Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Trata-se de um apartamento com 16 anos, na Maia. Adquiri o apartamento e pretendo renovar alguns aspectos do mesmo.

Cozinha - os armários/estrutura está aparentemente boa, a minha ideia é lacar as portas, e mudar os puxadores e dobradiças. Penso que o preço é mais baixo do que comprar uma cozinha nova, mesmo sendo do Ikea... é verdade?
    Pretendia fazer também uma abertura na parede ( é possível ? ) tipo uma janela panorâmica, entre a sala e cozinha.

A nível das janela, aquilo tem vidro simples e penso que o ideal, e também mais económico seria colocar caixilharia dupla, alguns apartamento no mesmo prédio têm esta solução.

O resto é o "normal" nestes casos, as paredes têm algumas fissuras e precisam de uma pintura. O soalho na zona dos quartos também precisa de ser arranjado.

Outra coisa que ando a pensar é se seria melhor trocar o esquentador por um mais moderno e provavelmente mais eficiente.

O que procuro são conselhos/ideias para o meu caso.
    Será melhor contratar uma empresa para todos os trabalhos ou contratar por especialidades ?

Agradeço desde já as eventuais respostas!
  2.  # 2

Boa noite,

remodelar um apartamento é uma decisão importante e que deve ser tão ponderada quanto a construção de uma habitação.

Quanto ao mobiliário de cozinha, a minha sugestão não passaria por lacar as portas mas sim por substituir as portas existentes por novas em termolaminado, por exemplo, numa cor à escolha, bem como respetivos puxadores e dobradiças.

Lacar as portas iria implicar retirar todas as portas existentes para lixar e, posteriormente, lacar. Esta solução ficaria um pouco mais dispendiosa que a substituição por novas no material supracitado [tipo Leroy ou IKEA].

Contudo, estas soluções só se justificam caso a estrutura dos móveis esteja em bom estado de conservação.

Quanto à abertura da cozinha para a sala, esta configura como uma obra de interior e, por isso, passível de ser feita sem que interfira com a estrutura resistente do edifício, ou seja, que a demolição seja, apenas, de tijolo.

Relativamente às caixilharias, assunto sobre o qual recaem sempre muitas dúvidas, aconselharia a substituição das caixilharias de vidro simples por novas em alumínio com vidro duplo e corte térmico. É realmente a solução mais dispendiosa mas deveras eficaz a nível térmico e mesmo acústico. A caixilharia dupla é também solução, talvez a mais adotada nestes casos de remodelações contudo, não a solução mais prática no dia-a-dia.

Recomendo, neste caso, que submeta esta alteração a licenciamento na respetiva Câmara Municipal. Substituição de caixilharias ou, colocar caixilharia dupla, configura como alteração de fachada e, por isso, necessita de ser licenciada pela Cãmara. Há quem não o faça mas eu já vi uma obra minha ser embargada por esse motivo :).

No que respeita à obra, depende sempre muito da disponibilidade que cada cliente tem para se dedicar aos trabalhos :).

Espero ter ajudado a dissipar algumas dúvidas e/ou inseguranças.
  3.  # 3

boas
    se necessitar de ajuda diga que visitarei o apartamento e assim saber do que estamos a falar.
    abraço

0.0096 seg. NEW