Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Alexandre
    Obrigado pela sua informacao. O BNA ao que parece é apenas uma secretaria. Ontem telefonei-lhes para perguntar se já tinham enviado a documentacao para o tribunal, (esta é a terceira semana que estou á espera) e disseram-me que ainda nao, perguntei porque é que está a demorar tanto tempo e responderam-me que tem problemas técnicos e que de momento nao podem enviar nada e nao sabem quando é que vao puder enviar. Perguntei porque é que nao enviam pelo correio e disseram-me que podem mas tem que ser feito electronicamente. Pedi para falar com o gerente, apareceu ao telefone um senhor com um tom de voz bastante irritado. O QUE É QUE DESEJA?" ou traduzindo "O QUE É QUE QUER?" Expliquei a minha situacao calmamente e respeitosamente. TEM QUE ESPERAR, DEMORA O TEMPO QUE DEMORAR, OU QUER PASSAR POR CIMA DA LEI? Disse-lhe que nao havia necessidade de ser tao mal educado e o homem comecou a espumar pela boca. Enfim nao contem que simpatizem com a nossa situacao. Compreendo perfeitamente a sua frustracao e o desespero.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexander
  2.  # 22

BNA ainda não está operacional??? Ainda li há poucos dias que o BNA já tinha feito umas poucas centenas de despejos... :S
  3.  # 23

Colocado por: SPedro(tempo médio p/resolução de falta de pagamento são 4 anos)

Isso não é verdade... em média demora um pouco menos de 1 ano e meio (claro que deveria ser muito mais célere)...

Colocado por: SilviaMariaAlguém aqui sabe quanto cobra em média um advogado para tratar de um caso como o meu?

Só conhecendo o seu caso... Depende de muita coisa... Com recurso ao BNA, € 500,00 parece-me um valor razoável a título de honorários.

Colocado por: SilviaMariaAcho que os tribunais fecham brevemente ate Setembro e o meu advogado já me disse que ate la não vai acontecer nada

Isso não é verdade... Os despejos são processos urgentes e correm durante as férias judiciais...

Colocado por: SilviaMariano ultimo dia apresentou uma carta ao BNA a confirmar que devia as mensalidades mas pede para ficar na casa mais 5 meses (a viver a minha custa) com uma historia da coitadinha,

A "carta" não foi para o BNA, foi para o Juiz, que se terá que pronunciar... Como estava bom de ver, esta "janela" sai ser usada vezes sem conta, pois os arrendatários que não pagam não tem dinheiro para caucionar uma contestação... e esta é a única hipótese de se aguentarem uns tempos sem pagar...

É como eu digo, é uma "cláusula de salvaguarda" que permite (mais) habitação social à custa dos senhorios... (são os resquícios da mentalidade de esquerda de quem n/ governou/governa)

Agora tudo depende do Tribunal e Juízo em que a acção estiver a correr...
    Concordam com este comentário: Paramonte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SilviaMaria, alexander
  4.  # 24

Colocado por: alexanderBNA ainda não está operacional???

Está...

Colocado por: alexanderAinda li há poucos dias que o BNA já tinha feito umas poucas centenas de despejos..

O BNA não faz despejos... o BNA só serve para formar título executivo... Os despejos são promovidos por Agentes de Execução ou por notários..

Cumps
  5.  # 25

É como eu digo, é uma "cláusula de salvaguarda" que permite (mais) habitação social à custa dos senhorios... (são os resquícios da mentalidade de esquerda de quem n/ governou/governa)

Já fomos governados pela direita e pela esquerda (à parte a extrema direita e a extrema esquerda) e todos têm a mesma ideia. Sacudirem o capote e porem os senhorios a resolver o problema que lhes compete.
    Os despejos são promovidos por Agentes de Execução ou por notários

Agora compreendo porque motivo os processos demoram muito mais tempo do que o previsto ou desejado.
    Tive dois processos contra caloteiros. Um que ganhei e que ainda estou à espera do dinheiro e outro que está a caminho há um ano.
    Sairam, mas deixaram a conta por pagar e as casas destruídas. Conhecem a morada dos devedores, mas os novos inquilinos continuam a receber carta endereçadas ao antigo inquilino, que eles dizem ser do tribunal, mas que deve ser de agentes de execução.
    Não se dão ao trabalho de procurar a morada que consta no processo. Enviam as notificações para a morada aonde sabem que a pessoa já não mora. Deve de ser para atrasar mais um bocadinho.
  6.  # 26

