Iniciar sessão ou registar-se
    • Gaza
    • 19 junho 2013 editado

# 1

Boa tarde,
    O que me faz abrir este tópico prende-se somente com uma questão: o consumo medido pelos contadores digitais do Bi-Horário. Quem garante que o consumo medido está correcto? Já falei com a EDP e garantem-me (naturalmente!!!) que não há qualquer anomalia no contador. O que se passa é o seguinte: a minha mãe tem a mesma potência contratada que eu, lampadas, televisões, máquinas de lavar, exaustor, etc em funcionamento quase permantente e paga uma média de 67€ por mês em tarfifa simples com um contador analógico do tempo da avózinha... Eu tenho um digital em tarifa bi-horária, em que praticamente nunca está ninguém em casa durante o dia e quando está é apenas com o portátil ou tv ligada, em que a máquina da roupa é ligada no máx. 2 vezes por semana e sempre no periodo mais económico e a afctura ronda sempre os 60€€€ Como é possivel uma diferença tão pequena? Como é possivel eu pagar tanto? Já falei com várias pessoas com contadores digitais bi-horário e todas elas se queixam do mesmo, mas não sabem como provar!!! Deixem por favor os vossos feedback. Concordam que as medições são aldrabadas?
    Concordam com este comentário: rita.cba.goncalves
  1.  # 2

Qual a potência contratada na sua casa e da sua mãe?
    Tipo de contador: mono/trifásico?
    As contas que está a ver são estimativas ou reais?
  2.  # 3

se tem duvidas pode instalar um medidor de energia na entrada junto ao disjuntor principal...
    e veja se o relógio do bi-horario está certo
    Concordam com este comentário: FD
    • Gaza
    • 19 junho 2013

# 4

A potencia em ambas as casas é de 4,6Kva. O contador é monofásico e os consumos que referi são reais, enviados por mim. O relógio apresenta a hora correcta. Já andei a pesquisar esse tipo de medidor "geral" mas ainda não tive possibilidade €€€ de comprar um. Obrigado pelas prontas respostas.
    • hangas
    • 19 junho 2013 editado

# 5

Eu tenho um contador multi-horario digital num T2 e pago menos de 30E por mês.
    Note que mesmo quando não está ninguem em casa, deve ter o frigorifico ligado pelo menos. E possível que tenha outros equipamentos ligados de que não se esteja a recordar, nem que seja em stand-by. Isto para dizer que o consumo não é zero quando não está em casa.

O contador à partida está calibrado e aferido. Mas também pode confirmar facilmente isso. O contador deve ter uma luzinha que pisca X vezes a cada KW - normalmente diz lá qual esse numero de vezes- imaginemos que é 1000 impulsos/KWh. Se desligar tudo e ligar APENAS uma carga com 1000W, deverá piscar 1000 vezes no espaço de uma hora. É uma questão de ligar algo que saiba exactamente o consumo (por exemplo uma lampada incandescente de 100W) contar os impulsos durante 1 ou 2 minutos e fazer as contas.

Além disso não pode comparar Euros com Euros tem que comparar Kwh com Kwh. Pode-se dar o caso de nao terem o mesmo tipo de contrato.
    Concordam com este comentário: rita.cba.goncalves
    • Gaza
    • 19 junho 2013

# 6

Multi-horário? E a sua tarifa é o bi-horário? Já agora, se não é indiscrição, é cliente de que empresa? Eu sei que o consumo nunca é zero, tenho o frigorifico ligado, o resto desligo tudo na tomada, nem sequer deixo luzes em stand-by.
    •  
      FD
    • 19 junho 2013 editado

# 7

Se não tem um desses medidores, pode fazer as coisas doutra forma.

Pegue num aparelho portátil que consuma muita energia, um aquecedor, por exemplo.
    Na sua casa, desligue tudo mas, mesmo tudo da corrente - tem que ser mesmo da corrente, não pode ser só desligado no botão.
    Vá ao contador e anote a contagem com tudo desligado. Em princípio, não haverá consumo pelo que será fácil ver a contagem.
    Ligue apenas e só o aquecedor na potência máxima.
    Ao mesmo tempo, ligue um cronómetro e conte 10 minutos.
    Quando chegar a 10 minutos, desligue o aquecedor da corrente e vá ao contador tirar a contagem.
    Esta acção dar-lhe-á o valor de quanto o aquecedor consumiu em 10 minutos.

Repita a operação noutra casa, com outro contador e compare os resultados.

