de baixo e devido ao arrefecimento nocturno quando arranca irá consumir porque tem primeiro que aquecer a água depositada em baixo e por estratificação vai subindo portanto é logico que consome mas é identico a outros sistemas em TS, agora o consumo tem que ver com a potencia da resistencia, se acha que poderá ter uma boa gestão de banhos pode trocar por uma de 1KW(demora mais tempo a aquecer a água) mais utilizada nos 100/150 lts.

Para a água se perder pela canalização saindo quente na fria houve um retorno isto não pode acontecer, ou a válvula de retenção está presa ou estragada.

Gostaria de saber quem foi o instalador sou seu vizinho (Oeiras) e represento esta marca através da Sotecnisol (representante) como instalador referenciado porque uma vez que não gostou da atitude dos técnicos é um caso para rever porque mesmo que os tecnicos fossem ás 8 horas e não havia água quente não serve de desculpa bastava com o sistema cheio fechar a válvula do contador retirando a pressão da fria e verificava-se se existia retorno ou não isto é um mau exemplo mas agradecia que qualquer informação sobre os tecnicos me fosse dada através de MP para salvaguardar as pessoas em causa.

Nas minhas montagens em relação a este sistema o que recomendo sempre é a instalação de um pequeno termocumulador montado no interior que no fundo substitui a resistência electrica e custa um pouco mais que a propria resistencia, basta ser um de 50/80 lts. precisamente para colmatar as dificuldades existentes durante o arrefecimento nocturno evitando um consumo drástico da resistência no seu arranque e num contexto de economizar.

Ora veja;
    ~Se eu tiver um termocumulador como deposito no interior montado depois da valvula termostatica em vez da resistência regulado por ex. para 50o a válvula termostática e o termocumulador para 60o havendo um delta T diminuto ele (termocumulador) só arranca para repor a água a 60o havendo custos baixos de consumo, inclusivé mantendo armazenada água durante a noite não em contacto com o exterior minimizando as perdas termicas.

Tudo isto numa perspectiva de uma racionalidade de hábitos comuns e uma boa gestão de banhos, naturalmente que se houver à noite ou de manha banhos consecutivos esta água do termocumulador não chega neste caso dependendo de cada situação pode aumentar a capacidade do termocumulador em funºçaõ das necessidades.
    Por outro lado este esquema contempla pormenores de acessibilidade para manusear a temperatura da água desejada, em contraponto ás dificuldades existentes numa resistência colocada no telhado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas,Sborralho

Boa noite
    Pode indicar valores de instalação de um sistema de 150l Com o esquema que aqui descreve?
    Obg
  15.  # 36

Que protecção tem este sistema contra o calcário da água?
  16.  # 37

Ao fim de 3 anos de utilização do Solcraft 200, acho que o nível de satisfação é médio-baixo.
    A final de contas, paguei por um sistema que já por si é mais caro que os outros, e ainda por cima é insuficiente pois carece de um segundo sistema de apoio para aquecimento durante o inverno.

Menos mal que vivo numa zona com bastante sol, e que optei por me inscrever num ginásio com duche antes de ir para o trabalho.

A minha ideia inicial era substituir o esquentador a gás por um sistema simples e eficiente.
    Trocando impressões com vizinhos, penso que teria sido melhor optar por um sistema clássico de painel com deposito de 200 ou 300L. Não necessita do apoio de um termo-acumulador dentro de casa, não tem tanta perda térmica noturna durante o inverno, e dá para mais de dois banhos seguidos.

Penso que a única vantagem é estética, e mesmo assim não faz milagres.

João

0.0246 seg. NEW