Numa casa de banho uma das paredes vai ser reconstruída em gesso cartonado. Parte dessa parede abrange a zona do duche.
Sei que para as zonas húmidas existe o pladur verde, adequado para esse fim. Mas também sei que o gesso cartonado não pode ficar em contacto directo com a água ou começa a desfazer-se. Vai daí fiquei na dúvida se seria boa ideia fazer a parede na sua totalidade em pladur ou apenas parte dela, fechando a área que está dentro da zona do duche com tijolo.
Já trabalhei alguns anos em gesso cartonado, pode-o fazer, desde que tenha o cuidado de impermeabilizar como disse anteriormente o Sergio Rodrigues, no entanto e se tiver disponibilidade financeira, poderá usar o Aquapanel ou Hydropanel, este sim, poderá ter contacto direto com água, sendo o mais indicado para estas situações.
No entanto a primeira solução ficará sempre mais em conta em termos financeiros.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves, VMV
Vivam! O que dizem os anteriores comentários vem no sentido do que digo, mas com soluções diferentes. Faço-o há mais de 25 anos, melhor, tenho casa com mais de vinte cinco anos de construção em que não usámos mais nada senão a simples placa de gesso laminado. Houve sempre a preocupação de impermeabilizar bem a zona de contacto directo com a água, especialmente nas bases de duche e nunca tive qualquer problema. Já tenho dito e repito que tenho por hábito criar cabines de duche herméticas quer nas casas que construímos(íamos) que nas casas que projectamos(ávamos) e o único cuidado tem a ver com a impermeabilização. Inicialmente usávamos a técnica de usar um cimento cola que tivesse propriedades de impermeabilização e flexibilidade, normalmente uma coisa do tipo Fermafix que era aplicada em duas fazes nessas zonas, sendo que num dia fazia-se um barramento cuidado e só dois ou três dias depois se colava normalmento o revestimento. Mais tarde começaram a surgir tintas, e produtos líquidos de impermeabilização e é isso que usamos agora. Para os mais cépticos existe sempre o recurso a placas cimentícias ou coisas do tipo kerdi ou wedi, entre muitas. Também tive casos em que o cliente não confiou pura e simplesmente e construiu as paredes dessa zona com alvenarias convencionais e que depois tiveram de ser reparadas pis também não tiveram o cuidado de impermeabilizar e depois, nas costas e nos pavimentos lá apareceram as eternas infiltrações e eflorescencias. Portanto, em resumo, pode utilizar qualquer técnica desde que impermeabilize correctamente. "Fassam" parte.
Recomendaram-me PVC ou o viroc, qual o preço por m2?
Senão apanha agua, porque não pladur hidrófugo?!
Em relação ao viroc, este fica muito mais caro, e tendo em atenção que terá que deixar uma junta aberta entre placas (no minimo 5 mm) ou terá que betumar as juntas com silicone (o que esteticamente não fica grande coisa).