Iniciar sessão ou registar-se
    • 1976
    • 4 julho 2013 editado

     # 1

    boas!
    ando, vai para uns largos meses, com umas facturas eléctricas completamente absurdas para o meu perfil.
    somos 4 pessoas em casa. tudo lâmpadas economizadoras. apenas uma televisão. fogão a gás. frigorífico de 2 compressores novo. máquina de lavar nova. não temos máquina de louça. a única coisa que pode gastar luz ao longo do dia é o cilindro (1200w de resistência).
    e mesmo assim pagamos 150 eur/mes, com contagem dada (não é conta certa nem estimativa).
    ando a tomar nota da contagem todos os dias, e a desligar disjuntor a disjuntor diariamente, para ver se detecto algum consumo exagerado nalguma fase...
    nos meus colegas e amigos a situação é díspar. conheço quem pague cerca de 40/50 eur/mês, com tudo eléctrico (placa de indução, estores, etc.) e quem esteja na minha situação, a tentar poupar em tudo para a factura descer, sem resultado. um colega meu, que vive sozinho, paga cerca de120 eur. chegou ao ponto de tentar meter um temporizador no frigorífico. chamou lá a edp e a edp disse-lhe que estava tudo bem.
    raios!
    alguém tem ideias do que se estará a passar? alguém tem a mesma situação? o que está atentar fazer para a resolver?
    obrigado a todos!
  1.  # 2

    Aparentemente é muito....
    tenho um perfil parecido, mas tudo electrico e acrescento ocupação de 24h/ 24h e no pior dos cenários (pico de inverno) paguei no máximo 120€/mês
    (potência contratada 6.9kVA)

    Já agora qual é taxa de potência contratada?
    •  
      FD
    • 4 julho 2013

     # 3

    O termoacumulador (cilindro) tem temporizador?

    Pode comprar um medidor de consumo, e ver o que é que está a consumir mais electricidade.
  2.  # 4

    boas pedro,
    contratado é o igual ao seu, 6.9 kva.

    boas fd,
    foi a minha primeira questão. meti lá um medidor de consumo e gasta cerca de €20 por mês, sempre ligado. não tem temporizador.
    o problema é que a única coisa que tenho a consumir electricidade é o cilindro... a tv serão uns 300w, as lâmpadas são economizadoras, por isso 11w cada uma...
  3.  # 5

    Colocado por: 1976com contagem dada (não é conta certa nem estimativa).
    ... e tem a certeza (confirmada nas faturas) de que estão a considerar a sua contagem?
    Lá por lhes estar a enviar não é forçosamente linear eles estarem a considerar nas contas....
  4.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasAparentemente é muito....
    tenho um perfil parecido, mas tudo electrico e acrescento ocupação de 24h/ 24h e no pior dos cenários (pico de inverno) paguei no máximo 120€/mês
    (potência contratada 6.9kVA)

    Já agora qual é taxa de potência contratada?


    O fogão é eléctrico?
    E usa-o todos os dias?
  5.  # 7

    Se o termoacumulador apenas consome 20 euros por mês, então algo está muito errado por aí. Eu com tudo elétrico não chego aos 60 por mês. Assim, mesmo que consuma mais do que eu em algumas coisas, não deveria passar os 80/90 euros, isto claro, sem aquecimento ou arrefecimento ligado. se tem medidor vá testando os diversos equipamentos, e tente testar o contador tendo apenas um equipamento de elevado consumo ligado durante o tempo necessário para poder concluir, o que depende se o contador indica as décimas ou apenas o valor inteiro do Kwh.

    Usa muito o forno? cozinha muito em casa? Quantas máquinas de roupa faz e a que temperatura? Usa muito o ferro de passar? Estes são os principais consumidores após o termoacumulador.
    •  
      FD
    • 4 julho 2013

     # 8

    Colocado por: 1976meti lá um medidor de consumo e gasta cerca de €20 por mês

    Se já tem um medidor é simples:
    - ligue o medidor durante 24h a todos os aparelhos que estejam ligados 24h por dia (1 por dia)
    - anote o valor e multiplique por 30 dias, esse é o consumo mensal do aparelho
    - a seguir, meça o consumo em 10 minutos dos aparelhos que usa esporadicamente e multiplique pelo tempo que os usa mensalmente (em fracções de 10 minutos)
    - deve ficar com o consumo mensal médio de todos os aparelhos que consomem electricidade
    - some tudo, veja o consumo total e compare com a factura

    Não se esqueça de medir todos os aparelhos que estejam em standby, o facto de não estarem a funcionar não quer dizer que não estejam a consumir energia!
    • Mac
    • 4 julho 2013

     # 9

    Colocado por: 1976 meti lá um medidor de consumo e gasta cerca de €20 por mês, sempre ligado. não tem temporizador.
    ...


