Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos!

    Estou a iniciar esta discussão (a minha primeira publicação, apesar de já acompanhar o fórum há alguma tempo), porque estamos com dificuldade em escolher o sistema de aquecimento para a nossa casa nova.

    Temos uma sala com 11m de comprimento e 4.5 de largura, ligada à cozinha com cerca de 30m2 (não há porta a dividir), sendo ambas as divisões com teto de madeira, e estamos com medo que a sala vá ser muito fria durante o Inverno.

    Como ainda estamos em obras, ponderamos instalar um recuperador de calor, uma vez que temos a lenha de borla e a garagem onde a podemos guardar.
    Contudo, estive a ver preço de recuperadores e ainda são um bocadinho caros, tendo em conta também que temos de pagar a mão de obra para o encastrar e construir toda aquela estrutura à volta, e por a tubagem.

    Depois ponderamos comprar um AC, falaram-nos de uns inverter, que consomem menos mas são um bocado mais caros. Até consultamos uma tabela que a Samsung elaborou para saber que BTUs eram necessário de acordo com a área, e nós precisamos de um de 24000, que também são bastante caros, mas a montagem ficaria-nos talvez mais barata que a do recuperador.

    A grande questão aqui é o gasto na eletricidade, visto que temos uma tarifa tri-horária, sendo que as horas depois do trabalho que estamos em casa e precisariamos de ligar o AC, são as mais caras.

    Por tudo isto apelo a quem tenha uma AC ou perceba do assunto, me diga se compensaria o AC,em termos da conta da luz, uma vez que tanto faz calor como frio, apesar do preço inicial, ou se é melhor por o recuperador (quer em termos de aquecimento, de manutenção ou limpeza).

    Já li por aqui algumas coisas sobre este assunto, mas parece-me que se poe quase sempre a questão do preço da lenha, que no nosso caso não se verifica.

    Por favor ajudem :))

    Cumprimentos a todos!!
  2.  # 2

    se compensaria o AC,em termos da conta da luz, uma vez que tanto faz calor como frio,

    a escolha é simples e rápida, PRECISA DE ARREFECER A SALA?

    se a resposta é SIM, então tem que colocar o AC ou algo idêntico,

    se a resposta é não, é recuperador e ponto final.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kevineandreia
  3.  # 3

    não sei se vai ser necessário arrefecer a sala, a casa é de paredes de pedra antigas rebocadas e tenho 4 janelas na sala, à partida seria suficiente para arrefecer no Verão, mas não sabemos como são as temperaturas pois ainda não moramos lá...

    outro senão quanto ao ar condicionado é o fato das duas divisões (sala e cozinha) serem grandes e penso que se desperdicará mais energia para aquecer ou arrefecer os espaços...

    tem recuperador ou AC? é fácil manter o recuperador limpo? sabe dizer-me?

    muito o brigada pela opinião :)
    • r.v
    • 3 junho 2013

     # 4

    as paredes sao daquelas em pedra e barro quem fazem 0.60cm ou+?
  4.  # 5

    sim.são essas mesmo de 60cm. e o tecto é feito daquelas traves antigas em formato triangular
  5.  # 6

    Pé direito?
  6.  # 7

    3 metros no ponto mais alto e vai descendo para cada lado até chegar aos 2.5m junto de cada parede lateral...
  7.  # 8

    è assim o teto...
      Cozinha.jpg
  8.  # 9

    Boa tarde.
    Eu vou dar simplesmente uma opinião, baseada na minha experiência.
    Antes de instalar o que seja, acho que primeiro devia morar na casa, e ver como se comporta com o calor e com o frio, e depois então tinha bases para escolher. Eu por exemplo já tinha recuperador instalado na sala , cerca de 25m2. no primeiro inverno não acendemos o recuperador mas sentiamos frio e no verão tornou-se muito quente, e houve necessidade de arrefecer. então, mesmo tendo recuperador coloquei AC (dois ventiladores e um condensador que deu para a sala e um quarto). Como os AC gastam mais luz a aquecer, conseguimos rentabilizar. só o ligamos para aquecer em ultimo caso. Mas claro, como já tinha o recuperador instalado no apartamento não tive investimento até porque estou numa casa alugada, mas pelo que sei o modelo que lá está é dos mais baratos (ronda os 500/700€) e aquece muito bem....
    Espero ter ajudado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kevineandreia
  9.  # 10

    Obrigada SChora.

