Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos.

Estou a pensar tentar construir eu mesmo um teto em gesso cartonado para esconder teto em estuque que está todo rachado e a cair, mas não tem humidade. Gostaria de fazer o remate teto/parede com alheta que deixa um espaço vazio (recolhido) entre o teto e as paredes verticais. Já vi muita coisa na net mas continuo com dúvidas, quase de um curso completo:

Alguém sabe o seguinte?
    1) A alheta substitui o perfil perimetral em "L", certo?
    2) A alheta deve ser a 1.ª coisa a ser aplicada, primeiro fixada no perímetro e dando o ponto de partida/fim para o início/fim de cada perfil suspenso do teto?
    3) Como é que se corta e aplica a alheta em ângulos retos e obtusos do teto, para ficar tudo certinho? Se eu fizer um corte numa alheta para a colocar num perímetro com forma de ângulo obtuso, depois não fica um pequeno buraco que deixará passar humidade dos banhos para a caixa de ar?
    Como garantir que não passa humidade (vapores dos banhos) para a caixa de ar que ficará entre o teto em placas e o teto original, em particular nessas zonas mais difíceis de fazer (perímetro dos cantos da casa de banho ou onde há ângulos)?
    4) Havendo uma alheta, o primeiro perfil suspenso não precisa ficar próximo da parede (10 a 15 cm) e pode ficar a cerca de 60 cm?
    5) As placas devem ser colocadas paralelas ou perpendiculares aos perfis (na net as marcas recomendam perpendiculares mas no youtube vejo muitas paralelas)?
    6) Numa placa que termina numa alheta, não sendo o corte absolutamente perfeito, a placa não encosta toda à alheta: essa frincha é corrigida no barramento com massa?

Agradeço desde já a ajuda (e paciência para tanta pergunta) que possam dar.

Cumprimentos.
  2.  # 2

Conforme a alheta que escolher, algumas são colocadas no inicio outras no fim. Eu costumo colocar as placas a matar junta a marca pladur recomenda e eu também acho que fica melhor. A calha que fica na parede tem pouca resistência recomendo colocar o primeiro perfil a 10cm da parede. Não costumo deixar os perfis a mais de 50cm uns dos outros e os varões devem ficar +/- 100cm em 100cm.
    Cump,
    Ivo Silva
  3.  # 3

Ivo,

Obrigado pelas respostas.
    Isto está a parecer mais complicado do que parece.
    Vou pensar se avanço.

Cumprimentos, Quintinha
  4.  # 4

Bom dia.

Passado este tempo, sempre avancei.

A estrutura está feita e tenho uma dúvida sobre a placagem:

As placas do teto devem encostar completamente (tanto quanto possível) entre si e com as paredes da divisão ou devemos tentar deixar uma pequena folga para dilatações entre as placas e entre estas e as paredes verticais?

Cumprimentos, Quintinha
    •  
      alv
    • 7 outubro 2013

# 5

Vivam!
    As juntas longitudinais afinadas de fábrica, devem ficar encostadas sem forçar, sendo que podem ter folgas até cerca de 2mm, medida a partir da qual é necessário proceder ao pré enchimento da folga antes de colar as bandas. Esse enchimento das folgas superiores a 2mm até um máximo de 5mm, diria, tem de ser efectuado com tempo suficiente para que fique absolutamente seco antes do tratamento das juntas, sob pena de haver alguma retracção nessas folgas que é comum notarem-se. Outra coisa a ter em atenção é a ambientação das placas, sobretudo em tempos mais frios e hímidos em que é importante que as placas tenham algum estágio de um ou dois dias para se adaptarem às condições de humidade e temperatura da obra, coisa um bocado À imagem das madeiras. Embora os comportamentos das PGL sejam bastante estáveis, as mudanças súbitas de condições de humidade e temperatura com instalação imediata, como é corrente acontecer, em extensões muito grandes, normalmente dá barraca. Por falar em extensões grandes, não esquecer as juntas de dilatação sempre que as superfícies tenham mais de 10ou 15m lineares.
    Isto já são outras considerações e outros assuntos.
    Outras juntas, outras placas, têm outros tipos de folgas e tolerâncias.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Quintinha
  5.  # 6

BOAS

0.0098 seg. NEW