    Afine isso para uma temperatura mais baixa (minimiza as perdas de calor) e coloque temporizador. O temporizador é essencial.
    Eu pago 50€/Mês (conta certa), 3 pessoas, iluminação, electrodomesticos e aqs.
    Cumps
    • eu
    • 4 julho 2013

     # 10

    Pela sua descrição, só vejo duas explicações possíveis:
    -Contador avariado;
    -Algum equipamento avariado;

    Sugiro-lhe o seguinte: desligue tudo (mas mesmo tudo) em sua casa e verifique se o contador fica parado. Depois vá ligando um aparelho de cada vez e verifique o contador...
  6.  # 11

    boas!
    obrigado a todos!
    mafgod, consideram a contagem. isto tem-se passado vai para uns meses. eu ao início desconfiei disso e do sistema de acertos que vêm na factura. passei a dar a contagem todas as semanas e a tomar nota dela, para ir controlando. e foi assim que fui chegando onde estou agora... tomo nota da contagem todos os dias e ando a desligar disjuntares a ver se dou com o 'gato'...
    dr alter ego,
    o fogão é a gás, mas com forno eléctrico. o forno passam-se semana que nem o ligo. aliás, para ter ideia, o disjuntor do fogão está desligado (na minha busca pelo maldito consumo fantasma)
    dfserra, obrigado.
    a máquina é daquelas novas, xpto, classe a mais não sei quantos. foi a primeira coisa que troquei qd o consumo aumentou, a pensar que seria da máquina antiga... máquinas de roupa são algumas, mas geralmente a água fria...
    fd,
    é uma boa metodologia... já me lembrei se não será o ups do computador ou do plasma que está a roer a conta... vou liga-los lá e ver o consumo...
    mac, obrigado. o problema do temporizador no cilindro é que temos mais que um período de banhos. se todos tomássemos banhos à mesma hora seria muito mias fácil... mas, mesmo assim, os 20€ de consumo do cilindro, sempre ligado, não me afligem... mas posso testar uma semana e ver se noto diferença no consumo do cilindro...
    eu,
    pois, era essa a minha ideia... mas o meu contador não tem "o disco que roda"... é daqueles digitais que se tem que esperar pelo consumo para ver alguma coisa... raios!
    agradeço as sugestões de todos... digam o que se lembrarem para ver se descubro onde anda o consumo. mal encontre o "gato" garanto que dou aqui a minha experi~encia, para alguma alma que sofra como eu às mãos do mexia... :)
  7.  # 12

    realmente isto da electricidade é difícil perceber como há tanta disparidade... Boa sorte a tentar descobrir o que consome muito e irei depois ver o que disse pois pode ajudar uns familiares meus... ou então está avariado!

    por curiosidade, há tempos postei isto noutra discussão:
    Colocado por: cgaioisso dos contadores recentes acho que tem que se lhe diga... vários exemplos: onde vivia antes, só 2 pessoas, pouco tempo em casa, electricidade só mesmo para lâmpadas (tds económicas excepto as do wc) e para cilindro e tomadas: sem máquinas e cozinhar era a gás. sempre com alguns dias por mês fora de casa onde era tudo desligado, excepto frigorífico claro. e pagava mesmo assim 50€ e tds diziam ser impossível... mudamos de potência e nada, no entanto podia ser do cilindro, antigo, que consumisse muito...

    segundo exemplo: renovação total no apartamento da minha irmã, por isso electricidade, electrodomésticos A e contador, tudo novo... mas paga uma média de 360€ por mês!! e são só duas pessoas e 3 bebés (que gastam muita roupa a lavar mas mais nada de especial nestas idades), por isso, acha-se que o problema é mesmo do contador...