    Percebo o seu ponto de vista, só que não queriamos estar a fazer obras depois de estarmos lá a morar. Sabe-se que é uma chatice do caraças e faz um monte de sujidade.

    Claro que também não queremos tar a investir em algo que mais tarde se vem a provar inutil.

    Também há outra coisa, a questão da humidade que pode haver, uma vez que tem os dois equipamentos, não sei se terá problemas de humidade, sabe dizer-me qual seria mais eficaz para combater este problema? Falaram-me de AC com função de desumidificador também...

    Cumps
  10.  # 11

    Posso conseguir mais algumas informações sobre isso, mas os meus têm a função de desumidificação embora eu não a utilize porque não necessito, mas se tiver muita humidade o que aconselho é mesmo um desumidificador dos mais pequenos que até pode mudar de divisão.

    Sim, de facto ter obras em casa quando se está lá a morar é chato, mas pode lhe trazer compensações a nível monetário.

    Eu tenho 4 aparelhos dentro de casa e dois na rua, como tenho os quartos todos seguidos e a sala, conseguimos minimizar o n.º de furos nas paredes bem como o comprimento dos tubos e cada máquina de rua alimenta duas no interior sem se prejudicarem na eficiência, e consigo garantir-lhe que neste inverno, tinha sempre duas máquinas a trabalhar, uma em cada quarto (no meu e no do bebé) cerca de 3 a 4h por dia, e o aumento na conta da luz não foi tão grave como o esperado, em dois meses aumentou cerca de 40€. São inverters, e desde que se faça uma utilização adequada não se dispara nos consumos. Há quem se queixe de grandes aumentos na luz, mas quando se vai a ver, pedem temperaturas de 28 e 29 graus.... o que é absurdo.

    Eu só apostei no AC cerca de dois anos depois de estar a viver no apartamento. Tinhamos pensado em AC so para a sala, por ser muito quente de verão, mas percebemos que os quartos também se tornavam muito quentes de verão e no inverno um gelo e tinhamos que ligar aquecedores que gastavam mais que o AC porque tinham que estar a trabalhar o dia todo para à noite se conseguir ter o quarto quente.... e assim, fez-se um investimento que nos arrefece quando queremos e nos aquece também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kevineandreia
  11.  # 12

    Obrigada por partilhar :) e agradeco claro, toda a informação que conseguir!

    Em relação a humidades, neste momento já encontramos alguma na parede do quarto, só que a minha experiência com desumidificadores não é muito boa. Agora na casa onde estamos, tenho sempre um a funcionar durante o dia, apenas no quarto de cama e a cada dois dias enche (10 litros) mas as coisas continuam a aparecer cheias de bolor...
    Espero que na casa nova não seja assim, mas se for, preciso de um meio para combater isso. Penso que quer o AC com a função de desumidificação ou o recuperador com todo o calor proveniente da queima da lenha devem ajudar.

    Estive a pesquisar e em termos de orçamentos, ambos ficam muito aproximados.
    O AC, encontrei um da Samsung, de 18000 BTUs, o AR18FSFPDGM, inverter, por cerca de 930€ + 150€ da montagem + trasnporte.
    O Recuperador, vi da Solzaima, o modelo Siena consigo por 450€+ 470€ da mão de obra para colocação + transporte.

    A desvantagem da AC é mesmo o consumo de energia, mas como diz que pela sua experiência não aumentou muito, já é um fator a ter em conta, até porque só necessito de 1 máquina no interior e 1 no exterior, sendo fixados de cada lado da mesma parede.
    Outra coisa que me deixa apreensiva é o fato de querer colocar o AC na sala que tem acesso à cozinha mas não tem porta e como são ambas divisões muito grandes, não sei se não vamos ter desperdicio de energia...
    A desvantagem que vejo no recuperador, é a limpeza, que pode ser chatinha e o espaço que ocupa, pois vou querer po-lo de canto e so pode ser ao lado da TV, o que faz com que possa ficar tudo um bocado "encangalhado", se é que me entendem :)

    Os aquecedores, é como diz, realmente consomem muito.

    Não está a ser fácil decidir... Às tantas realmente o melhor é ir viver para lá e depois perceber o que realmente faz falta :)

    Cumps
 
0.0144 seg. NEW