Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Existe alguma forma de fixar um varão roscado ao tecto falso? Isto é, a ideia é suportar um candeeiro (5kg o conjunto já com varões, e 2 apoios) com este tipo de "pendural", sem recorrer a bolachas, etc...
    Sei que existem buchas próprias para pladur, existem buchas para varão roscado, mas existe algo entre estas duas coisas...?
    Obrigado.
  2.  # 2

    Sim, existem buchas para gesso cartonado para parafusos ou varão roscado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Amaro
  3.  # 3

    Obrigado Rui.
    As que refere são aquelas expansivas certo?
    E existe para varão de 6 ou 8?
  4.  # 4

    Pode ser destas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Amaro
      bucha1.jpg
  5.  # 5

    Ou destas..
      bucha2.jpg
  6.  # 6

    Varão de 8?!! Isso é mais do que um exagero....
  7.  # 7

    hum...
    tambem penso que o de 6 seja suficiente, o problema é mantê-lo perfeitamente aprumado..
    Ok.
    obrigado!
    • PAFR
    • 25 junho 2013

     # 8

    Não sei qual a diferença de altura entre o tecto falso e a laje, caso seja pequena, pode perfeitamente comprar uma broca mais comprida e fazer um furo através do gesso diretamente a laje.

    Com um varão de 6 e uma bucha de latão é mais so que suficiente, após apertar o varão em condições, garanto que não cai.

    Para fazer o teste, pode-se pendurar no varão, se estiver bem feito e apertado não cai.

    Trabalhei em tetos durante algum tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Amaro
  8.  # 9

    E se a lage for aligeirada com são a maioria delas?
  9.  # 10

    E se a lage for aligeirada com são a maioria delas?

    cai estatelado no chão, trazendo o tecto atrás.
    • PAFR
    • 25 junho 2013

     # 11

    Se tiver maneira de saber onde encontram-se as vigotas, a solução que mencionei é a ideal.

    Também poderá colocar um reforço em mdf, mas terá que abrir o teto para o fazer, e tendo que abrir é preferível a colocação do varão.

    O candeeiro que pretende colocar, possui alguma peça de ligação ao teto? que ao fazer um pequeno buraco de 2/3 cm, o tape?

    se tiver é o suficiente, abrir esse pequeno buraco, para ver onde estão as vigotas e colocar o varão (se ficar torto não terá grande importancia visto o peso do candeeiro ser pequeno).

    Não sei como o teto foi montado, mas tambem poderá fixar o candeeiro a estrutura do tecto, isto é, aos perfis que suportam as placas de gesso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Amaro
  10.  # 12

    Colocado por: PAFRse tiver é o suficiente, abrir esse pequeno buraco, para ver onde estão as vigotas e colocar o varão (se ficar torto não terá grande importancia visto o peso do candeeiro ser pequeno).

    as vigotas são afastadas 50\60cm entre si, acha mesmo que fazendo um furo de 2\3cm vai adiantar alguma coisa?

    Colocado por: PAFRNão sei como o teto foi montado, mas tambem poderá fixar o candeeiro a estrutura do tecto, isto é, aos perfis que suportam as placas de gesso.

    o candeeiro vai ter que ficar ao centro (ou onde está definido) e não vai poder andar com ele á procura do melhor sitio para o fixar,

    a solução do Rui A. B. é a mais indicada para pesos até os 5Kgs, acima disso tem que ir ao tecto real seja lá como for.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Amaro
  11.  # 13

    Colocado por: PAFRse tiver é o suficiente, abrir esse pequeno buraco, para ver onde estão as vigotas e colocar o varão

    E se o tecto falso tiver isolamento la de vidro ou coisa do género,como vai depois encontrar o tal buraco para depois colocar a bucha e varão?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Amaro
    • PAFR
    • 25 junho 2013

     # 14

    Se tiver lã de rocha, facilmente consegue abrir um buraco na mesma para ver.

    Se tiver uma lã de rocha densa, ou outro tipo de material será mais complicado.

    Pelo que percebo, não sabe como o teto foi feito, consegue perceber onde estão os perfis do teto? será melhor fixar a estes perfis.

    Se quiser e gostar de fazer um pouco de bricolage, posso dizer-lhe como abrir um pequeno negativo no tecto e volta-lo a fecha-lo, tendo em conta que será necessário fazer o barramento das juntas e pintura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Amaro
    •  
      alv
    • 26 junho 2013

     # 15

    Vivam!
    Pladur, gessos, cá estou.
    Coitado do Nuno, tanto comentário e poucas conclusões.
    Para um candeeiro de 5 kg, partindo do principio que tem dois apoios, estes farão uma força de 2.5kg cada. Assim, partindo do principio que pode afastar essas fixações de cerca de 25 a 30cm, então cada uma delas com uma simples bucha expansiva daquelas que o Rui postou, suportará até três quilogramas sem nenhuma precaução especial.
    Se apanhar um perfil, que pode detectar com um detector de metais ou um íman, então aparafuse directamente ao perfil. Existem depois mil e duas soluções diferentes para resolver o caso, mas estas são as mais correntes e qualquer loja dos ch tem buchas expansivas.´Só tem de ter cuidado com aquilo que detalho seguidamente:

