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  1.  # 1

    Boa tarde,

    Qual consideram melhor escolha relação preço / qualidade / assistência (custo de manutenção):
    Daikin ou Panasonic:
    Ambos 1200 BTU, classe A Inverter
    Preço Daikin 499 Eur
    Preço Panasonic: 579 Eur

    Obrigado pela ajuda que puderm dar!
    • eu
    • 1 julho 2013

     # 2

    Onde consegui esses preços? Estão bastante bons... Sem mais pormenores técnicos é difícil de opinar, mas Daikin é uma marca muito boa, duvido que venda máquinas reles...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui A. B.
  2.  # 3

    Nada de secreto....no Leroy Merlin!!!
  3.  # 4

    Daikin da mesma gama deverá ser melhor que Panasonic.
    Compare rendimentos e funcionalidades!
    •  
      FD
    • 1 julho 2013

     # 5

    Assistência em Portugal não sei mas, a Daikin tem uma joint-venture com a Matsushita (nome da empresa que detém a marca Panasonic), pelo que os equipamentos, a terem características semelhantes, devem ser relativamente equivalentes em termos de qualidade e eficácia.
  4.  # 6

    Colocado por: ArkimedesQual consideram melhor escolha relação preço / qualidade / assistência (custo de manutenção):
    Daikin ou Panasonic:
    Ambos 1200 BTU, classe A Inverter
    Preço Daikin 499 Eur
    Preço Panasonic: 579 Eur

    atenção que nestes aparelhos a garantia é dada pelo vendedor, os importadores\representantes somente disponibilizam as peças caso seja problema COMPROVADO de fabrico, e no caso da loja não se responsabilizar pelo equipamento a marca somente indica um representante para fazer a assistência e a pagar pelo proprietário,

    no caso da Daikin a gama é exclusiva das grandes superfícies (serie A e ARX) e tem algumas diferenças da restante gama,

    a estes preços ainda tem que adicionar a montagem, o que acaba por não ficar muito longe da restante gama num instalador autorizado,



    e isto se os equipamentos em causa não forem de importação paralela.
  5.  # 7

    Colocado por: FDAssistência em Portugal não sei mas, a Daikin tem uma joint-venture com a Matsushita (nome da empresa que detém a marca Panasonic)

    a Panasonic e a Daikin são ambas marcas do grupo industrial Matsushita, partilhando algumas das fabricas e dos componentes, mas com algumas gamas completamente diferentes entre si.

    Em portugal a Daikin é representada pela Daikin AirConditioning Portugal SA e a Panasonic é representada pela Sonicel SA.
  6.  # 8

    Colocado por: jorgealvesatenção que nestes aparelhos a garantia é dada pelo vendedor, os importadores\representantes somente disponibilizam as peças caso seja problema COMPROVADO de fabrico,

    Então mas não funciona assim em qq loja e em qq bem?...

    Colocado por: jorgealvese no caso da loja não se responsabilizar pelo equipamento a marca somente indica um representante para fazer a assistência e a pagar pelo proprietário,

    E porque havia a loja de não se responsabilizar?...Independentemente do local de compra, e em caso de avaria abrangida pela garantia, o proprietário não tem de pagar nada...

    Colocado por: jorgealvese isto se os equipamentos em causa não forem de importação paralela.

    Legalmente, e em questões de assistência, não deveria ser a mesma coisa?...
  7.  # 9

    Colocado por: Pedro FernandesEntão mas não funciona assim em qq loja e em qq bem?

    não,

    já anteriormente "discutimos" sobre este mesmo assunto, vou-lhe dar 2 exemplos: a Samsung e a Vulcano teem serviços externos de assistência tecnica, que não cobram nada ao cliente final se for garantia, uma vez que a mão de obra é facturada á marca,

    no caso da Daikin a coisa não é assim, a garantia é dada pelo vendedor, se o vendedor não quiser assumir a garantia e não adianta aqui dizer porquê, a marca não tem qualquer obrigação legal para com o cliente final, no máximo recomenda outro técnico em função da localização da instalação e a mão de obra desse tecnico não está abrangida pela garantia devendo ser paga a este,

    se me pergunta, trabalha assim? eu respondo NÃO, as minhas condições de fornecimento dizem explicitamente
    "36 meses de garantia contra defeitos de fabrico e montagem".


