Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou na fase final de projecto da minha moradia. Estou interessado em maximizar a excelente exposição solar, para o tradicional aquecimento de águas sanitárias, mas sobretudo para o aquecimento ambiente. Dou muita importância a este último aspecto, que já está também incorporado em termos de arquitectura.

Um dos primeiros objectivos é conseguir que a ligação entre os paineis e o depósito de água quente funcione por termossifão, MAS com o depósito no interior do sótão. Parece que o tradicional é colocar o depósito no exterior, mas esteticamente não o quero. Manter o termossifão parece-me essencial, porque é um sistema simples e com pouco manutenção.

Depois, o objectivo é colocar o aquecimento de apoio, a gás natural, no sótão também, para evitar perdas. As casas de banho são logo abaixo, e assim minimiza-se a circulação do calor. Para aquecimento de águas sanitárias, até aqui a coisa parece simples...

O problema tem a ver com o aquecimento... As soluções que vi de caldeiras não me parecem utilizar o calor solar para aquecimento através de radiadores, que era o que eu tinha em mente. As soluções através de piso radiante parecem ser preferidas, por causa da circulação a temperaturas inferiores, mas tenho dúvidas sobre o seu preço mais elevado e níveis de garantias destas soluções a longo prazo.

O que me sugerem?

Obrigado,

António
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
    • eu
    • 10 junho 2013

# 2

A minha opinião:

1- A sua fixação no termosifão em vez da circulação forçada não faz sentido;

2- O aproveitamento da radiação solar para aquecimento da casa: faz mais sentido que seja feito diretamente através dos vãos do que através de paineis. Seriam necessários muitos paineis e dificilmente se justificaria o investimento.
  2.  # 3

Com o termossifão nunca irá conseguir aproveitar nada para o AQ. Central.
    Neste caso teria que ser uma circulação forçada, mas também só faria sentido se for colocar piso radiante, pois com radiadores não vai conseguir grande apoio.
    A solução mais económica tendo em vista investimento/consumos será o termossifão mais uma caldeira a condensação para o AQ. Central e apoio ás AQS.
    Depois existem muitas soluções disponiveis no mercado.
  3.  # 4

Colocado por: euSeriam necessários muitos paineis

isso não é bem assim! ja vi soluçoes com 4 paineis!
    • eu
    • 10 junho 2013

# 5

Colocado por: Sergio Rodriguesisso não é bem assim! ja vi soluçoes com 4 paineis!

Que quantidade de energia diária é que fornecem esses 4 paineis?
  4.  # 6

a suficiente!
  5.  # 7

Colocado por: euA minha opinião:

1- A sua fixação no termosifão em vez da circulação forçada não faz sentido;

2- O aproveitamento da radiação solar para aquecimento da casa: faz mais sentido que seja feito diretamente através dos vãos do que através de paineis. Seriam necessários muitos paineis e dificilmente se justificaria o investimento.

1 - Porque considera uma fixação? Porque hei-de ter um custo em equipamento, electrónica, etc. etc. para fazer uma coisa que fisicamente se faz de forma natural? E quanto vou gastar em electricidade para fazer essa circulação, quando ela pode ser de borla?

2-Sim, a vertente arquitectónica prevê isso. Posso-lhe dizer que tem uma fachada de 15m de largura orientada a sul, e nenhuma abertura a nascente e a poente.
  6.  # 8

Colocado por: Energia LivreCom o termossifão nunca irá conseguir aproveitar nada para o AQ. Central.
    Neste caso teria que ser uma circulação forçada, mas também só faria sentido se for colocar piso radiante, pois com radiadores não vai conseguir grande apoio.

Não percebo porque tenho que ter circulação forçada entre os paineis e o depósito...

Sim, com radiadores não tenho visto soluções. Admito que seja por necessidade de um circuito fechado, mas daí a não aproveitar NADA da energia solar, faz-me muita confusão...

A solução mais económica tendo em vista investimento/consumos será o termossifão mais uma caldeira a condensação para o AQ. Central e apoio ás AQS.
    Depois existem muitas soluções disponiveis no mercado.

Mas, agora já dá com termossifão? Confesso que ainda fiquei mais confuso com a sua explicação...
    • eu
    • 10 junho 2013

# 9

Colocado por: Sergio Rodriguesa suficiente!

