Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Sou da zona de Braga e irei dar início aos acabamentos duma moradia dentro de um mês e meio.

    Neste momento encontro-me a recolher informação sobre tudo e mais alguma coisa que irei precisar. Depois de já ter lido muito o fórum, lá me decidi a colocar um pedido de ajuda aos muitos profissionais que por cá andam, por isso aqui vai!

    Gostaria de perguntar se faz ou não sentido utilizar vidros diferentes, dependendo da orientação da fachada. Ou seja, imaginemos que a SUL e NASCENTE, escolho um vidro com protecção solar e baixa emissividade térmica tipo este:

    Exterior: ISOLAR Solarlux Supernatural 52-25 6mm
    Caixa de Ar: 16mm com Argon
    Interior: ISOLAR Neutralux 4mm

    e para NORTE, escolho um SEM protecção solar, mas com o Neutralux pelo interior e o argon na caixa de ar.

    Isto tendo em conta que não tenho problemas com a diferença cromática entre a fachada Norte e as restantes.


    Por outro lado, gostaria de perguntar também se poderão sugerir uma solução de vidro equivalente, que no entanto possa conduzir a alguma poupança.

    Por último, gostaria também de saber se algum "forista" da área da caixilharia de alumínio e que seja da zona de Braga / Porto, estará interessado em apresentar-me cotação.

    Obrigado desde já pelo vosso tempo.

    Um abraço
    •  
      FD
    • 17 junho 2013

     # 2

    Colocado por: GL@SSGostaria de perguntar se faz ou não sentido utilizar vidros diferentes, dependendo da orientação da fachada.

    Claro que faz, aliás, assim é que faz sentido.
  2.  # 3

    Colocado por: FD
    Claro que faz, aliás, assim é que faz sentido.


    Obrigado pela sua resposta FD, fico contente por constatar que estarei a pensar correctamente.

    Quanto à composição do vidro que coloquei para Sul e Nascente, tem alguma opinião, uma possível sugestão de melhoria ou de economia se optar por um outro fornecedor?

    Relativamente à composição do vidro para Norte, poderá dar-me alguma sugestão? Estou com algumas dúvidas: Sei que quero caixa de 16mm com argon, vidro interior Neutralux com 4mm, mas quanto ao vidro exterior, não tendo a necessidade de protecção solar, acústica ou de segurança, fará sentido que também seja um Neutralux de 6mm?

    Obrigado desde já
    •  
      FD
    • 17 junho 2013

     # 4

    Isso já não consigo ajudar porque não conheço...
  3.  # 5

    Colocado por: FDIsso já não consigo ajudar porque não conheço...


    Ainda assim agradeço.

    Quem sabe, outro forista conseguirá!

    Cumprimentos
    • ccem
    • 17 junho 2013

     # 6

    cotação

    Já tem cotações? tou interessado nas mesmas! vou precisar!
    obrigado
  4.  # 7

    Colocado por: ccem
    Já tem cotações? tou interessado nas mesmas! vou precisar!
    obrigado


    Olá bom dia,

    Ainda não tenho, vou começar a pedir hoje. Em princípio irei ter cotação de alumínio e vidro e talvez não em separado...

    Quando tiver alguma coisa partilho.

    Entretanto fazia um apelo novamente aos foristas para partilharem o seu sábio conselho. E também aos profissionais da zona de Braga/Porto que estejam interessados em apresentar cotação para entrarem em contacto comigo.

    Obrigado mais uma vez
  5.  # 8

    Boas

    planitherm one a norte e skn 174 a sul e nascente...

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GL@SS
  6.  # 9

    Colocado por: Rui A. B.Boas

    planitherm one a norte e skn 174 a sul e nascente...

    Cumps


    Obrigado pela ajuda, irei analisar.

    Pergunto-lhe no entanto se Saint Gobain será tendencialmente mais caro ou mais barato que Vitro Chaves.
  7.  # 10

    Colocado por: GL@SS

    Obrigado pela ajuda, irei analisar.

    Pergunto-lhe no entanto se Saint Gobain será tendencialmente mais caro ou mais barato que Vitro Chaves.


    Não tenho a certeza mas acho que ficará mais caro...

    Eu não conheço a VitroChaves mas da Saint Gobain só posso dizer bem. Vou-lhe contar o que se passou comigo.