Colocado por: Matildemas os novos inquilinos continuam a receber carta endereçadas ao antigo inquilino, que eles dizem ser do tribunal, mas que deve ser de agentes de execução.
    Não se dão ao trabalho de procurar a morada que consta no processo. Enviam as notificações para a morada aonde sabem que a pessoa já não mora. Deve de ser para atrasar mais um bocadinho.

è provável que sejam dos Agentes de Execução... Provavelmente não conhecem a nova morada dos devedores e continuam a enviar para a antiga...
  7.  # 27

não conhecem a nova morada dos devedores e continuam a enviar para a antiga...

Se outros tiveram o trabalho de a procurar e de a meter (imagino) no processo, porque razão esses não a conhecem?
    Funciona mesmo muito mal .....
  8.  # 28

A luz e a agua estão em seu nome ? Se tiverem é só mandar desligar que ele não vai estar lá muito tempo .
  9.  # 29

... em média demora um pouco menos de 1 ano e meio.

Erga Omnes

Obrigado pelas muito uteis informacoes. Um pouco menos de um ano e meio em media quer sizer que ainda vou ter que comer muito pao com manteiga (literalmente) e arranjar mais calmantes.
  10.  # 30

A propósito do Balcão Nacional de Arrendamento como está a funcionar, leiam esta notícia.

“Constitui a confirmação cabal de que esta não é mais do que uma estrutura burocrática, incapaz de cumprir os objectivos a que se propôs”

http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Artigo/CIECO200003.html
  11.  # 31

Então quer dizer que não podemos contar com o BNA? Já alguém conseguiu fazer um despejo com sucesso?
  12.  # 32

Colocado por: P. LimaA luz e a agua estão em seu nome ? Se tiverem é só mandar desligar que ele não vai estar lá muito tempo .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:alexander

Agua e luz já está no nome dele. Com contrato de arrendamento, ele pode ligar agua e luz quando quiser...
  13.  # 33

Então pelos vistos o BNA é para esquecer...
  14.  # 34

Colocado por: SPedro

Estes fulanos (vigaristas, muito das vezes profissionais) jogam muita das vezes com a boa fé do outro e a passividade. Ele ganham tempo e dinheiro e muito das vezes ainda se gabam do que fizeram, sabem que a justiça é vagarosa (tempo médio p/resolução de falta de pagamento são 4 anos) os protegem, e até lá ninguém os incomoda.

Sr. alexander, na primeira vez que não lhe pagou atempadamente?
    O senhor no dia 9 não o notificou com carta registara e que por não ter pago a renda até dia 8, terá que pagar mais 50% para regularizar a divida.
    Pelo que contou, penso que o senhor está perante de um daqueles vigaristas profissionais, tem que agir rapidamente, incomoda-lo.

Legalmente concordo que sim!

Vou tentar dar uma ideia, agindo muito discretamente.
    Se o seu Vigarista se ausenta da habitação por uns tempos, e tem uma fechadura tipo “Yale” montada na porta, por vezes umas gotas (lubrificante………) de Cianoacrilato resolve o problema. Vai constatar que não tem dinheiro para lhe pagar a renda, mas tem para pagar uma fechadura, que custa talvez tanto como a renda (ele irá mudar tantas quanto for presido, até entender que a casa está a sair-lhe muito caro).
    Concordam com este comentário:alexander
    Estas pessoas agradeceram este comentário:alexander

Essa do lubrificante ou a do palito, como também já li, até podem resultar. Vamos lá tentar simular o que acontece. Eu preparo a fechadura do lado de fora. O inquilino chega a casa e não consegue abrir a porta. Vai ter que mandar vir um chaveiro e provavelmente a PSP, porque como não consegue abrir a porta e não consegue comoprovar que a casa é dele, tem que vir a PSP. Ele depois de muito trabalho e dor de cabeça provavelmente consegue entrar em casa. E depois? Passado uns dias volto a fazer o mesmo? Até ele se fartar?
  15.  # 35

