Colocado por: danobregaSim, com um esquentador, pode somar uns 300€ à conta se quiser.
Colocado por: ultrahipermega4 já é bom.
a cada 1 gasto produz 4.
Colocado por: ultrahipermegajá esclareci, eu só precisei de ligar em Novembro.
Colocado por: ultrahipermega
Você é que não está a perceber de que forma aquilo trabalha. primeiro tem de saber como os sistemas trabalham e depois já pode falar.
Colocado por: antoniolx
OK. COP=4
O seu sistema absorveu os tais 8130 kWh de calor
Com um COP de 4, precisa 8130/4 = 2032.5 kWh de electricidade para gerar essa mesma quantidade de calor. Vamos utilizar o valor de 0.17€/kWh de electricidade que avançou anteriormente. Custa então 2032.5 x 0.17€ = 345.53 € sensivelmente por ano.
Para amortizar o seu investimento, precisa de 3300/345.53 = 9.55 anos de ROI
É claro que podemos entrar aqui em conta com taxas de juro, inflação, evoluções dos preços da electricidade. Pode variar um pouco, mas o engodo anda por aí...
Colocado por: antoniolx
Penso que todos percebemos: quando há Sol a mais, como agora no Verão, o seu PRH funciona às mil maravilhas.
Quando há Sol a menos, tipo no Inverno, quando o céu está cheio de nuvens, o seu PRH está fresquinho!
já agora que se está a entrar noutra patamar, qual é a eficiência energética desse esquentador?
Pelo que andei a ver um esquentador tem cerca de 83% de rendimento, logo perde 17% da energia que consome.
Você é que não está a perceber de que forma aquilo trabalha. primeiro tem de saber como os sistemas trabalham e depois já pode falar.
Colocado por: danobregaAjude me a entender então.
Desde que a temperatura do deposito do prh seja inferior á temperatura do colector e a do deposito das aqs seja igual á do colector o sistema já está a fazer aquecimento.
Consegue perceber como o sistema funciona?
Colocado por: danobregagiro
Não percebi esta...
Colocado por: DOGMAfazer contas com a calculadora é tão fácil não é??
pior é o resto....mais um tópico de blás blás e blés blés!!
este tópico é bom para oeue o amigo dele...
Colocado por: antoniolxUma coisa é ter um Ferrari, outra coisa é discutir o ROI associado a um Ferrari... Eu posso ter dinheiro para comprar um Ferrari, mas porque iria eu comprar um??? Só para dizer que dá uns milhares de kWh, perdão MW, oops cavalos? Depois dá-se com esses cavalos todos uma volta à vizinhança, e diz-se que acumulou um recorde de calor, perdão velocidade do bairro? Para que é que isso serve???
Colocado por: danobrega
Não tem nada para perceber... achei a descrição de como o sistema integrado funciona interessante..
Colocado por: R3fl3x
_Nem vou comentar mais...com quem nem consegue distinguir (orelhas de BURRO com orelhas de cavalo), quanto mais associar o retorno de investimento a um projeto de AQS ou PRH.
_Oh amigo antoniolx, deveria ter um pouco mais de humildade e aprender um pouco mais...para isso não iniciava esta discussão, porque já sabe tudo! xDD