Colocado por: danobregaboa sorte com isso.
Colocado por: eucaro antoniolx, não precisa de ser desagradável...
Quer contas? Eu mostro-lhe as minhas contas.
Quando vivia no apartamento, pagava cerca de 450 euros por ano em gás natural, que era usado quase exclusivamente para aquecer a água dos banhos. Agora, na vivenda, tenho painéis solares e gasto cerca de 70 euros por ano em energia de apoio (resistência + circulador de água). Portanto, passei de 450 euros para 70 euros, o que dá uma poupança anual de 380 euros.
Como o meu sistema custou 2000 euros, vai ser amortizado em 2000/380 = 5,2 anos. Como tem garantia de 6 anos e assistência gratuita em 6 anos, parece-me que vou recuperar o investimento.
Sistemas mais caros que o meu demoram mais tempo a ser amortizados, mas também duram mais...
E não entrei com um factor importante nas contas: a evolução do preço da energia. Se sairmos do Euro, a energia vai ficar a preços astronómicos .
Colocado por: eu70 euros
Colocado por: antoniolxComo é que conta esses 70€ de energia de apoio? Tem um contador dedicado?
Colocado por: ultrahipermega70€ ainda é alguma coisa. devo ter para lá quanto gastou o meu, mas acho que não chegou a 40€
Colocado por: euSetembro do ano passado.
Colocado por: antoniolxe um kWh de calor é igual a um kWh de electricidade?
Colocado por: ultrahipermega
Depende da eficiência do "aquecedor"....
No caso de uma resistência eléctrica que tenha eficiência de 100% as medidas são iguais...
Colocado por: ultrahipermegaMas os meus painéis fazem apoio ao PRH... e essas contas tb contam...
e você aquece a água com as notas? faz lume por baixo da banheira é?
Colocado por: danobrega
Suspeito que não sirvam para o PRH, pois nem para as AQS devem ser suficientes. Se não chegam para as AQS toda a energia que produzem é consumida ai.
Quanto à segunda pergunta, não entendi. Já tinha dito que uso gás...onde quer chegar?
Colocado por: ultrahipermegaQuanto mais alto o cop melhor...
Colocado por: ultrahipermegaEntão como é que queima o gás? tb teve de comprar um esquentador ou uma caldeira...
Colocado por: ultrahipermegaA sua suspeita não serve de nada, pois para o PRH chega que me aqueça a água a 35º, já para as aqs tem de superar os 38º.
Colocado por: danobrega
Não está a entender. Toda a energia produzida pelos painéis é insuficiente para aquecer as águas quentes sanitárias. A não ser que tenha mesmo muitos painéis penso que não há qualquer excedente que seja usado para o piso radiante hidráulico.