Alexandre
    Tenha em mente que se lhe der cabo da fechadura, o inquilino pode vingar-se e destruir-lhe a casa ou roubar-lhe as coisas que estao la dentro. Esta preparado para aceitar esse risco?
    Eu nao vou fazer nada ilegal mas continuo com esse receio. Tenho a lista "Relacao de Bens"no contrato mas o que e que faco se me deparar com uma situacao dessas? Chamo a policia? Sera tratado como um crime? Destruicao de propriedade ou roubo ou terei que meter outro processo no tribunal a minha conta?
  16.  # 36

Colocado por: SilviaMariaChamo a policia? Sera tratado como um crime?

Sim...

Colocado por: SilviaMariaDestruicao de propriedade ou roubo ou terei que meter outro processo no tribunal a minha conta?

Dano ou furto... Mas aqui é mais simples.. fazer queixa e depois (eventualmente) constituir-se assistente e pagar 1 UC (€ 102).

PS: justiça pelas próprias mãos não raras vezes dá mau resultado...

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SilviaMaria
  17.  # 37

Antes de poder preencher o formulário on-line do BNA, o inquilino tem de ser notificado (e não chega carta registada) de de elaborar uma Notificação Judicial Avulsa a pedir ao Juíz da área em causa para diferir o pedido, tem de juntar 4 cópias da Notificação Judicial Avulsa, + cópia do contrato de arrendamento devidamente selado pelas finanças... informe-se num tribunal da área em causa ou entregue a situação a um advogado.

Eu pessoalmente adorei a sugestão do Alexander ;-) lubrificante para a fechadura, as vezes que forem necessárias....

Colocado por: alexanderBom dia SilviaMaria,

estou a ver que está numa situação parecida com a minha. O meu inquilino deixou de pagar há 2 meses, portanto, este seria o 3º em que não paga. Ainda não entreguei o caso no BNA (Balcão Nacional de Arrendamento), porque estava a tentar resolver as coisas de outra forma. Falei com muitas pessoas nas ultimas semanas, incluindo 3 advogados e cheguei a conclusão que a única solução viável (e legal) é o despejo.
    Até agora só paguei 50 Euros ao meu advogado, pelo envio de uma carta de intimidação, a qual o inquilino simplesmente ignorou... De resto, tenho tido apoio gratuito, mas também ainda não tomei medidas.
    Pelo que sei, e façam favor de me corrigir se estou errado, entregar o processo de despejo é uma coisa que posso fazer sem advogado. Basta ir ao site do BNA (https://bna.mj.pt/), preencher o formulário online e depois entregar a documentação numa das secretarias que estão na lista do site. Geralemente nos Palácios da Justiça. Penso que o advogado só será necessário quando o inquilino se opõe.
    Sinceramente não compreendo a utilidade do BNA, se as coisas têm que ir a tribunal à mesma. O BNA devia ter autoridade de despejar inquilinos faltosos, mas aparentemente não tem.
    Também não compreendo porquê tem que haver demoras. Comprovar que o inquilino não paga é fácil, a partir daí não sei qual porque não podem despejar logo. E ainda podem por mais prazos para ficar na casa? Para que?
    Devo entregar a documentação esta semana. Porque realmente não vejo outra saida....
  18.  # 38

Colocado por: rita.cba.goncalveso inquilino tem de ser notificado (e não chega carta registada) de de elaborar uma Notificação Judicial Avulsa a pedir ao Juíz da área em causa para diferir o pedido

Não é verdade...

Cumps
    •  
      FD
    • 16 julho 2013

# 39

Colocado por: rita.cba.goncalvesEu pessoalmente adorei a sugestão do Alexander ;-) lubrificante para a fechadura, as vezes que forem necessárias....

Depende da pessoa. O ideal é que algo "avarie" e não algo que denote imediatamente sabotagem...
    •  
      jccp
    • 16 julho 2013

# 40

Colocado por: FD
    Depende da pessoa. O ideal é que algo "avarie" e não algo que denote imediatamente sabotagem...

é só terroristas....ehehehheheh
    Concordam com este comentário: bel99

0.0273 seg. NEW