Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!

Estou com o seguinte problema:

O primeiro andar da minha casa é servido por uma escada que tenho em comum com o meu vizinho do lado. Resultante de trocas e baldrocas que se faziam antigamente.

A escada encontra-se entre a casa do vizinho e um palheiro (onde em tempos morou um porco) que também pertence ao meu vizinho.
    O palheiro dá muito mau aspecto à casa e a toda a envolvente e ainda faz com que a rua de acesso ao meu quintal seja um pouco estreita, pelo que eu já propus ao vizinho que eu prescindia da escada se ele me desse o palheiro, que eu iria demolir de imediato.

Acontece que o vizinho não aceitou e agora suspeito que ele planeia subir as paredes do referido palheiro, assim como aproveitar o vão da escada comum para arrumos.

2 problemas:

1º Como a escada é comum, parto do princípio que o vão também é, por isso acho que o vizinho não se pode apoderar do vão da escada
    2º Se o vizinho decidir levantar as paredes do palheiro ou transformá-lo numa varanda ou coisa parecida, poderá por um lado vir a tapar uma parte da minha varanda e fará com que perca privacidade pois o vizinho poderá assomar-se para o meu quintal.

O que sugerem?

Agradeço desde já os vossos comentários
      esquema casa.jpg
  2.  # 2

.
  3.  # 3

Colocado por: acboto1º Como a escada é comum, parto do princípio que o vão também é, por isso acho que o vizinho não se pode apoderar do vão da escada

Em primeiro lugar é preciso saber se a escada é mesmo comum... Se for mesmo comum podem ambos usar para arrecadações... Você tem acesso ao vão da escada?

Colocado por: acboto2º Se o vizinho decidir levantar as paredes do palheiro ou transformá-lo numa varanda ou coisa parecida, poderá por um lado vir a tapar uma parte da minha varanda e fará com que perca privacidade pois o vizinho poderá assomar-se para o meu quintal.

A partida para levantar as paredes do palheiro terá que obter uma licença (mas isso há aqui pessoal no fórum que saberá melhor que eu), ainda que possa edificar não poderá abrir janelas ou portas a menos de 1,5 metros sobre a sua a sua varanda.

Cumps
  4.  # 4

acboto

resolver isso implica analisar e apurar com rigor cada uma das propriedades e para isso terá que consultar toda a documentação sobre esse artigo ou artigos.
  5.  # 5

No levantamento topográfico da minha casa, a escada aparece dividida ao meio, com um risco a passar mesmo pelo meio da mesma. Mas não sei se apenas tenho direito de passagem na escada ou se o vão também é meu...

Eu não tenho acesso ao vão da escada através da minha casa. Mas bastaria derrubar uma pequena parede interior e já teria acesso.
  6.  # 6

Colocado por: acbotoA escada encontra-se entre a casa do vizinho e um palheiro (onde em tempos morou um porco) que também pertence ao meu vizinho.
    O palheiro dá muito mau aspecto à casa e a toda a envolvente e ainda faz com que a rua de acesso ao meu quintal seja um pouco estreita, pelo que eu já propus ao vizinho que eu prescindia da escada se ele me desse o palheiro, que eu iria demolir de imediato.

Colocado por: acbotoEu não tenho acesso ao vão da escada através da minha casa

O palheiro realmente não parece muito bem integrado naquela área. Não será esse o cerne do problema? A existência do palheiro? Será que está legal ou um mero aproveitamento por parte do seu vizinho, utilizando um espaço outrora vazio para tais funções?

0.0136 seg. NEW