    Encomendei os vidros a uma vidraria de confiança que trabalha com a Saint Gobain, o vidro foi pedido e chegou à obra. Aquando da sua colocação eu fui chamado para ver uma situação, fui chamado pelo dono da empresa que estava a colocar o vidro, e a situação era que o vidro tinha uns minúsculos riscos na parte de dentro do vidro. A anomalia não seria por mim detetada se não me tivessem alertado. Cerca de 50% dos vidros da obra estavam com esse pequeno defeito, e, sendo vidro com proteção solar, só é considerado defeito quando é visível a olho nu a uma distância de 2 ou 3 metros de distância, o que não era de todo o caso. A verdade é que deixaram os vidros para fechar a casa provisoriamente, mandaram cortar e temperar novos vidros e trocaram todos os vidros com defeito na semana seguinte. Portanto, gostei do acompanhamento e capacidade de resposta.
  8.  # 11

    Colocado por: Rui A. B.

    Não tenho a certeza mas acho que ficará mais caro...

    Eu não conheço a VitroChaves mas da Saint Gobain só posso dizer bem. Vou-lhe contar o que se passou comigo.

    Encomendei os vidros a uma vidraria de confiança que trabalha com a Saint Gobain, o vidro foi pedido e chegou à obra. Aquando da sua colocação eu fui chamado para ver uma situação, fui chamado pelo dono da empresa que estava a colocar o vidro, e a situação era que o vidro tinha uns minúsculos riscos na parte de dentro do vidro. A anomalia não seria por mim detetada se não me tivessem alertado. Cerca de 50% dos vidros da obra estavam com esse pequeno defeito, e, sendo vidro com proteção solar, só é considerado defeito quando é visível a olho nu a uma distância de 2 ou 3 metros de distância, o que não era de todo o caso. A verdade é que deixaram os vidros para fechar a casa provisoriamente, mandaram cortar e temperar novos vidros e trocaram todos os vidros com defeito na semana seguinte. Portanto, gostei do acompanhamento e capacidade de resposta.


    Agradeço a partilha da sua experiência, de facto é de louvar o comportamento de determinadas empresas. Aproveito para louvar o comportamento da Sanitana e na postura exemplar que assumiu neste forum num tópico doutro user.

    Já pedi cotação também para a solução de vidro que sugeriu. A ver vamos! Obrigado!
    • 1979
    • 19 junho 2013

     # 12

    Uma janela com vidros SGG CLIMALIT composta por vidro duplo, panilux 6mm - cam 24 - planilux 4mm, será uma boa opção em termos térmicos? E se no interior for colocado argon, será melhor?[pub][/pub]
  9.  # 13

    Colocado por: 1979Uma janela com vidros SGG CLIMALIT composta por vidro duplo, panilux 6mm - cam 24 - planilux 4mm, será uma boa opção em termos térmicos? E se no interior for colocado argon, será melhor?[pub][/pub]

    Não tem qualquer interesse...é um vidro normal a que chamamos rasca.
  10.  # 14

    Colocado por: GL@SSRelativamente à composição do vidro para Norte, poderá dar-me alguma sugestão? Estou com algumas dúvidas: Sei que quero caixa de 16mm com argon, vidro interior Neutralux com 4mm, mas quanto ao vidro exterior, não tendo a necessidade de protecção solar, acústica ou de segurança, fará sentido que também seja um Neutralux de 6mm?
    Não faz sentido porque conseguirá apenas uma melhoria em cerca de 1% em coeficiente térmico...em termos de factor solar irá reprimir o calor que o vidro possa oferecer-lhe através da reflexão,em cerca de 10%...............a melhor solução para este tipo de vidro para si é a seguinte!

    6mm.float/cx.16mm.argon/4mm.neutralux 0................conseguirá um valor UG de 1,0 e um factor solar de 0,53

    Se colocar um vidro de...

    6mm.neutralux s/cx.argon 16mm./4mm.neutralux 0 ficará com valores da ordem de;...................valor UG de 0,90 e um factor solar de 0,41 (corta-lhe o calor do sol como um bom vidro de control solar).

    Rocha
    • 1979
    • 20 junho 2013

     # 15

    E da sgg climalit, qual o melhor vidro a aplicar em termos térmicos?
  11.  # 16

    Você pode colocar vidros de controlo solar a sul, mas não irá ter estores exteriores?

    Eu por acaso estou reticente quanto à colocação de vidros com controlo solar, isto porque é muito bom no verão, se bem que deixam na mesma entrar o calor do sol se não forem protegidos com sombra... Deixam "passar" menos, mas deixam na mesma, por isso se quiser que não entre calor pelo vidro então "sombrei-o".
    No inverno o pouco sol que poderá fazer nessa fachada a sul, como não é um sol intenso, não irá aproveitar o calor que a natureza lhe daria...

