Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Gostaria de vos colocar algumas dúvidas que tenho.

Tenho uma casa antiga que necessita de algumas reparações urgentes, tanto fachada como no telhado. Neste momento não está habitada.

Não tendo qualquer noção dos custos para reparação, gostaria de um dia vir a habitar esta casa.

Sendo uma casa de construção antiga, com as paredes exteriores com alguma espessura e estrutura dos pisos feita em madeira não sei até que ponto é viavél fazer uma recuperação interior desta casa (fazer novo telhado, fazer estrutura dos pisos em ferro ou mesmo betão fortalecendo assim a estrutura), ou seja basicamente iria aproveitar só a estrutura exterior.

Mas a minha ideia neste momento é outra, tenho ideias de reconstruir qualquer coisa naquele sitio e não sei por onde começar.

O terreno tem à volta de 100m2 e neste momento a casa tem 3 pisos.

Como tenho lido aqui, já estou mais ou menos por dentro dos custos de projecto e especialidades.

A minha dúvida será como posso saber se consigo levantar ali uma estrutura dentro de determinados valores que pretendo gastar. Será preciso finalizar o projecto para ter esses custos? O arquitecto conseguirá dizer-me à partida valores para fazer aquilo que pretendo?
    •  
      FD
    • 3 junho 2013 editado

# 2

Colocado por: PhantomNorthA minha dúvida será como posso saber se consigo levantar ali uma estrutura dentro de determinados valores que pretendo gastar. Será preciso finalizar o projecto para ter esses custos? O arquitecto conseguirá dizer-me à partida valores para fazer aquilo que pretendo?

Palpites, dependentes em MUITO do que se pretende fazer, uma média um pouco absurda:
    Casa nova, 750€/m2.
    Reabilitação (lavar a cara, remodelar), 300€/m2.
    Reconstrução (intervenções mais profundas e estruturais), 500€/m2.

Custos exactos, só como diz, com algo como uma planta com medições e uma lista de trabalhos a executar.
    Quanto mais pormenorizada for a lista de coisas a fazer e dos materiais, maior o grau de certeza dos valores.
    Para ter apenas uma ideia, fale com um construtor civil.
  2.  # 3

Colocado por: FDPalpites, dependentes em MUITO do que se pretende fazer, uma média um pouco absurda:
    Casa nova, 750€/m2.
    Reabilitação (lavar a cara, remodelar), 300€/m2.
    Reconstrução (intervenções mais profundas e estruturais), 500€/m2.

Neste caso o que poupa por manter as paredes exteriores, será equivalente ao que gasta na demolição, pelo que o custo será quase o de fazer construção nova.
  3.  # 4

Ó malta, peço desculpa por ser desmancha prazeres, mas o preço da reconstrução preservando as fachadas acaba sempre nos 1000 a 1100€/m2.

Problemas:
    Demolições: Os residuos são caros para burro
    Reforços estruturais das paredes exteriores: betão projectado armado que de barato não têm nada.
    Injecções para consolidação das paredes exteriores: Nunca sabemos quanto vamos injectar
    Pregagens tipo Cintec para consolidação dos cunhais.....

Numa reconstrução profunda não estrutural, tipo remover todos os revestimentos e fazer de novo (não se mexe na estrutura), o preço anda ela por ela com a construção nova, porque os custos das demolições mais as adpatações do existente (e alguns reforços pontuais) ficam ao preço da estrutura.

Podemos discutir se é mais 50 ou menos 50, mas para estimativas, é o que uso.
  4.  # 5

Para poder tentar ajudar, onde é a zona da moradia?
  5.  # 6

Bom dia,

MDantas, situa-se na Nazaré.

0.0121 seg. NEW