Colocado por: antoniolxEstá a ver como consegue!
0,05 x 365 = 18 euros/ano o que equivale a cerca de 100 kWh de electricidade, mais se for com bi-horário
Colocado por: jorgealves
porque simplesmente não existe,
radiadores precisam de agua a +de 60º e os sistemas solares só conseguem isso á custa de muito "sol" e com pouca potencia util,
pode optar por radiadores de baixa temperatura mas as dimensões dos mesmo e o consequente preço é de fugir.
Colocado por: eu
Esses tiques paternalistas são ridículos e dispensáveis.
Não é a multiplicar por 365, mas apenas pelo número de dias com sol, pelo que o total anual é muito inferior a esse valor.
Agora, compare esses números com o acréscimo de energia que consegue com um sistema de circulação forçada...
Colocado por: antoniolxE quando eu gasto 90% do gás, que é no aquecimento do Inverno, a energia térmica dos paineis solares não serve para nada???
Quando precisa de aquecer a casa é precisamente quando a radiação solar é mais escassa. Em muitos dias, nem sequer é suficiente para aquecer a água do banho, quanto mais aquecer a casa.
Serve para muito pouco? Para quem toma banho com água quente, serve para muito...
Colocado por: fernandoFerreiranão sei se viu o que escrevi acima:
existem paineis solares de Ar quente, para aquecimento ambiente...
depois há também as paredes de Trombe.. (sistema solar passivo)
com Colectores Solares Térmicos, consegue ainda uma boa ajuda na climatização (se usar piso radiante hidraulico ou ventiloconvectores).
acrescento ainda que se pretende a ajuda do sol para aquecimento da Casa (com ventiloconvectores ou pavimento radiante), fará todo o sentido instalar um sistema de circulação Forçada.
Colocado por: antoniolxSe olhar para os valores da radiação (veja site do SNIRH), verá que no Inverno ainda tem cerca de metade da radiação do pico do Verão por m2.
Colocado por: Sergio Rodriguesos gajos la de cima "norte da europa" usam o raio dos paineis ao xuto como apoio ao aquecimento e aqui que o que mais temos é sol e ainda têm duvidas se ajuda ou não enfim!!!
Você, em sua casa, tem paineis como apoio ao aquecimento?
Colocado por: euÉ tudo uma questão de fazer contas...
Colocado por: euPS: Você, em sua casa, tem paineis como apoio ao aquecimento?
Colocado por: datoclaro q tem....(para vender)...lol
brincadeira
Colocado por: Sergio Rodrigues
mais uma vez o que diz nunca acrescenta nada de util ao topico!!!
Colocado por: fernandoFerreirapoderá também interessar-lhe isto:
Ventilação Mecanica com recuperador de calor
Colocado por: fernandoFerreiraas paredes de Trombe.. (sistema solar passivo)
com Colectores Solares Térmicos, consegue ainda uma boa ajuda na climatização (se usar piso radiante hidraulico ou ventiloconvectores).
acrescento ainda que se pretende a ajuda do sol para aquecimento da Casa (com ventiloconvectores ou pavimento radiante), fará todo o sentido instalar um sistema de circulação Forçada.