Colocado por: antoniolxÉ um completo engodo que anda por aí!
Colocado por: antoniolxDiga-me lá como aquece a casa no Inverno com uma solução de aquecimento solar? Quanto custa e ROI associado?
Já agora, pode juntar como arrefece a casa no Verão com o Sol? Custos e ROI?
Colocado por: ultrahipermegaO sol ainda nao consegue arrefecer seja la o que for...
Colocado por: antoniolxConte lá como faz essas contas? Investimento e tecnologia?
Colocado por: ultrahipermega
Paguei 3300€ pela instalação completa do sistema.
O ano passado, o contador de energia absorvida chegou aos 4,3 MegaWatt, a instalação foi em junho.
Este ano, desde janeiro, já absorveu 3,83 MegaWatt
4,3+3,83=8,13megawatt-» 8130 quilowatt
Cada quilowatt fica a 0,17€.
8130*0,17=1382€
1382€ que gastava para fazer o aquecimento caso utiliza-se uma resistência eléctrica (vulgo cilindro). mas como o verão quase que ainda não chegou.... até ao final do ano deve acumular mais 3MW pelo menos.
acho que as contas e a lógica estão correctos... mas os intendidos que se manifestem.
Colocado por: ultrahipermegaQuando as duas temperaturas são iguais o sistema não absorve nada.
Ou seja, se eu não consumir água quente o sistema não vai absorver nada.
Quanta mais água quente utilizar mais rapidamente abate o valor que pagou pela instalação...
Para que é que vai comprar uma coisa se não a vai utilizar? claro que assim nunca vai amortizar o que gastou. eu se compro algo é porque a preciso e porque faço intenção de a utilizar. Posso não a utilizar tanto como desejava, mas isso já são outras quinhentas.
Tb sei perfeitamente que se a casa estivesse em utilização durante todo o dia e que dependesse de água quente para essa utilização (salão de cabeleireiro por ex.) que amortizava os painéis muito mais rápido.
Colocado por: ultrahipermegaComo é que vou ter de refazer as contas dos 3 anos??
Apresente você números que mostrem que isso é um engodo.
Eu apresento números verdadeiros. Não sou vendedor de painéis nem coisa que se pareça, sou um utilizador satisfeito de painéis para aqs.
se com 1 ano de utilização eu não gastei os 1382€ para aquecer água, daqui a 3 anos 1382*3=4146€
se o sistema completo só custou 3300€....
Colocado por: antoniolxconfunde potência com energia
Colocado por: euClaro que consegue: por exemplo com painéis fotovoltaicos ligados a um ar condicionado ;)
Colocado por: antoniolxDiga-me lá como aquece a casa no Inverno com uma solução de aquecimento solar? Quanto custa e ROI associado?
Colocado por: R3fl3x
Boas,
Geralmente utilizam os CPS (coletores planos seletivos) não se esqueçam que existem outros Sistemas de alto rendimento, tais como os CPC ( parabólicos compostos) ou os de TV (tubo de vácuo) que basta absorverem os raios UV para aquecerem as AQS.
Para quem quiser aquecimento central, se fôr construção de raíz, mais vale com piso radiante hidráulico com apoio de uma Bomba de calor, invés de radiadores por causa da Termodinâmica.
_Quanto ao ROI...Ninguem consegue obter um Ferrari se na carteira só tem para um Fiat 600 ;))
Cumprimentos
Colocado por: antoniolx
Uma coisa é ter um Ferrari, outra coisa é discutir o ROI associado a um Ferrari... Eu posso ter dinheiro para comprar um Ferrari, mas porque iria eu comprar um??? Só para dizer que dá uns milhares de kWh, perdão MW, oops cavalos? Depois dá-se com esses cavalos todos uma volta à vizinhança, e diz-se que acumulou um recorde de calor, perdão velocidade do bairro? Para que é que isso serve???
Colocado por: ultrahipermega
Sei que vou ser um pouco desagradavel, mas nao consigo resistir.
Voce e burro ou come **** as colheres?