Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    Tenho no meu projecto uma série de claraboias em algumas divisões onde poderia colocar janelas, nomeadamente num corredor, wc e closet.
    Queria vos perguntar o que acham preferível, quer a nível funcional quer a nível de custos.
    Obrigado
  2.  # 2

Tudo depende do projeto.

de certeza que existe um motivo pelo qual foi definido uma claraboia em vez de janela, a substituição da claraboia por uma janela tambem têm condicionantes, normalemente em termos funcionais
  3.  # 3

Pode ver o meu projecto e analisar. Não há quaisquer condicionantes. É somente uma questão de opção do arquiteto.
  4.  # 4

E isso não foi discutido/ esclarecido consigo?! o dono de obra.

Uma claraboia é sempre mais caro que uma solução de vão em fachada.( comparando os trabalhos complementares e desde que ambos os vãos tenham de cumprir os mesmos requisitos tecnico/ funcionais)
    Na manutenção o vão de fachada leva também vantagem.
    Concordam com este comentário: marco1
  5.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasE isso não foi discutido/ esclarecido consigo?! o dono de obra.

Uma claraboia é sempre mais caro que uma solução de vão em fachada.( comparando os trabalhos complementares e desde qeu ambos os vãos tenham de cumprir os mesmos requisitos tecnico/ funcionais)
    Na manutenção o vão de fachada leva também vantagem.

Não, não foi discutido, assim como muitas outras coisas.
    Obrigado.
  6.  # 6

Janela versus claraboia
    Janela:
    - de fácil acesso
    - de fácil manutenção (limpeza / substituição, etc
    - mais fácil "controlar" (abrir e fechar)
    claraboia
    - ocupa menos espaço (teoricamente é instalada no teto, logo não ocupa espaço na parede)
    - permite aproveitar melhor o espaço da divisão (por não se encontrar na parede, logo as paredes estão "livres" para outros usos tipo arrumação)

pessoalmente prefiro Janela a claraboia, apesar de recolhecer que em divisões onde o acesso a luz natural seja dificil a claraboia seja a melhor opção.

No seu caso, como as divisões nas quais as claraboias "serão" utilizadas têm paredes exteriores, eu nunca optaria pela claraboia, optaria sempre por janelas.
    Concordam com este comentário: marco1
  7.  # 7

A opção por claraboias foi uma ideia que lhe deram no seu outro tópico.
  8.  # 8

Colocado por: m.aur.eiraA opção por claraboias foi uma ideia que lhe deram no seu outro tópico.

Não me lembro... A questão é saber se vale ou não a pena e se compensa uma vez que fica mais caro do que as janelas.
    Eu também estou mais inclinado para as janelas, até porque tenho duas fachadas inteiras sem nenhuma, e a nível estético é capaz de ficar mais interessante se colocar janelas.
  9.  # 9

A luz proveniente de uma claraboia dá um ambiente, um "calor" que uma janela - especialmente se voltada a norte ou este - não transmite. Num compartimento interior, tipo wc, closet, a claraboio (ou um tunel de luz) é a solução adequada.. Mas mesmo num quarto em que o vão apanha pouco sol vale a pena uma claraboia, e com um comando e uma cortina para facilitar as coisas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas

0.0138 seg. NEW