É possível que em contadores digitais só apareçam os kWh e não as medidas decimais, nesse caso, tem que estender o período do teste ou usar um aparelho que consuma mesmo muita energia.
    Se possível inicie a contagem imediatamente a seguir à passagem de um kWh.
  3.  # 8

Colocado por: GazaO contador é monofásico e os consumos que referi são reais, enviados por mim.
    Tem o gasto anual da sua casa e já fez a média mensal?
    Não estará a pagar de 2 em 2 meses e a sua mãe mensalmente?
  4.  # 9

Colocado por: GazaMulti-horário? E a sua tarifa é o bi-horário? Já agora, se não é indiscrição, é cliente de que empresa? Eu sei que o consumo nunca é zero, tenho o frigorifico ligado, o resto desligo tudo na tomada, nem sequer deixo luzes em stand-by.

O meu é TriHorario, EDP, Serviço Universal (Tarifa Regulada de Transição), e deixo tudo em StandBy; TV, Box da Zon, carregadores dos portáteis... T2 com duas pessoas e o fogão a gás (forno electrico, claro).
    • Gaza
    • 19 junho 2013

# 10

Sim, já fiz a média. E as facturas são mensais em ambos os casos. Era bom que fosse de 2 meses. Mudei à uns meses de bimensal para mensal pk já não aguentava as facturas de 120 Euros!!!
    • Gaza
    • 19 junho 2013

# 11

Colocado por: hangasO meu é TriHorario, EDP, Serviço Universal (Tarifa Regulada de Transição), e deixo tudo em StandBy; TV, Box da Zon, carregadores dos portáteis... T2 com duas pessoas e o fogão a gás (forno electrico, claro).

Então algo de muito errado se passa em minha casa. Acho que mais esforço de poupança do que aquele que faço é impossivel... Menos de 30 € que vc paga face aos meus 60€. Não tem conta-certa?
  5.  # 12

Colocado por: mafgodTem o gasto anual da sua casa e já fez a média mensal?
    Não estará a pagar de 2 em 2 meses e a sua mãe mensalmente?

Também tenho essa suspeita.
    Se quiser acompanhar o seu consumo, faça o seguinte: Aponte regularmente (todos os dias/semanas/meses, como entender suficiente) o consumo real num excel.
    Faço isto regularmente e cheguei à conslusão que gasto em média 6KWh por dia.
  6.  # 13

Colocado por: GazaEntão algo de muito errado se passa em minha casa. Acho que mais esforço de poupança do que aquele que faço é impossivel... Menos de 30 € que vc paga face aos meus 60€. Não tem conta-certa?

Sim tenho. É de facto um pormenor importante! Mas também é importante dizer que o acerto no final do ano é residual, e algumas vezes a meu favor.
    No primeiro ano de contrato comecei com um valor de 23/mês e actualmente vai em 31/mês. Ou seja o consumo médio da conta certa é muito perto do real.
    • Gaza
    • 19 junho 2013

# 14

Colocado por: hangasSim tenho. É de facto um pormenor importante! Mas também é importante dizer que o acerto no final do ano é residual, e algumas vezes a meu favor.
    No primeiro ano de contrato comecei com um valor de 23/mês e actualmente vai em 31/mês. Ou seja o consumo médio da conta certa é muito perto do real.
    Sendo assim é de louvar. Porque conheço pessoas que me dizem ah e atl eu pago pouco...e depois no principio do ano levam com pancadas de 100 ou 200 euros

Colocado por: hangasTambém tenho essa suspeita.
    Se quiser acompanhar o seu consumo, faça o seguinte: Aponte regularmente (todos os dias/semanas/meses, como entender suficiente) o consumo real num excel.
    Faço isto regularmente e cheguei à conslusão que gasto em média 6KWh por dia.

Hangas, também tem contador bi-horário? A que conclusão é que chegou? O que eu refiro não é a disparidade entre consumo real e consumo estimado. O que refiro é o rigor da contagem do kwh no contador
  7.  # 15

Caro Gaza. Como é feito o aquecimento da água, gás ou elétrico?
    Placa eletrica ou gás?
    Não usa aquecedor, ar condicionado?

Qualquer contador pode estar errado, ser de bihorário ou não é igual. O problema específico que alguns bihorários podem ter e o erro no relógio.
    • Gaza
    • 19 junho 2013

# 16

Colocado por: dfserraCaro Gaza. Como é feito o aquecimento da água, gás ou elétrico?
    Placa eletrica ou gás?
    Não usa aquecedor, ar condicionado?

