Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, depois de muito ler aqui pelo fórum, estou tentado a usar a solução das placas de fibra de madeira, como alternativa às placas de lã de rocha ou lã de vidro.

Do muito que já fui lendo, sei que existem placas com diferente tipo de estrutura, umas mais rígidas e outras mais flexíveis...

Das marcas que pesquisei destaco estas três...que embora diferentes poderão, julgo eu, solucionar a minha situação...

1- Steico Flex

2 - Celenit FL45

3 - Knauf Heraklith

Estou a pensar usar isolamento de 10 cm de espessura e cobri-lo com placas de gesso cartonado...

Peço a vossa ajuda para me ajudarem nesta decisão bem difícil :)
  2.  # 2

Não sei se isto se adequa ó que pretende mas aqui vai mais 1 marca para pesquisar...

Concordam com este comentário: Jurassik
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PLMarques
  3.  # 3

4.  # 4

5.  # 5

6.  # 6

SteicoFlex
      SteicoFlex.jpg
  7.  # 7

Celenit fl45
      celenitFL45.jpg
  8.  # 8

Knauf Heraklith
      Knauf Heraklith.jpg
  9.  # 9

Os dois são muito parecidos....tanto nas suas características, quer na sua aplicação...

Parece-me que este tipo de isolamento, sobretudo o Steico Flex e o Celenlit FL45, são utilizados em estruturas feitas, tb elas, em madeira...a minha dúvida é, será que também as poderei usar com a estrutura em aço galvanizado, do tipo das que se usam na aplicação do gesso cartonado?

A minha ideia era, nas paredes em granito:

1- Colocar uma camada contínua de 5cm de isolamento, em fibra de madeira, junto à parede existente;

2- Colocar os perfis metálicos (aço galvanizado) que também serviria de apoio às mantas de fibra de madeira;

3- Preencher os espaços entre os perfis met. verticais com mais uma camada de fibra de madeira de 5 cm;

4- Revestir tudo com placas de gesso cartonado.

Dúvidas?

Estará esta ordem correta?

Falta aqui alguma coisa?

Devo colocar uma barreira pára-vapor? E onde?
  10.  # 10

Colocado por: Anonimo16062021Eu bem que não queria estar-me sempre a intrometer nisto dos isolamentos com BPV + gesso cartonado e sei la mais o que quando aplicados nas paredes do exterior pelo interior,mas o vicio de estar sempre a "bater no ceguinho" muitas vezes consegue ser mais forte que eu:-))
    Como não podia deixar de ser la vou eu ter que bater mais uma vez,e neste caso vai ser no amigo Marques:-))
    Ora bem,certos hábitos no nosso Portugal de usarem isolamentos com BPV + gessos cartonado nas paredes exterior pelo interior muitas vezes pode causar certos problemas quando esses espaços como casas de banho,cozinhas ou quartos que são aquecidos apenas esporadicamente estão sujeitos a grandes quantidades de vapor de água,em seguida,com temperaturas cerca de 14-16 °C em salas pequenas com baixo volume não é rápido e suficiente para aquecer a temperatura ambiente,assim sendo,a acumulação de grandes quantidades de condensado é o resultado.
    Enquanto que os gessos podem absorver grandes quantidades de humidades muito rapidamente em contra partida existe depois o problema maior (ainda para ajudar a festa uma BPV aplicada pela parte de traz nas placa de gesso) que é as humidades de condensados que o gesso o longo do tempo "armazenou" ,perguntam vocês..mas para onde levar as ditas humidades já que uma parede feita em gesso cartonado com BPV não esta em contacto com a alvenaria do exterior? Muito simples,a humidade por ação capilar não e distribuída,e assim a humidade permanece uma vez que o gesso liberta de forma relativamente lenta através da evaporação no interior da habitação,assim existir o problema de humidades nas paredes atrás das porta,armários e por ai fora..só para salientar..o generoso sempre bem aquecidos e ventilado,este pormenor é irrelevante já que o gesso em contacto com a humidade perde rapidamente a resistência por não ser resistente à água.Embora a resistência mecânica do sistema não é um problema imediato,mas deve ser mencionado como tal.

Agora a que vão ser elas:-))

Antes demais, obrigado pela participação Anonimo16062021!

Conclusão, usando gesso cartonado, não devo colocar a BPV! Será mais ou menos isso à conclusão que devo chegar?
  11.  # 11

Colocado por: Anonimo16062021eu optaria de colar o mesmo á parede

E para colar o isolamento em fibra de madeira, qual a cola mais indicada?

Colocado por: Anonimo16062021depois aplicava um reboco também mineral

E já agora, qual o reboco mais indicado?? :))
  12.  # 12

Boa noite Anonimo16062021!

Colocado por: Anonimo16062021eu optaria por um sistema completo de isolamento térmico aplicado pelo interior..

Quando está a falar neste sistema de isolamento completo aplicado pelo interior, está a falar de um sistema tipo "ETICS"?
  13.  # 13

O Anonimo16062021 quando vem a Portugal, só se dedica ao porco no espeto :):):)...ou tb lida com estas coisas do ETICS?
  14.  # 14

O know-how do Anonimo16062021 é precioso...teria muito gosto em k pudesse visitar a mha humilde casinha...

Mas conhece alguém que me aconselhasse para fazer este trabalho?

Já soube que a experiência do amigo João D. não correu lá mt bem, queria tentar evitar uma situação dessas....e alguém com o seu "savoir faire"....ser-me-ia mt útil...
    • ze79
    • 8 agosto 2013

# 15

Colocado por: PLMarquesO know-how do Anonimo16062021 é precioso...teria muito gosto em k pudesse visitar a mha humilde casinha...

Mas conhece alguém que me aconselhasse para fazer este trabalho?

Já soube que a experiência do amigo João D. não correu lá mt bem, queria tentar evitar uma situação dessas....e alguém com o seu "savoir faire"....ser-me-ia mt útil...

O Anonimo16062021 ja reservou as passagens para a serra ?

boa sorte exemplos devemos aprender na cabeça dos outros ;-)
    • ze79
    • 10 agosto 2013

# 16

Se vem de bolinhas faça atenção à estrada ,vale mais perder uma hora ,que a vida numa hora ;-)

Deseju-lhe Boa viagem;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021

0.0197 seg. NEW