Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Mais uma vez apelo à vossa ajuda.
    O meu senhorio ha mais de um mês que não nos passa recibos ( e nós temos um contrato de arrendamento), o que posso fazer?
    Estive também a ver o recibo que ele me enviou por email e não tem assinatura e tem uma alínea que diz "Sem retenção de IRS ao abrigo do n.º1 do art. 9º do Dec. Lei 42/91 de 22 de Janeiro", isto quer dizer que o valor da renda não pode ser colocado no IRS?
    Caso necessário, posso anexar aqui o recibo.

    Obrigada
  2.  # 2

    O facto de não os emitir atempadamente, não quer dizer que não os declare.

    Quanto à alinea "Sem retenção..." só quer dizer que você NÃO é um sujeito passivo de IVA com obrigação de reter valores e os entregar ao estado. Isso é normalmente usado quando o inquilino é uma empresa, por exemplo, ou um invidual com actividade declarada e escrita organizada.

    O que você deve fazer é ir pedindo os recibos ao senhorio que vai ver que ele os irá passando...
  3.  # 3

    Obrigada pela resposta.
    Independentemente disso "não quer dizer que não os declare." eu tenho direito a eles e já os pedi "n" vezes.
    E o facto do recibo não ter a assinatura dele?
  4.  # 4

    O que é obrigatório é a identificação do senhorio (especialmente o NIF). Como assinatura qualquer rabisco não legível serve. Acho mesmo que é capaz de nem ser obrigatória.

    É verdade que você tem direito a eles, mas o seu documento de pagamento (talão de MB, cheque, etc...) também faz prova de pagamento...

    Você disse:

    O meu senhorio ha mais de um mês que não nos passa recibo


    Dá para deduzir que deve estar o último ou os dois últimos em atraso. Vai ver que lhos manda todos de uma vez. Não seja tão pessimista... Vá-lhos pedindo todos os meses, sempre que pagar...
  5.  # 5

    Obrigada :)

    Não é ser pessimista, mas temos situações pendentes de coisas para arranjar lá em casa e também isso ele descarta.
    Eu acho que pode ter que ver com o facto de nós termos enviado a carta de denúncia de contrato de arrendamento e já estarmos a cumprir os 120 dias que temos de dar antes de abando nar a casa! Enfim, um rol de situações :(
  6.  # 6

    os recibos agora são todos emitidos informaticamente,
    não é preciso ele enviar para o email, voçe pode consultar no portal das finanças os recibos que ele lhe emitiu e imprimir
    entra no portal das finanças com a sua senha e vai a "Os Seus Serviços - Consultar - Recibos Verdes Eletrónicos (Faturas-Recibo)"

    o facto de estar no recibo "sem retenção de irs" é porque o seu senhorio não factura mais de 10.000€ por ano, e por isso tem isenção de retenção, mas coçe nao tem nada a ver com isso, isso é entre ele e as finanças!!!

    se faltam recibos o que pode fazer é ir ás finanças e fazer uma denuncia, mas antes "aperte" com ele
  7.  # 7

    fsilva, você não está a baralhar um pouco a situação?

    Recibos de renda não têm de ser emitidos no portal das finanças por obrigação e no que respeita à não retenção de irs, o motivo é outro que expliquei atrás e não o que você está a dizer.

    Nada de confusões...
    Concordam com este comentário: A. Madeira, JOCOR
  8.  # 8

    Fartas de apertar com ele estamos nós e ele ignora os emails e não responde!
  9.  # 9

    Colocado por: bentoaaFartas de apertar com ele estamos nós e ele ignora os emails e não responde!


    Fazem-lhe falta para? O problema poderá estar no apertar. Quem muito aperta, por norma estraga. Vá com calma...como refere, apenas estará um ou dois recibos em atraso e tendo em conta o tempo que passou, do que vejo escrito, não se pode verificar já algum comportamento de má fé, a não ser que haja muito ainda por contar.
  10.  # 10

    Colocado por: El_58fsilva, você não está a baralhar um pouco a situação?

    Recibos de renda não têm de ser emitidos no portal das finanças por obrigação e no que respeita à não retenção de irs, o motivo é outro que expliquei atrás e não o que você está a dizer.

    Nada de confusões...
    Concordam com este comentário:A. Madeira,JOCOR


    tem toda a razão, baralhei-me completamente, as minhas desculpas!!
 
0.0163 seg. NEW