Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Peço a vossa colaboração para a seguinte questão : Que dimensões se podem considerar mínimas ou aceitaveis para uma moradia terrea com dimensões normais. Esta situação surje-me porque tenho a hipotese de um negócio para compra dum terreno que me agrada, mas antes um bocado de história....

    Vivo à 10 anos numa moradia t3 que muito me agrada (casa, local, vizinhos, urbanização) num terreno de 180m2, com cave, rc, 1º andar e sotão legal ou seja é um autêntico 2ª andar(cada andar tem uma area bruta de +/-80m2), antes tinha vivido 15 anos num apartamento t2. Como podem imaginar o exercício é muito e conheço todos os degraus (27 por andar....), mas como não caminhamos para novos desde à cerca de 5 anos tenho procurado um terreno que me agradasse.

    E a situação é a seguinte, tenho um vizinho a menos de 1 km com um terreno com 10.000m2 que está disposto a vender-me uma parcela por meio de "destaque", já intendi que me pretende vender um canto mas em relação às dimensões tenho duvidas que quanto precisarei. Em termos gerais posso adiantar que lado este(tenho um rua), do lado norte(tenho uma rua/caminho que o pdm municipal prevê no futuro ser uma rua e o dono disse que iria deixar uma margem de 3 metros para eventuais problemas como aumento da rua e eventual passeio) e do lado oeste e sul ficava terreno.

    Se quiserem fazer perguntas estejam á vontade,

    Qual o terreno mínimo para uma moradia térrea (para uma pessoa que não se quer dedicar à agricultura(sei que vou precisar de algumas zonas verdes mas não é o meu forte))..... as primeiras conversas estavámos nos 14m(este)x50m(norte).

    Nota 1 : Desconheço no futuro o que dono pretende fazer mas penso que quererá um dia fazer uma urbanização,
    Nota 2 : A ideia que tinha é ficar com mais ou menos com a mesma área útil que tenho actualmente com alguma compensão nos arrumos, aumentar ligeiramente a cozinha e zona de convivio.


    Desde já agradecido
  2.  # 2

    Boas, julgo que para o efeito desejado um terreno entre os 600 e os 800 m2 serve perfeitamente e na minha ideia uma casa térrea com 120 m2 e 30 m2 de garagem é o idial.
    contudo não sei se é o pretendido.

    Bons negócios.
  3.  # 3

    Verifique primeiro qual a capacidade de edificação que essa parcela de terreno ( 700 m2 ) permite. Para tal terá de ir à câmara ou informar-se junto de um técnico que consulte o PDM e veja o que se pode ou não fazer. Há n casos de grandes parcelas que são abrangidas muitas vezes por mais do que uma classe de espaços e pode ser que lhe queiram vender a que tem menor capacidade ou mesmo nenhuma.
    Os 14 m podem ser curtos uma vez que terá de deixar afastamentos mínimos da construção aos muros.

    www.gabineteop.com
  4.  # 4

    marder
    com o devido respeito, está a caminhar para uma meia argolada, ora se quer melhorar a sua qualidade de vida e investir num terreno para construir, não deve encarar isso em termos matemáticos, ou seja repare que para a sua ideia de casa até pode começar por uma área de 500 m2 de terreno, mas isso não funciona assim, esse terreno lá terá as suas particularidades especificas e será um erro pegar na figura geométrica e "tirar uma faixa de x m2 pois poderá, quer em termos funcionais quer em termos de exposição solar quer em termos climatéricos quer em termos de forma quer em termos de acesso, enfim uma série de pontos, não ser a melhor forma.
    a meu ver devia pedir a um arquitecto que o orientasse na melhor forma de destacar uma parte desse terreno.
  5.  # 5

    Marder,

    além do já dito tenha em atenção as possíveis cedências à via pública, os coeficientes de ocupação do solo etc. Tenha ainda em conta a frente com que vai ficar essa parcela, e as orientações solares da mesma.

    Se calhar como disse o Marco, seria bom pedir uma aconselhamento a um Arquitecto antes de efectivar o destaque.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  6.  # 6

    Tudo o que foi dito acima e mais:
    - dá a entender ser um terreno rústico (mesmo que esteja dentro dos limites de uma localidade e rodeado de casas pode ser), e a ser, há tamanhos mínimos para que se possa construir e que variam de câmara e podem ser enormes....
    - mesmo que possa construir com uma área pequena (<1000m2 por ex.) convém também saber qual a percentagem máxima de ocupação no solo (senão, lá terá de construir uma casa com vários pisos)
    - o terreno pode pertencer a várias zonas do PDM, tenha a certeza que onde lhe propõe vender pode construir (basta um metro dentro de uma área proibida!)
    - antes de comprar o terreno tenha a certeza absoluta, preto no branco, e da câmara, com o que pode realmente construir e o quê (área, pisos,....)
    Concordam com este comentário: xana, Dj_C
  7.  # 7

    Viva,

    Já considerando os alertas de comentários anteriores, tenha ainda em atenção que um terreno com 14m X 50M não apresenta a melhor das proporções. Irá condicionar um pouco a forma da casa. Tente negociar algo mais quadrado. No entanto a forma do terreno a negociar também deve ter em conta a orientação, proximidade a vias de acesso.

    Em que conselho é ? Também é conveniente confirmar os índices de edificabilidade e afastamentos relativamente à construção a cumprir.

    Não se arranja umas fotos aéreas ? Mesmo do Google ?

    Boa sorte
 
0.0116 seg. NEW