Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite! Estou a pensar comprar a pronto pagamento um apartamento T3 Duplex e garagem, com cerca de 20 anos!
    A compra sendo feita através da imobiliaria existe pouca probabilidade de eu ter problemas com as burocracias correto? ( impostos, escrituras, herdeiros se houver )
    Estou a pensar fazer algumas obras de melhoramentos, só as devo fazer depois da avaliação das finanças para fins do IMI? Ou sobre esse imposto inside o valor fixado na escritura?
    A garagem tem de ter uma escritura em separado? Já agora estou receptivo a qualquer outro conselho que me possam dar: Obrigado.
  2.  # 2

    existe pouca probabilidade de eu ter problemas com as burocracias correto?


    Depende. Se não se quer incomodar paga para que alguém o faça por si. As imobiliárias podem fazê-lo. No entanto reparei que falou em "herdeiros se houver". Antes de concretizar o negócio deve prevenir-se pedindo certidões das conservatórias onde possa verificar se o que vai aquirir está livre de onus e encargos. Ou seja, se não tem hipotecas, reservas, ou outras coisas. bem como a identificação clara do vendedor.

    A lógica é primeiro comprar, em simultâneo paga o IMT e Escrituras mais comissões da imobiliária se as houver. O valor patrimonial, se não estou em erro, não se altera por ter mudado o proprietário, salvo se ainda não tiver sido actualizado o valor. Com base nesse valor patrimonial pagará então o IMI anualmente.

    Depois de ser seu, é que fará as obras que tiverem de ser feitas. Se forem obras que não obriguem a licenciamento, o IMI não se altera. Se obrigar a licenciamento, mais cedo ou mais tarde o IMI será actualizado com as bem-feitorias que vierem a ser criadas.

    Quando à garagem, se for um outro artigo, é escriturada à parte (até acho que pode ser na mesma escritura, a compra dos dois artigos, mas não garanto...)

    Felicidades para a compra!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JUVENAL
  3.  # 3

    Colocado por: El_58até acho que pode ser na mesma escritura, a compra dos dois artigos, mas não garanto...

    garanto eu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: El_58, JUVENAL
  4.  # 4

    Colocado por: El_58Antes de concretizar o negócio deve prevenir-se pedindo certidões das conservatórias onde possa verificar se o que vai aquirir está livre de onus e encargos

    E como o faço? Vou à conservatoria do registo predial e apresento a morada do apartamento e eles fornecem me os dados?
    • 1255
    • 30 junho 2013

     # 5

    A morada do apartamento não.
    O número de Registo se souber. Ou então o nº de Artigo do apartamento.
    E o melhor é também no dia da escritura, umas horas antes, saber se não caiu nenhuma penhora sobre esse imóvel.
    Ás vezes acontece...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JUVENAL
  5.  # 6

    Colocado por: JUVENALE como o faço? Vou à conservatoria do registo predial e apresento a morada do apartamento e eles fornecem me os dados?

    Não, o vendedor é que tem que lhe dar estes documentos, caso contrário poderia fazer como disse o 1255, mas aí o vendedor estaria de má fé.
  6.  # 7

    Não, o vendedor é que tem que lhe dar estes documentos, caso contrário poderia fazer como disse o 1255, mas aí o vendedor estaria de má fé.

    Mas com o negócio será através de imobiliaria penso que a mesma terá em conta todos os procedimentos legais, correto?
    Já agora, se for para avançar com o negocio, qual o valor que darei dar como sinal? O valor do apartamento em causa é de 80.000 euros. 500€? 1000%?
    E quando deverei entregar o restante? No momento da escritura?
  7.  # 8

    Colocado por: JUVENALE quando deverei entregar o restante? No momento da escritura?

    Segundo me parece não necessita de financiamento, pelo que a imobiliária deverá marcar a escritura e o Juvenal paga a totalidade no momento da escritura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JUVENAL
 
0.0082 seg. NEW