Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Na última reunião de condóminos extraordinária, um dos condóminos do 8º andar queixou-se que não tem pressão/caudal suficiente para um equipamento de hidromassagem que adquiriu. Contactou os serviços da câmara para verificarem se as pressões no prédio estão segundo as normas. Os serviços da câmara mediram pressões no andar dele e afirmaram que estão dentro das normas.

    Ele alega que a lei não pode prevalecer sobre a necessidade de instalação de um aparelho que ele afirma ser de utilização doméstica.

    Pediu à administração que veja a hipótese de colocar uma bomba para aumentar a pressão.

    Pergunto, esta instalação será para ser paga por todo o condomínio já que só ele é que se queixa, ou será só paga pelos pisos que vai beneficiar? Haverá alguma bomba que resolva só a situação dele?
    • jd_
    • 5 novembro 2013 editado

     # 2

    A bomba a sua instalação e manutenção sao pagos pelo condominio mesmo servindo só alguns condominos.
    Agora acho que numa situação dessas estando a pressão dentro dos valores nominais, uma obra dessas será considerada um melhoramento e por isso terá de ser aprovada em assembléia de condominio.
    Acho estranho é um predio de 8 andares não ter bomba de água, conheço um predio com 40 anos com 5 andares que tem bomba de agua, tem duas colunas de agua uma que serve desde o r/c ate aos terceiro andar e outra que passa pela bomba e apenas alimenta o 4 e o 5 andar.
    Na minha opinião ele não pode obrigar o condominio a colocar a bomba terá sempre que passar pela assembléia de condominio a não ser que ele queira colocar uma bomba em casa o que duvido, ai não precisaria da autorização de ninguém. Era capaz é de ter problemas com os vizinhos porque a bomba a trabalhar ainda faz algum barulho.
  2.  # 3

    eu tambem queria ter luz mais forte e talvez uma 380 em certas secções da casa lol mas como tudo na vida o que é normal é 220 se quero a outra tenho que pagar ... se a agua tem a pressão correcta todo o custo da bomba deverá ser imputido a quem se queixa por ter adquirido um sistema de hidro massagens que requer mais pressão , pode sempre dizer ao vizinho para subtituir o equipamento por um que trabalhe com a pressão correcta e disponivel ...
    • joni
    • 6 novembro 2013

     # 4

    Colocado por: jd_A bomba a sua instalação e manutenção sao pagos pelo condominio mesmo servindo só alguns condominos.
    Agora acho que numa situação dessas estando a pressão dentro dos valores nominais, uma obra dessas será considerada um melhoramento e por isso terá de ser aprovada em assembléia de condominio.
    Acho estranho é um predio de 8 andares não ter bomba de água, conheço um predio com 40 anos com 5 andares que tem bomba de agua, tem duas colunas de agua uma que serve desde o r/c ate aos terceiro andar e outra que passa pela bomba e apenas alimenta o 4 e o 5 andar.
    Na minha opinião ele não pode obrigar o condominio a colocar a bomba terá sempre que passar pela assembléia de condominio a não ser que ele queira colocar uma bomba em casa o que duvido, ai não precisaria da autorização de ninguém. Era capaz é de ter problemas com os vizinhos porque a bomba a trabalhar ainda faz algum barulho.
    tudo depende da altura do deposito de captação, se for num alto de um monte e o predio no sope, decerteza que a presssão exercida é mais do que suficiente, entao porque colocar uma bomba? agora, concordo com o facto de que se ele qur mais pressão.. que a pague
    • jd_
    • 6 novembro 2013

     # 5

    Sim, tinha-me esquecido desse pormenor, mas acho que deve ser visto caso a caso. Neste caso especifico como a pressão está dentro dos valores considerados normais a bomba só será instalada se a assembléia de condominos concordar.Mesmo que ele queira pagar tudo do bolso dele, se a bomba ficar fora da casa dele só é instalada caso haja aprovação da assembleia, não sei a percentagem de votos necessaria mas há situações que exigem unanimidade.
  3.  # 6

    Colocado por: pedromdfqueixou-se que não tem pressão/caudal suficiente para um equipamento de hidromassagem que adquiriu.


    Provavelmente esse equipamento que deve ser uma banheira hidromassagem ou cabine de fabrico chinoca, caro amigo nem com a bomba funciona!

    Estes sistemas estão mal dimensionados para resultar em perfeito equilibrio hidraulico e o que acontece é que alguns injetores deitam determinada pressão de água e noutros deita gotas de água e ele alega que é falta de pressão portanto tente averiguar esta situação e a confirmar-se mande-o à fava!...
 
0.0093 seg. NEW