Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, há algum tempo adquiri uma casa em pedra com logradouro a que chamo "A minha quinta" em que a casa é composta por uma loja ou cave com uma area de 72.41 m2 e por um rés do chão com 107.13 m2. Ainda faz parte o logradouro com uma área de 341.65m2. Estava interessado em recuperá-la mantendo mais ou menos a casa como ela é, mas tornado-a habitável para lá poder passar uns fins de semana ou mesmo umas semanas, e também gastar poucos euros... A casa é em pedra no interior tem paredes em tabique, os pilares, vigas, barrotes e chão são em madeira o que teria que ser tudo substituído. O telhado tem 9 anos pois deram um jeito para alguém que morava na altura, até fizeram tipo uma viga á volta da casa por cima da pedra. Tem eletricidade e agua embora esteja tudo á vista tubos e fios presos ás vigas (como antigamente). Esgotos só num pequeno anexo no exterior que servia para efectuar as necessidades... A minha ideia seria trocar tudo o que está no interior de madeiras e fazer depois as divisões em pladur. E penso que para isso não será necessário projecto, estou correto??? Bem, precisava de aumentar umas janelas será que passaria??? Embora pense que não preciso projecto iria sempre precisar de algum desenho para a electricidade, águas, esgotos para saber o que fazer e onde. Será que alguém me pode dar alguma dica??? Assim que possível irei juntar algumas fotos para que me possam ajudar de uma forma mais precisa.
    • r.v
    • 9 junho 2013

# 2

boas. liçencas depende das camaras, projetos tem que ter.de que zona é?
  2.  # 3

Caro Fvidas,

De facto pode dispensar licenciamento camarário se não alterar os alçados [incluindo janelas], nem a estrutura da casa. Note em em algumas autarquias até a alteração do material das caixilharias, ou a cor necessita de licença.

Ainda assim, o projeto é uma mais valia que o ajuda chegar a conclusões que de outro modo não chegaria, consegue ter um melhor aproveitamento de espaço, e recursos, o que na maioria das vezes se reflete também numa enconomia em obra.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  3.  # 4

precisa de "destruir" tudo? as madeiras estão em mau estado?
    Olhe que o tempo "em que se deitava abaixo para fazer em cimento" já lá vai. Hoje há cada vez mais bons construtores capazes de reconstruir e cada vez mais é esse o ponto essencial na valorização de uma casa.

Avalie se a madeira "estrutural" precisa de ser mudada. Um bom barrote à vista, vale muito mais que 10 vigas de cimento.
    Se o já foi feito lintel (a tal viga no cimo da pedra), é um bom sinal de que a parte estrutural já foi trabalhada.

Se deitar a madeira fora e optar por cimento é meio caminho andado para necessitar de licenciamento pois passa a ser "alteração à estrutura". Se renovar apenas a madeira necessária, fica mais fácil evitar custas de licença.
    Se alterar as janelas, fica logo obrigado a licenciamento. O risco que corre ao não fazer depende da camara, da fiscalização, da visibilidade..... passa a ser roleta.
    Concordam com este comentário: Paulo Correia
  4.  # 5

Boa noite, seguem imagens da minha quintinha...
      088.JPG
  5.  # 6

Fotos...
      089.JPG
  6.  # 7

Fotos...
      090.JPG
  7.  # 8

Fotos...
      094.JPG
  8.  # 9

Fotos...