Bom dia. Preciso de esclarecimento sobre o seguinte: Ontem pela hora de almoço recebi um telf. do responsável do condominio do prédio onde habito a dar-me a "feliz" noticia que nas garagens por baixo do mesmo prédio um carro foi incendiado... Ora os estragos são... toda a roupa que tinha estendida na varanda e uma limpeza total (incluindo paredes e tetos) do exterior e interior do apartamento, mais a despesa de todos os hambientadores que tive de comprar para poder tentar tirar aquela cheiro a plástico queimado de dentro de casa, bem como detergentes de todo o tipo para limpar. Questão: Quem é que paga tudo isto? O seguro do proprietário do carro? (Segundo a policia é um marginal que ali abandonou o veiculo) O seguro do condominio, acho que só cobre áreas comuns... Ou o seguro da fracção?
Seguros não é o meu ramo, e não sei por onde começar Obrigada
Tudo depende das apólices, coberturas e respectivas condições. O seguro do carro não deve cobrir esse tipo de responsabilidade porque, que eu saiba, apenas cobre riscos relacionados com sinistros e não com vandalismo. O condomínio tem seguro? É que acho que não é obrigatório... Quanto ao seguro da fracção é uma questão de ver a apólice, as coberturas e analisar se esse incidente se pode inserir dentro das responsabilidades da seguradora. Se o carro ardeu por causas "naturais" (curto circuito, etc.) é uma coisa, agora se foi por vandalismo é outra coisa completamente diferente... por isso o melhor é ponderar e verificar se o carro foi incendiado ou simplesmente começou a arder.
Tudo indica que tenha sido vandalismo porque o carro estava abandonado e já lhe faltavam algumas peças como bateria etc. Sei que o condominio tem seguro, e o apartamente também, mas como estou a arrendar, uma vez que estou "entre casas", não conheço as coberturas dos ditos seguros, mas assim sendo é por ai que vou começar, ver as coberturas dos seguros. Obrigada aos dois :)
O seu seguro (ou o da sua casa) têm de possuir cobertura para actos de vandalismo. Se possuir é o seu seguro que paga, senão provavemente não vai ver a situação resolvida, já que um acto de vandalismo num carro abandonado, sem encontrarem os vândalos... não tem hipotese. Cumprimentos,
Bom dia, encontrei informação em que existe um fundo de garantia automovel, em que é possivel o pagamento de danos materiais a terceiros, causados por carro abandonado, sem seguro válido, desde que seja levantado auto pela policia, o que foi o caso. aqui segue o link, pag 305, 3º parágrafo.
Informaram que esse fundo tem uma franquia a ser aplicada? Ou seja com um pouco de azar face ás despesas o valor da mesma não vai compensar o pagamento dessa franquia versus despesas feitas. Porque não fala com a sua seguradora?Caso não tenha as suas condições gerais e particulares do contrato pode pedir/exigir que sejam entregues uma cópia das condições. Imaginando que no ano seguinte tenha um pequeno agravamento no seguro pode caso esteja coberto exigir que a seguradora pague os seus danos e que depois aplique o direito de regresso ao proprietário do veiculo,pois embora que seja abandonado existem registos de propriedade da viatura(quadro do veiculo,numero de motor,matricula,etc). E ai a franquia pode ser até menor ou não existir. Se precisar de ajuda entre em contacto