Iniciar sessão ou registar-se
    • JCC
    • 28 janeiro 2009 editado

     # 1

    Tarifa bi-horária, compensa ou não?

    Eis a questão.
  1.  # 2

    Colocado por: JCCTarifa bi-horária, compensa ou não?

    Eis a questão.


    penso que tudo depende do seu consumo! no site da EDP existe um simulador para verificar se compensa na sua casa. na minha não compensa!
  2.  # 3

    Colocado por: JCCTarifa bi-horária, compensa ou não?

    Eis a questão.


    Depende alguns factores, por exemplo se meter a máquina de lavar roupa no periodo da noite, se necessitar de ter algumas luzes ligadas durante toda a noite, se por exemplo tem acumuladores de calor que carregam no periodo nocturno.

    Se a EDP não quisesse mamar o valor extra deste tipo de contador, grande parte das pessoas utilizariam este tipo de tarifa, com claros beneficios para o consumidor e também para a factura energitica do País.

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    •  
      FD
    • 28 janeiro 2009 editado

     # 4

    Eu tenho e no meu caso compensa.
    Pago a mais, pela potência contratada de 5,75kVA, 3,32€ por mês (TBH).
    O mês passado tive um consumo em horas fora de vazio (HFV) de 596KWh e em horas de vazio (HV) de 495kWh.
    O custo do primeiro é 0,13€ e do segundo 0,07€.
    Se tivesse um contador normal tinha pago 138,56€ pelo consumo.
    Assim, pago 77,48€ (HFV) + 34,65€ (HV) = 112,13€ + 3,32€ (TBH) = 115,45€.
    Poupei 23,11€ num mês. Esta poupança é muito maior no Inverno, sendo que no Verão baixa e pode até nem compensar. Mas extrapolando para uma poupança parecida em apenas 6 meses do ano, dá 138,66€ de poupança anual. Além disso, o meu caso é especial porque durante o dia tenho equipamentos que gastam alguma energia, e que em casas normais nunca ou raramente estão ligados nesse período.

    De Inverno ligo os radiadores à noite, que é quando preciso deles, e as máquinas de lavar e secar são, normalmente, sempre ligadas depois das 22h.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCC
  3.  # 5

    Existem 2 possibilidades de hórarios

    Tarifa bi-horária diaria- a partir das 22 e até as 7 no Inverno, ou das 23 ás 8h no verão
    Tarifa bi-horaria semanal - durante a semana penso que é a partir das 24h, ao sabado tem periodos alternados e ao domingo é o dia todo com tarifa mais baixa.

    Se resulta?? SIM, desde que se possam programar máquinas para lavar/trabalhar nestas horas

    Geralmente é ao fim de semana que mais tempo e mais gente está em casa, pode-se tirar partido da tafira semanal.
    • JCC
    • 28 janeiro 2009

     # 6

    Desde já agradeço os comentários.

    A minha intenção era ter feedback de quem tem tarifa bi-horária e que eventualmente faça o seu controlo de forma a poder concluir e partilhar se de facto consegue ter benefícios, e realmente conseguem tirar partido das horas de vazio.

    Vou tentar fazer as minhas contas.
    •  
      taunus
    • 28 janeiro 2009 editado

     # 7

    Tenho a tarifa bi-horaria semanal, e compensa certamente a diferença, seja no inverno, seja no verão. Tenho o cuidado de colocar as máquinas de lavar dentro dos períodos de vazio "et voilá".
    • eu
    • 28 janeiro 2009

     # 8

    No meu caso compensa e de que maneira. Consigo consumir 45% da energia no período nocturno o que representa uma economia considerável...
  4.  # 9

    No meu caso não compensa (as máquinas funcionam durante o dia, e à noite o maior consumo em energia limita-se a algumas horas de um par de convectores a óleo, apenas no Inverno).
    Mas a uma amiga minha que «teve a sorte» de ter o relógio da EDP adiantado (a tarifa de «vazio», da noite, começa pelas 20horas) compensa e muito!!
  5.  # 10

    Temos o bi-horário semanal e compensa bastante. As máquinas lavam sempre à noite ou ao fim-de-semana no horário de vazio. Temos também acumuladores de calor que só estão ligados durante a noite e vão libertando calor ao longo do dia. Mas este tarifário só compensa para quem estiver disposto a fazer algumas alterações de rotina... mas como tudo, é uma questão de hábito!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scurge
 
0.0129 seg. NEW