Iniciar sessão ou registar-se
    • ccgs
    • 28 janeiro 2009 editado

# 1

Bom dia.
    Preciso de esclarecimento sobre o seguinte:
    Ontem pela hora de almoço recebi um telf. do responsável do condominio do prédio onde habito a dar-me a "feliz" noticia que nas garagens por baixo do mesmo prédio um carro foi incendiado... Ora os estragos são... toda a roupa que tinha estendida na varanda e uma limpeza total (incluindo paredes e tetos) do exterior e interior do apartamento, mais a despesa de todos os hambientadores que tive de comprar para poder tentar tirar aquela cheiro a plástico queimado de dentro de casa, bem como detergentes de todo o tipo para limpar.
    Questão:
    Quem é que paga tudo isto?
    O seguro do proprietário do carro? (Segundo a policia é um marginal que ali abandonou o veiculo)
    O seguro do condominio, acho que só cobre áreas comuns...
    Ou o seguro da fracção?

Seguros não é o meu ramo, e não sei por onde começar
    Obrigada
    •  
      FD
    • 28 janeiro 2009 editado

# 2

Tudo depende das apólices, coberturas e respectivas condições.
    O seguro do carro não deve cobrir esse tipo de responsabilidade porque, que eu saiba, apenas cobre riscos relacionados com sinistros e não com vandalismo.
    O condomínio tem seguro? É que acho que não é obrigatório...
    Quanto ao seguro da fracção é uma questão de ver a apólice, as coberturas e analisar se esse incidente se pode inserir dentro das responsabilidades da seguradora.
    Se o carro ardeu por causas "naturais" (curto circuito, etc.) é uma coisa, agora se foi por vandalismo é outra coisa completamente diferente... por isso o melhor é ponderar e verificar se o carro foi incendiado ou simplesmente começou a arder.

Não tem mediador?

De qualquer forma, tente expor o seu problema ao Instituto de Seguros de Portugal, a ver o que eles dizem, através deste formulário:
    http://www.isp.pt/NR/exeres/0FE04D3B-1331-4E63-8B64-7FEF4E53BF7A.htm

Depois vá dando notícias para que pessoas que possam vir a estar na mesma situação, saibam com o que podem contar. Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ccgs
  1.  # 3

os carros podem ter seguro anti-vandalismo
    • ccgs
    • 28 janeiro 2009

# 4

Tudo indica que tenha sido vandalismo porque o carro estava abandonado e já lhe faltavam algumas peças como bateria etc. Sei que o condominio tem seguro, e o apartamente também, mas como estou a arrendar, uma vez que estou "entre casas", não conheço as coberturas dos ditos seguros, mas assim sendo é por ai que vou começar, ver as coberturas dos seguros.
    Obrigada aos dois :)
  2.  # 5

Boas,

O seu seguro (ou o da sua casa) têm de possuir cobertura para actos de vandalismo. Se possuir é o seu seguro que paga, senão provavemente não vai ver a situação resolvida, já que um acto de vandalismo num carro abandonado, sem encontrarem os vândalos... não tem hipotese.
    Cumprimentos,
    • ccgs
    • 29 janeiro 2009

# 6

Bom dia, encontrei informação em que existe um fundo de garantia automovel, em que é possivel o pagamento de danos materiais a terceiros, causados por carro abandonado, sem seguro válido, desde que seja levantado auto pela policia, o que foi o caso. aqui segue o link, pag 305, 3º parágrafo.

http://www.isp.pt/NR/rdonlyres/2CD47B7B-01E3-4782-BC25-8CA98391F93E/0/RelatóriodoSectorSeguradoreFundosdePenções07.pdf

Talvez seja a minha salvação....
  3.  # 7

Informaram que esse fundo tem uma franquia a ser aplicada?
    Ou seja com um pouco de azar face ás despesas o valor da mesma não vai compensar o pagamento dessa franquia versus despesas feitas.
    Porque não fala com a sua seguradora?Caso não tenha as suas condições gerais e particulares do contrato pode pedir/exigir que sejam entregues uma cópia das condições.
    Imaginando que no ano seguinte tenha um pequeno agravamento no seguro pode caso esteja coberto exigir que a seguradora pague os seus danos e que depois aplique o direito de regresso ao proprietário do veiculo,pois embora que seja abandonado existem registos de propriedade da viatura(quadro do veiculo,numero de motor,matricula,etc).
    E ai a franquia pode ser até menor ou não existir.
    Se precisar de ajuda entre em contacto

0.0135 seg. NEW