    Eu acho que faz mais sentido, colocar bons vidros de baixa emissividade, em todas as fachadas, e nas fachadas que levam com mais sol optar por sombreamentos nessas horas de exposição, assim no inverno você ganha um calorzinho e não gasta esse "calorzinho" na climatização...

    Tem de ver as situações que podem acontecer :)
    Concordam com este comentário: alexp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  12.  # 17

    Os sombreamentos muitas vezes são feitos com materiais bons condutores que projectam muito calor na direcção do caixilho e do envidrado...um vidro de control solar consegue suprimir o calor reflectido por esses materiais de sombreamento,se observarem a temperatura entre a janela e o material de sombreamento no pico do calor,poderão verificar que a temperatura é altíssima e que é absorvida pelo vidro e pelo caixilho,assim sendo deve-se colocar um vidro de control solar mesmo que tenha sombreamento,visto que regra geral estes vidros de control solar são tão bons como os vidros de baixo emissivo para dar conforto em termos de poupança energética.

    Rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  13.  # 18

    Para além disso vamos ter mais tempo para observar a paisagem sem os sombreamentos estarem a estorvar a vista né?
  14.  # 19

    Mas você está a falar somente dos somebreamentos de estores... Podem ser muitas mais coisas... palas, arvores, uma especie de pergola... Tudo depende...

    Eu pessoalmente não tenho tenções de colocar vidros de controlo solar, porque é a tal coisa... 50% do calor entra na mesma pelo vidro controlo solar... Isto no verão... No inverno você não ganha nada com isso... E depois também existem outras coisas... Você vai estar às 2, 3 ou às 4 horas da tarde à frente do vidro no verão? Primeiro pode deixar a casa a ventilar se optar por oscilo batente por exemplo... E se chegar a casa às 7 ou assim , dependendo daquilo que fez poderá ter influenciado para não sobreaquecer a casa... Agora no inverno não... No inverno o pouco sol que poderia aproveitar não irá aproveita-lo, já que no inverno, de certeza que não deixaria a casa a ventilar, isto é, se conjugar um bom isolamento, o calor que entra pelo vidro nessas horas da tarde, fica retido dentro da casa e quando você chega às 7, a casa está amena...


    Não digo que não haja vantagens, porém na minha óptica de ver não são lá muitas... Já que existem outras formas de fazer com que o sol não incida directamente no vidro... Mas não há outra forma de conseguir o calor do Sol sem ser pelo Sol...
  15.  # 20

    Colocado por: lfvmagalhaesMas você está a falar somente dos somebreamentos de estores... Podem ser muitas mais coisas... palas, arvores, uma especie de pergola... Tudo depende...

    O calor em casos extremos existe sempre no ar e na rua e este projecta-se nos envidrados e nos caixilhos,à sombra eu já vi caixilhos com mais de 80º de temperatura...

    Colocado por: lfvmagalhaes50% do calor entra na mesma pelo vidro controlo solar
    Pode não ser verdade o que diz se usar vidros adequados poderá ter um factor solar de 27% ou até menos...50% não é considerado um vidro de control, solar.

    Colocado por: lfvmagalhaesNo inverno você não ganha nada com isso
    Porquê?

    Colocado por: lfvmagalhaesVocê vai estar às 2, 3 ou às 4 horas da tarde à frente do vidro no verão?
    o calor entra pela casa a dentro sem estar perto do vidro.

    Colocado por: lfvmagalhaesPrimeiro pode deixar a casa a ventilar se optar por oscilo batente por exemplo...
    Por vezes e que são muitas;abrir uma janela é fazer entrar a caloraça para dentro de casa!

    Colocado por: lfvmagalhaesAgora no inverno não... No inverno o pouco sol que poderia aproveitar não irá aproveita-lo
    É aproveitado na mesma porque os vidros de control solar têm uma capacidade de absorção energética resultante do reflexo energético até uma determinada temperatura...

    Colocado por: lfvmagalhaesisto é, se conjugar um bom isolamento, o calor que entra pelo vidro nessas horas da tarde, fica retido dentro da casa e quando você chega às 7, a casa está amena...
    Isso acontece com as propriedades do vidro de control solar,o vidro de control solar só corta o calor a partir de uma determinada temperatura a partir de mais de 25º+-................um vidro de control solar em zona extensa de calor só traz muita vantagem,é um erro colocar vidros com factor solar de mais de 50%...o calor da rua não vem só do sol;vem do reflexo energético do ambiente e até do ar.
 
0.0233 seg. NEW