    Colocado por: Pedro FernandesLegalmente, e em questões de assistência, não deveria ser a mesma coisa?

    não sou jurista mas o entendimento é de que somente são responsáveis pelos equipamentos que foram vendidos pelo representante nacional.
  8.  # 10

    Boas, Arkimedes eu tenho 3 Panasonic Inverter 2 de 9000BTU E9CKP montados em 29-09-2003 que me custaram com montagem 1980€ com garantia de 5 anos, na altura foi a única marca que encontrei a dar 5 anos de garantia.Em 26-05-2006 comprei um de 12000BTU E12DKE que me custou com montagem 1.094€ também com 5 anos de garantia.São maquinas com muito bom rendimento frio/calor, consumos e ruídos, até há data nada apontar.

    Cpts

    Jamaria
  9.  # 11

    Colocado por: jorgealvesno caso da Daikin a coisa não é assim, a garantia é dada pelo vendedor, se o vendedor não quiser assumir a garantia e não adianta aqui dizer porquê, a marca não tem qualquer obrigaçãolegalpara com o cliente final...

    Eu acho que é lei Comunitária e em vigor em todos os Países...no que toca a garantias, a marca tem obrigações para com o cliente...independentemente do representante que vendeu o bem...

    Colocado por: jorgealvesnão sou jurista mas o entendimento é de que somente são responsáveis pelos equipamentos que foram vendidos pelo representante nacional.

    Acho que está enganado...pelo menos se o bem for adquirido na UE...
  10.  # 12

    Colocado por: Pedro FernandesAcho que está enganado...pelo menos se o bem for adquirido na UE

    estou com a certeza absoluta de que este é o entendimento da Daikin AirConditioning Portugal Distribuidora de Equipamento Térmico SA,
  11.  # 13

    Pois...uma coisa é a Lei...outra é as empresas a cumprir-la...;-)
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • eu
    • 2 julho 2013

     # 14

    Colocado por: jorgealvesestou com a certeza absoluta de que este é o entendimento da Daikin AirConditioning Portugal Distribuidora de Equipamento Térmico SA,

    Então, não estão a cumprir a lei. Qualquer cliente que se chateie a sério, pode arranjar-lhes problemas legais complicados e uma multa avultadíssima...
  12.  # 15

    Entao como e que uma empresa e obrigada a dar garantia sobre o que nao vende?
  13.  # 16

    Ao ser o exclusivo representante da marca no pais!

    Colocado por: pc ferreiraEntao como e que uma empresa e obrigada a dar garantia sobre o que nao vende?
  14.  # 17

    Colocado por: system32Ao ser o exclusivo representante da marca no pais!



    Não controlando o produto, e aliás se é uma referência que não faz parte da sua gama, não sei!
  15.  # 18

    Colocado por: euEntão, não estão a cumprir a lei

    porquê??

    a Daikin NÃO VENDE ao publico, o responsável pelas garantias ao consumidor é quem comercializa os produtos junto do cliente final,


    os clientes da Daikin que só podem ser instaladores ou distribuidores, sabem com o que contam quando assinam o acordo de comercialização\distribuição.


    o relacionamento destes com os clientes finais são da estrita competência dos mesmos,
    • eu
    • 2 julho 2013 editado

     # 19

    Colocado por: jorgealvesa Daikin NÃO VENDE ao publico, o responsável pelas garantias ao consumidor é quem comercializa os produtos junto do cliente final,

    Não quero teimar, mas tenho a ideia que ao abrigo da lei europeia, os fabricantes também têm responsabilidades...

    Edit: penso ser esta a lei...

    Regime Jurídico da Venda e Garantia de Bens de Consumo

    Artigo 6
    Responsabilidade directa do produtor

    1 – Sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante o vendedor, o consumidor que tenha adquirido coisa defeituosa pode optar por exigir do produtor a sua reparação ou substituição (...)
  16.  # 20

    Caro Jorge Alves,

    Diz que a garantia da Daikin é dada pelo instalador. Então que acontece à garantia caso o instalador abra falência?

    Quanto a uma marca dar garantia de um produto comprado noutro pais. Legalmente não sei como é, mas não via problema nenhum que o representante do país assumisse a garantia, devendo depois ser compensado pelo representante do país vendedor.

    Em tempos tive uma situação em que a Nokia não assumia a garantia de um telemóvel comprado na Pixmania, já que o produto vinha de França. Acabei por não investigar mais a situação visto que o problema do telemóvel desapareceu sozinho!
 
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