Isso é muito vago...

Colocado por: antoniolxPorque hei-de ter um custo em equipamento, electrónica, etc. etc. para fazer uma coisa que fisicamente se faz de forma natural? E quanto vou gastar em electricidade para fazer essa circulação, quando ela pode ser de borla?

Porque com circulação forçada tem muitas mais possibilidades de controlo (arrefecimento noturno, proteção contra sobreaquecimento e congelação, etc) e a transferência de calor é bem mais eficiente. A electrónica é uma coisa boa, permite maior eficiência e controlo. Quanto ao consumo eléctrico, é irrelevante, você recupera facilmente o consumo eléctrico com a maior eficiência do sistema.

Mas se você está convencido que o termosifão é melhor, força, avance.
  7.  # 10

Porque com circulação forçada tem muitas mais possibilidades de controlo (arrefecimento noturno, proteção contra sobreaquecimento e congelação, etc) e a transferência de calor é bem mais eficiente. A electrónica é uma coisa boa, permite maior eficiência e controlo. Quanto ao consumo eléctrico, é irrelevante, você recupera facilmente o consumo eléctrico com a maior eficiência do sistema.

Mas se você está convencido que o termosifão é melhor, força, avance.

Para o citar, "Isso é muito vago"!

Eu não gosto de "fezadas". Qual é a melhoria de eficiência? Consumo eléctrico nunca é irrelevante! Quanto é? Se recupero, qual é o ROI?
    • eu
    • 10 junho 2013 editado

# 11

Colocado por: antoniolxPara o citar, "Isso é muito vago"!

Caro antoniolx, você pediu opiniões. Eu dei-lhe a minha. Agora, você faça o que lhe apetecer.

Colocado por: antoniolxEu não gosto de "fezadas". Qual é a melhoria de eficiência? Consumo eléctrico nunca é irrelevante! Quanto é? Se recupero, qual é o ROI?

Para fazer as contas é preciso comparar sistemas específicos. Escolha dois sistemas específicos, analise as características técnicas e... faça você as contas.

O que lhe posso desde já adiantar é que o consumo eléctrico do circulador é da ordem de 5 cêntimos por dia.
  8.  # 12

Colocado por: euIsso é muito vago...

da mesma maneira que falou em ser necessario muitos paineis!
  9.  # 13

Colocado por: eu
    O que lhe posso desde já adiantar é que o consumo eléctrico do circulador é da ordem de 5 cêntimos por dia.

Está a ver como consegue!
    0,05 x 365 = 18 euros/ano o que equivale a cerca de 100 kWh de electricidade, mais se for com bi-horário
    Será que esse valor é dependente da distância dos paineis solares ao depósito?
    • AXN
    • 10 junho 2013

# 14

Colocado por: Sergio Rodrigues

isso não é bem assim! ja vi soluçoes com 4 paineis!

Haja dinheiro que existem soluções.
    • zeto
    • 10 junho 2013 editado

# 15

O melhor systema é perfuração, ai tens sempre agua quente para aguas sanitárias e aquecimento, talvês seja o que vou fazer
  10.  # 16

Colocado por: zetoO melhor systema é perfuração, ai tens sempre agua quente para aguas sanitárias e aquecimento

Tem se tiver com que a aquecer..
    • zeto
    • 10 junho 2013

# 17

Não é para qualquer carteira, mas é um investimento muito bom
  11.  # 18

Colocado por: zetoé um investimento muito bom

Depende
  12.  # 19

Colocado por: AXN

Haja dinheiro que existem soluções.

Dinheiro parece não bastar...
    Não consigo encontrar uma única caldeira que utilize a energia solar para aquecer água para aquecimento através de radiadores...
  13.  # 20

Não consigo encontrar uma única caldeira que utilize a energia solar para aquecer água para aquecimento através de radiadores

porque simplesmente não existe,

radiadores precisam de agua a +de 60º e os sistemas solares só conseguem isso á custa de muito "sol" e com pouca potencia util,

pode optar por radiadores de baixa temperatura mas as dimensões dos mesmo e o consequente preço é de fugir.

0.0210 seg. NEW