Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    O meu pai tem uma conta bancária em que é o segundo titular e a minha avó é o primeiro.
    Quando a minha avó falecer, a conta é só do meu pai ou tem de partilhar o dinheiro com os irmãos?

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Colocado por: MonicaFa conta é só do meu pai ou tem de partilhar o dinheiro com os irmãos?


    Se, como tantas vezes acontece, o dinheiro que está depositado é do seu avô, o seu pai tem que partilhar com os irmãos.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonicaF
  3.  # 3

    Colocado por: MonicaFa conta é só do meu pai ou tem de partilhar o dinheiro com os irmãos?

    De quem é o dinheiro?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonicaF
  4.  # 4

    Metade do dinheiro pertencerá ao seu pai, a outra metade ao seu avô e será essa metade dividida pelos herdeiros, ou seja os filhos e a mulher se ainda estiver viva.Só assim não será se os herdeiros provarem que o dinheiro que está na conta pertence apenas ao seu avôs não também ao seu pai. Essas contas costumam trazer muita confusão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MonicaF
  5.  # 5

    A conta está no nome dos dois. Sendo a minha avó o primeiro titular e o meu pai o segundo titular.
    A conta tem lá dinheiro só da minha avó.
    • El_58
    • 18 junho 2013 editado

     # 6

    Se há dois titulares qualquer um pode movimentar a conta. Até aqui é pacífico, salvo convenção em contrário na própria conta bancária obrigar às duas assinaturas. Ser primeiro ou segundo titular é igual...

    Este expediente é usual, uma vez que por morte da sua avó, o seu pai pode levantar esse dinheiro e dividi-lo com os irmãos sem que seja declarado à herança e evitar impostos sobre o mesmo.

    Agora se não for essa a intenção e, como disse antes, o dinheiro é da sua avó mesmo, os restantes herdeiros tendo conhecimento disso e não recebendo a sua parte, podem arranjar um processo ao seu pai por apropriação indevida do dinheiro.

    Mas advogados podem esclarecer melhor isso...
  6.  # 7

    Colocado por: Maria LuísaEssas contas costumam trazer muita confusão.


    Colocado por: MonicaFA conta tem lá dinheiro só da minha avó.


    Colocado por: Erga Omneso dinheiro que está depositado é do seu avô, o seu pai tem que partilhar com os irmãos.


    Não tem nada de confuso..... :)
  7.  # 8

    Obrigada a todos, fiquei completamente esclarecida!
  8.  # 9

    Sendo o dinheiro da sua avó por morte dela será dos herdeiros legais se não houver testamento.
    • kote
    • 19 junho 2013

     # 10

    já agora: quando se herda por morte do pai por exº, paga-se imposto sobre o que ser herda? qual a %?
  9.  # 11

    Colocado por: kotejá agora: quando se herda por morte do pai por exº, paga-se imposto sobre o que ser herda? qual a %?


    Neste caso das contas bancárias (entre outros) os filhos são isentos de Imposto de Selo, pelo que (que eu me lembre) não pagam nenhum imposto..

    Cumps
    Concordam com este comentário: Casas_do_Rio
 
0.0153 seg. NEW