    Uma chamada de atenção para os mais distraídos sobre a foto do post #4 do Rui: Já chamei a atenção noutro textos que essas buchas se caracterizam pelo diâmetro do parafuso, podendo ser as mais vulgares de 4 a 8mm, coisa que é fácil de entender em função da peça a fixar, mas também se caracterizam pela coisa que eu não tenho a certeza do nome correcto (espero que alguém das buchas me diga se estou certo) mas a que chamo normalmente de "caixa". A "caixa" é a espessura para a qual a ducha está preparada para apertar, seja numa placa, seja num painel de madeira: Para o mesmo diâmetro de buchas, por ex.., 6mm, existem buchas preparadas para painéis ou placas de gesso laminado - PGL de 10 a 20mm, outras de 20 a 30mm, outras de 30 a 40mm (não tenho a certeza destes valores, mas são à volta disto) e ou seja, uma bucha para uma PGL de 13mm não é a mesma que para duas PGL de 13 nem funcionam uma na outra e vice-versa.
    Vejo muitas vezes em obra serem aplicadas indistintamente umas e outras sem qualquer critério e vejo depois as reacções das pessoas, sobretudo os impropérios que mandam para o ar a dizer que esta coisa das PGL é uma porcaria que não se pode fixar nada que, que...mas o material tem sempre razão.
    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Amaro
    • PAFR
    • 26 junho 2013

     # 16

    Para um candeeiro de 5 kg, partindo do principio que tem dois apoios, estes farão uma força de 2.5kg cada. Assim, partindo do principio que pode afastar essas fixações de cerca de 25 a 30cm


    Concordo, no entanto, apenas ressalto um problema, que tem a ver principalmente com a segurança.

    Como normal em habitações, deve ter sido usado gesso de 13mm ou 15mm, agora ponham 5 kg numa placa destas, considerando que estamos a falar de uma carga pontual (um ponto de fixação) e não numa carga distribuída (dois ou mais pontos de fixação).

    Com o passar do tempo, posso garantir que o gesso vai ceder, pelas mais determinadas razões, vão limpar o candeeiro, alguma corrente de ar que fará abanar o candeeiro entre outras variáveis, que com o decorrer do tempo vão fragilizando esta zona. Já para não falar se o tecto apanhar um pouco de humidade.

    A solução que apresentei, apenas tem em conta a segurança, porque se um dia o candeeiro cair pelo gesso ter cedido, não será muito agradável cair em cima de alguém, especialmente se existirem crianças no local.

    Falo com conhecimento de causa, já realizei várias reparações em lojas comerciais devido a este problema, e muitos dos casos com projectores que não pesam 5 kg.
    Concordam com este comentário: Nuno Amaro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Amaro
  12.  # 17

    Obrigado a todos pelo brainstorming da coisa.
    A solução do Rui também me parece possível, com a bucha expansível.
    Os pontos de fixação ficarão afastados bem mais que 30cm, cerca de 1.70m. Estamos a falar de uma régua de luz dentro duma calha de alumínio, com os tais 2 pontos de fixação. No entanto o conjunto não pesará mais que 5kg. Queria evitar um terceiro ponto de fixação, mas se tiver que ser para redistribuir a carga...
    Mudei-me à pouco tempo, não tenho a certeza se existe de facto isolamento acústico sobre o gesso, e é uma questão pertinente, mas penso que só há uma maneira de saber.
    Acredito que o gesso deverá ter 13 ou 15mm, é o mais corrente.
    A distância ao tecto real parece-me ser bastante curta, portanto também poderá ser uma hipótese.
    • PAFR
    • 27 junho 2013

     # 18

    Se estamos a falar de uma regua de iluminação, só falta saber se a mesma ficará encostada ao tecto ou terá uns tirantes.

    Se ficar encostada ao tecto, e com o comprimento que fala, poderá perfeitamente segura-la aos perfis do tecto, que deverão estar de 50 em 50 cm.

    Caso sejam tirantes e os possa ajustar, também poderá fixar a estrutura do tecto, como falou os pontos de fixação afastados cerca de 1,70, e como disse anteriormente caso os possa ajustar, poderá colocar os apoios afastados de 1,50m ou de 2,00m, deste modo poderá fixar a estrutura do tecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Amaro
  13.  # 19

    A ideia será sempre colocar o conjunto suspenso com os varões (a cerca de 1m. de altura do gesso, que penso ser a dimensão standard destas peças), garantindo pelo menos 2 pontos de fixação. Tentar "acertar" na perfilagem do tecto falso é mais fácil que levar a fixação ao tecto real...
    Com esta informação vou ver o que sai daqui.
    Ok, obrigado.
  14.  # 20

    Colocado por: PAFRSe ficar encostada ao tecto, e com o comprimento que fala, poderá perfeitamente segura-la aos perfis do tecto, que deverão estar de 50 em 50 cm.

    Isto se os perfis do tecto estarem perpendiculares à armadura, se forem paralelos...nicles!!!
 
0.0223 seg. NEW