Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 11 junho 2013 editado

# 21

Colocado por: antoniolxEstá a ver como consegue!

Esses tiques paternalistas são ridículos e dispensáveis.

0,05 x 365 = 18 euros/ano o que equivale a cerca de 100 kWh de electricidade, mais se for com bi-horário

Não é a multiplicar por 365, mas apenas pelo número de dias com sol, pelo que o total anual é muito inferior a esse valor.

Agora, compare esses números com o acréscimo de energia que consegue com um sistema de circulação forçada...
  1.  # 22

existem paineis solares de Ar quente, para aquecimento ambiente...
    depois há também as paredes de Trombe..
    com paineis solares de AQS, consegue alguma boa ajuda na climatização (se usar piso radiante hidraulico ou ventiloconvectores)
  2.  # 23

Colocado por: jorgealves
    porque simplesmente não existe,

radiadores precisam de agua a +de 60º e os sistemas solares só conseguem isso á custa de muito "sol" e com pouca potencia util,

pode optar por radiadores de baixa temperatura mas as dimensões dos mesmo e o consequente preço é de fugir.

O meu entendimento é que seria muito mais eficiente aquecer água para os radiadores partindo de 30/35ºC, do que dos 15ºC da rede...

Tudo isto parece muito obscuro. A energia solar, renovável, serve então para aquecer água, quando eu até tomo banho de água fria?
    E quando eu gasto 90% do gás, que é no aquecimento do Inverno, a energia térmica dos paineis solares não serve para nada???
  3.  # 24

Colocado por: eu

Esses tiques paternalistas são ridículos e dispensáveis.

Não é a multiplicar por 365, mas apenas pelo número de dias com sol, pelo que o total anual é muito inferior a esse valor.

Agora, compare esses números com o acréscimo de energia que consegue com um sistema de circulação forçada...

Ou seja, e se vir a resposta anterior, vou ter a água quente ainda mais a queimar no Verão, quando não preciso dela???
    E quando quiser aquecer a casa, no Inverno, ter circulação ou não, em nada me vai ajudar?
    Ridículo é isto: dizem que a energia solar é o máximo, mas aparentemente serve para muito pouco...
    • eu
    • 11 junho 2013 editado

# 25

Colocado por: antoniolxE quando eu gasto 90% do gás, que é no aquecimento do Inverno, a energia térmica dos paineis solares não serve para nada???

Quando precisa de aquecer a casa é precisamente quando a radiação solar é mais escassa. Em muitos dias, nem sequer é suficiente para aquecer a água do banho, quanto mais aquecer a casa.

Serve para muito pouco? Para quem toma banho com água quente, serve para muito...
  4.  # 26

Quando precisa de aquecer a casa é precisamente quando a radiação solar é mais escassa. Em muitos dias, nem sequer é suficiente para aquecer a água do banho, quanto mais aquecer a casa.

Serve para muito pouco? Para quem toma banho com água quente, serve para muito...

Se olhar para os valores da radiação (veja site do SNIRH), verá que no Inverno ainda tem cerca de metade da radiação do pico do Verão por m2.
    Se observar um pouco a meteorologia a norte de Lisboa, que é onde me interessa, verificará que os dias (noites) mais frias tendem a ser aqueles em que não há nuvens.
    Se acrescentar que a inclinação dos paineis é muitas vezes desadequada, poderá constatar o que constata...
    A energia solar continua muito mal aproveitadinha, e não sei realmente de quem é a culpa! Mas parece-me que os conceitos elementares da Física não andam a ser utilizados!
  5.  # 27

não sei se viu o que escrevi acima:

depois há também as paredes de Trombe.. (sistema solar passivo)
    com Colectores Solares Térmicos, consegue ainda uma boa ajuda na climatização (se usar piso radiante hidraulico ou ventiloconvectores).

