Colocado por: mane.pxqEstamos em Novembro e ainda não ligámos a resistência. Na verdade, naquela semana em que choveu muito, a água não aqueceu o suficiente, mas como saímos, não foi preciso.Bem... com o meu baxiroca de 300L TS também só tive problemas nessa semana... e tive de usar a resistência nalguns dias.... portanto... dizer que é melhor que o TS da baxiroca..... a ver vamos... ainda temos muito tempo frio e nublado pela frente.
Colocado por: mane.pxqDepois...Houve 2 cortes de água na minha zona e a água perdeu-se pela canalização de água fria (saíu água quente pela torneira de água fria). Os técnicos foram ao local e dizem que é impossível. Não conseguiram testar a válvula porque apareceram num dia de chuva às 8h e, portanto, não havia água quente. Então resolveram dizer que é impossível o que eu, e os srs das obras, o meu marido vimos acontecer... Pode ser "normal" isto acontecer, mas não sou eu que estou a inventar. Não gostei da atitude...falta uma ou duas valvulas antiretorno, algumas valvulas termostacticas não têm valvulas de retenção imbutidas! e depois pode acontecer abrir a torneira da fria e sair quente
Colocado por: mane.pxqQuanto à resistência, como não foi necessária, não tenho a certeza, mas parece-me que consome bastante. Quando ligamos o botão o contador aceleeeraaa! Não consegui perceber a eficiência da mesma e se é necessário aquecer todo o conteúdo do depósito. Temo que gaste imensa energia, mas por outro lado, até agora não fez falta. Tenho esperança que aqueça apenas a água quando sai, pois o depósito tem a forma de um "intestino" (desculpem lá a comparação). Ninguem me sabe informar em relação a isto.
Colocado por: mane.pxqDepois...Houve 2 cortes de água na minha zona e a água perdeu-se pela canalização de água fria (saíu água quente pela torneira de água fria). Os técnicos foram ao local e dizem que é impossível. Não conseguiram testar a válvula porque apareceram num dia de chuva às 8h e, portanto, não havia água quente. Então resolveram dizer que é impossível o que eu, e os srs das obras, o meu marido vimos acontecer... Pode ser "normal" isto acontecer, mas não sou eu que estou a inventar. Não gostei da atitude...
Colocado por: SborralhoMuito obrigado a todos os participantes nesta discussão em especial ao Sr. Costa.
Foi de extrema utilidade para quem, como eu está prestes a instalar um sistema, provavelmente Solcrafte Plus.
Agradecido.
Colocado por: ramos1999
isto dois anos depois!
Colocado por: Sergio Rodrigues3 cm
Colocado por: Nuno Nunes
Ou seja não cumpre os 50mm de mínimo previstos no REH sendo que não pode ser utilizado (ou pelo menos considerado) para habitações novas...
Colocado por: SkinkxEu acho que você está a falar da espessura do isolamento do depósito e os 3 cms são a espessura do isolamento do painel solar. Um esquentador também não tem 3 cms de espessura de isolamento térmico...mas aquele painel é ja com acumulador integrado!!
Colocado por: Costa53
Antes de mais obg pelo seu feedback, como não existe liquido solar o liquido de transmissão termica é simultaneamente o liquido de consumo (água) e por este facto não existe perdas de transmissão tendo uma curva de rendimento bastante elevada.
Até hoje e conheço muitos e variados sistemas não encontrei nenhum perfeito há uns melhores outros piores e tal como este também não é perfeito na sua totalidade, temos que considerar a sua optimização face ás necessidades de cada um.
Vantagens:
-Há clientes que querem este sistema pelo impacto visual não gostam de ver ´´trambolhos´´ em cima do telhado este tem essa vantagem.
-Não requer manutenção: não tem anodo de magnésio; não tem liquido solar.
custos estes que ao serem suportados pelos clientes pesa no orçamento e que constitui uma mais valia para o sistema.
-É um sistema com um rendimento em termos de estratificação superior a qualquer outro sistema em TS.
Desvantagens:
-Tem uma perda superior a outros sistemas pelo facto de ter um só circuito em particular durante a noite com o arrefecimento nocturno e não tem nada a ver com o isolamento embora tenha um vidro anti-reflexo ele absorve transmitindo arrefecimento ao deposito acumulador.
-Necessita de ter uma válvula redutora de pressão na base dos 2 bares pelo facto de a água percorrendo mais lenta tira melhor rendimento(embora não seja obrigatório) convem antes verificar a pressão da rede de abastecimento.
-Necessita de um pequeno vaso de expansão na entrada da água fria.
Quanto á questão que coloca sobre a resistência ela deve ser de 2KW como se monta na parte de baixo e devido ao arrefecimento nocturno quando arranca irá consumir porque tem primeiro que aquecer a água depositada em baixo e por estratificação vai subindo portanto é logico que consome mas é identico a outros sistemas em TS, agora o consumo tem que ver com a potencia da resistencia, se acha que poderá ter uma boa gestão de banhos pode trocar por uma de 1KW(demora mais tempo a aquecer a água) mais utilizada nos 100/150 lts.
Para a água se perder pela canalização saindo quente na fria houve um retorno isto não pode acontecer, ou a válvula de retenção está presa ou estragada.
Gostaria de saber quem foi o instalador sou seu vizinho (Oeiras) e represento esta marca através da Sotecnisol (representante) como instalador referenciado porque uma vez que não gostou da atitude dos técnicos é um caso para rever porque mesmo que os tecnicos fossem ás 8 horas e não havia água quente não serve de desculpa bastava com o sistema cheio fechar a válvula do contador retirando a pressão da fria e verificava-se se existia retorno ou não isto é um mau exemplo mas agradecia que qualquer informação sobre os tecnicos me fosse dada através de MP para salvaguardar as pessoas em causa.
Nas minhas montagens em relação a este sistema o que recomendo sempre é a instalação de um pequeno termocumulador montado no interior que no fundo substitui a resistência electrica e custa um pouco mais que a propria resistencia, basta ser um de 50/80 lts. precisamente para colmatar as dificuldades existentes durante o arrefecimento nocturno evitando um consumo drástico da resistência no seu arranque e num contexto de economizar.
Ora veja;
~Se eu tiver um termocumulador como deposito no interior montado depois da valvula termostatica em vez da resistência regulado por ex. para 50o a válvula termostática e o termocumulador para 60o havendo um delta T diminuto ele (termocumulador) só arranca para repor a água a 60o havendo custos baixos de consumo, inclusivé mantendo armazenada água durante a noite não em contacto com o exterior minimizando as perdas termicas.
Tudo isto numa perspectiva de uma racionalidade de hábitos comuns e uma boa gestão de banhos, naturalmente que se houver à noite ou de manha banhos consecutivos esta água do termocumulador não chega neste caso dependendo de cada situação pode aumentar a capacidade do termocumulador em funºçaõ das necessidades.
Por outro lado este esquema contempla pormenores de acessibilidade para manusear a temperatura da água desejada, em contraponto ás dificuldades existentes numa resistência colocada no telhado.