O aquecimento das aguas é feito a gás. A placa é electrica mas nunca cozinhámos em casa. Não tenho aquecedor ou ar condicionado.
    Sim, qualquer contador pode apresentar erros, mas quem nos garante, a todos nós, que por exemplo não estámos a consumir um kwh e o contador a marcar 2?
  8.  # 17

Claro que o contador pode estar eerrado. O que disse é que não está errado apenas pelo facto de ser bihorário.

Devia também verificar se realmente lhe compensa o bihorário, pode estar a pagar mais com essa tarifa, embora esses valores não podem vir apenas daí.

Realmente o consumo que apresenta é demasiado elevado para o que diz consumir. Ou está-nos a escapar algo que esteja a consumir em demasia, ou há mesmo erro no contador.
  9.  # 18

Colocado por: GazaSendo assim é de louvar. Porque conheço pessoas que me dizem ah e atl eu pago pouco...e depois no principio do ano levam com pancadas de 100 ou 200 euros

Normalmente as pessoas preocupam-se demasiado com o custo mensal e não com o quantidade que consomem e a que custo. Pode parecer a mesma coisa mas não é. Uma coisa é pagar X euros por mês, outra é consumir o que representam esses mesmos X euros por mês. E para isso é preciso controle monitorização. E não são precisos aparelhometros caros para o efeito. Basta o "trabalho" de regularmente tirar as leituras e fazer contas num "excel" ou algo semalhante. Eu faço isso para a electricidade, para a agua, para o gás e até para a carro. Sei exactamente quanto me custa cada Km que ando, incluindo todas as despesas, desde combustivel, pneus, seguros, manutenção e até a uma simples lavagem. :) Sei por exemplo que cada Km em média me custa 0.22€

Colocado por: GazaHangas, também tem contador bi-horário? A que conclusão é que chegou? O que eu refiro não é a disparidade entre consumo real e consumo estimado. O que refiro é o rigor da contagem do kwh no contador

No meu caso agora é tri-horario. O contador é o mesmo de quando era bi-horario, foi só uma alteração dos ciclos. Quando ao rigor parece-me estar a contar bem, o relogio (agora) está certo e as leituras parecem estar correctas. Estou por acaso a fazer um "aparelhometro" para fazer e registar o consumo segundo a segundo para meu controlo, mas tenho mais confiança no da EDP que no meu :)
  10.  # 19

isso dos contadores recentes acho que tem que se lhe diga... vários exemplos: onde vivia antes, só 2 pessoas, pouco tempo em casa, electricidade só mesmo para lâmpadas (tds económicas excepto as do wc) e para cilindro e tomadas: sem máquinas e cozinhar era a gás. sempre com alguns dias por mês fora de casa onde era tudo desligado, excepto frigorífico claro. e pagava mesmo assim 50€ e tds diziam ser impossível... mudamos de potência e nada, no entanto podia ser do cilindro, antigo, que consumisse muito...

segundo exemplo: renovação total no apartamento da minha irmã, por isso electricidade, electrodomésticos A e contador, tudo novo... mas paga uma média de 360€ por mês!! e são só duas pessoas e 3 bebés (que gastam muita roupa a lavar mas mais nada de especial nestas idades), por isso, acha-se que o problema é mesmo do contador...

terceiro exemplo: a mãe do meu cunhado tinha contador antigo, vivia com o marido e um filho com deficiência e pagava vamos dizer 35€ por mês; ambos faleceram e trocou há pouco tempo de contador para um novo qd mudou de potência ou assim, agora, sozinha, consegue pagar quase o dobro!! nunca mudou de hábitos nem nada, aí o problema temos mesmo a certeza do contador!!

e quarto exemplo: na casa que ando a reconstruir tinha dois contadores (um para cada piso), queremos só o correspondente à que vai ser a entrada principal da casa, que por acaso é dos antigos. O do outro lado estava desligado de tudo (mesmo, foi verificado) e mesmo assim dava luzinha praí de 5 em 5 segundos (luz que corresponde a 2kW)!! como é possível?? já foi lá a EDP tirá-lo, mas nada comentou sobre as luzes e os números sempre a subir de um contador com ligação cortada...

vou fazer os possíveis para não mudar o meu velhinho contador, porque acho que realmente algo se passa com os novos (ou os antigos contavam pouco, mas isso já é favorável a mim hehehe, mas não creio)....
  11.  # 20

Eu ando numa fase em que já não confio em muita coisa e muita gente...
    Concordam com este comentário: eu

0.0227 seg. NEW