acrescento ainda que se pretende a ajuda do sol para aquecimento da Casa (com ventiloconvectores ou pavimento radiante), fará todo o sentido instalar um sistema de circulação Forçada.
  6.  # 28

Colocado por: fernandoFerreiranão sei se viu o que escrevi acima:

depois há também as paredes de Trombe.. (sistema solar passivo)
    com Colectores Solares Térmicos, consegue ainda uma boa ajuda na climatização (se usar piso radiante hidraulico ou ventiloconvectores).

acrescento ainda que se pretende a ajuda do sol para aquecimento da Casa (com ventiloconvectores ou pavimento radiante), fará todo o sentido instalar um sistema de circulação Forçada.

Confesso que estava mais inclinado para os radiadores, mas estou agora a fazer um levantamento das vantagens/desvantagens do piso radiante associado ao solar. A moradia tem uma frente virada a sul de 15m de largura, pelo que já espero no Inverno ficar bem quentinha nos dias de Sol.
    Eu não tenho nada contra a circulação forçada, mas estou consciente dos custos muito superiores, pelo que apenas quero confirmar o retorno...
  7.  # 29

poderá também interessar-lhe isto:
    Ventilação Mecanica com recuperador de calor
    • eu
    • 11 junho 2013

# 30

Colocado por: antoniolxSe olhar para os valores da radiação (veja site do SNIRH), verá que no Inverno ainda tem cerca de metade da radiação do pico do Verão por m2.

O que é relevante não é a radiação de pico, mas sim a radiação total diária, determinada pela existência ou não de núvens. Neste ano, por exemplo, tivemos meses de frio e chuva quase contínua, em que a radiação solar foi quase desprezável.

Mas se tem tantas certezas, avance. Aliás, para que veio solicitar opiniões se já tem tantas certezas? Avance! Força!
  8.  # 31

os gajos la de cima "norte da europa" usam o raio dos paineis ao xuto como apoio ao aquecimento e aqui que o que mais temos é sol e ainda têm duvidas se ajuda ou não enfim!!!
    Concordam com este comentário: R3fl3x
    • eu
    • 11 junho 2013 editado

# 32

Colocado por: Sergio Rodriguesos gajos la de cima "norte da europa" usam o raio dos paineis ao xuto como apoio ao aquecimento e aqui que o que mais temos é sol e ainda têm duvidas se ajuda ou não enfim!!!

É tudo uma questão de fazer contas...

PS: Você, em sua casa, tem paineis como apoio ao aquecimento?
    • dato
    • 11 junho 2013

# 33

Você, em sua casa, tem paineis como apoio ao aquecimento?

claro q tem....(para vender)...lol

brincadeira
  9.  # 34

Colocado por: euÉ tudo uma questão de fazer contas...

então o problema é €€€€ ou o facto de se conseguir fazer ou não apoio ao solar????
  10.  # 35

Colocado por: euPS: Você, em sua casa, tem paineis como apoio ao aquecimento?

tenho que perguntar ao senhorio se os deixa por!
  11.  # 36

Colocado por: datoclaro q tem....(para vender)...lol

brincadeira

mais uma vez o que diz nunca acrescenta nada de util ao topico!!!
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Joao Dias, R3fl3x
    • dato
    • 11 junho 2013

# 37

Colocado por: Sergio Rodrigues

mais uma vez o que diz nunca acrescenta nada de util ao topico!!!

nada
  12.  # 38

Bom dia
    fernando, aproveito para lhe solicitar se pode fornecer mais algumas informações relativamente:
    Colocado por: fernandoFerreirapoderá também interessar-lhe isto:
    Ventilação Mecanica com recuperador de calor

Obrigado.
    Bem haja.
    lmart
    • dato
    • 11 junho 2013

# 39

13.  # 40

Colocado por: fernandoFerreiraas paredes de Trombe.. (sistema solar passivo)

Sim, a recuperação de calor (e de frio) parece-me uma boa ideia... Os preços é que não!

0.0250 seg. NEW