    terceiro exemplo: a mãe do meu cunhado tinha contador antigo, vivia com o marido e um filho com deficiência e pagava vamos dizer 35€ por mês; ambos faleceram e trocou há pouco tempo de contador para um novo qd mudou de potência ou assim, agora, sozinha, consegue pagar quase o dobro!! nunca mudou de hábitos nem nada, aí o problema temos mesmo a certeza do contador!!

    e quarto exemplo: na casa que ando a reconstruir tinha dois contadores (um para cada piso), queremos só o correspondente à que vai ser a entrada principal da casa, que por acaso é dos antigos. O do outro lado estava desligado de tudo (mesmo, foi verificado) e mesmo assim dava luzinha praí de 5 em 5 segundos (luz que corresponde a 2kW)!! como é possível?? já foi lá a EDP tirá-lo, mas nada comentou sobre as luzes e os números sempre a subir de um contador com ligação cortada...
  8.  # 13

    cgaio,
    é realmente estranho. mesmo no meu círculo de relacionamento há disparidades malucas.
    um dos meus colegas, o que vive sozinho e paga €120/mês, chamou mesmo a edp por suspeitar de defeito no contador. foram lá e disseram que no contador estava tudo bem. e um tipo sozinho, que trabalha durante o dia e estuda à noite.
  9.  # 14

    Colocado por: Dr Alter Ego

    O fogão é eléctrico?
    E usa-o todos os dias?

    É claro que não...
    Mas a torradeira o MW e o jarro electrico, sim.
  10.  # 15

    lá em casa por acaso, no verão, torradeira é raro, jarro eléctrico tb usamos pouco (apesar de ter 2.7kw, mas durante uns 2 min). mw é que usamos mais, mas são consumos residuais.
    no meu caso, tenho o disjuntor da cozinha desligado (excepto frigorífico) e o consumo mantém-se elevado.
  11.  # 16

    Boas não tem nemhuma bomba de agua, se tiver verifique se não há fuga de agua entre a bomba e o deposito.
    Se os equipamento são novos por vezes são superiores na capacidade por isso maior consumo.
    Um transformador por muito pequeno que ele seja consome.
    Instalaçoes antigas ou novas deve-se verificar os apertos nas ligações uma ligação mal apertada é uma resistencia.
    Verifique se a fase não está invertida com o neutro....??????????

    Tudo isto são pequenos pormenores que podem levar a consumos elevados.
  12.  # 17

    Colocado por: 1976cgaio,
    é realmente estranho. mesmo no meu círculo de relacionamento há disparidades malucas.
    um dos meus colegas, o que vive sozinho e paga €120/mês, chamou mesmo a edp por suspeitar de defeito no contador. foram lá e disseram que no contador estava tudo bem. e um tipo sozinho, que trabalha durante o dia e estuda à noite.


    pois, como disse havia um contador desligado de tudo e que mesmo assim contava, mas supostamente quando o retiraram de minha casa ficou "direitinho" para ir para a p´roxima casa que pedisse contador, pobres coitados de quem o receberem! não confio em nada disto digital, bons são os contadores analógicos de antigamente! esse seu amigo realmente coitado...
  13.  # 18

    boas billnext,
    é um apartamento, não tenho bomba de água. se bem que, pelo que pago, podia ligar a torneira de água fria à bomba de gasolina que saia mais barato :)
    a questão dos apertos e das ligações é pertinente, principalmente devido à,possibilidade de alguma fuga de corrente... ainda que a terra, visto por um leigo e com busca-pólos, não acuse nada... é uma questão a ver, sem dúvida.
  14.  # 19

    cgaio,
    tb não duvido que o contador esteja agora a contar em casa de alguém como eu... :/
  15.  # 20

    A pergunta da bomba de d'agua e que tive já conhecimento de quem teve uma factura de 700€ para pagar sem mais nem menos o tubo estava roto entre a bomba e o deposito que originou a bomba a ficar a trabalhar sempre durante alguns meses.
    A tua solução e fazer uma contagem diaria com um contador sem ser da edp. Imagina que o aperto dos fios que saiem do contador ao disjuntor da edp (limitador) estejam desapertados esses só a edp os pode verificar???
 
0.0217 seg. NEW