Colocado por: Rui A. B.Onde tem andado?? Deve ter visto o filme ao contrário...
Colocado por: Rui A. B.Edit: A sua escolha é tão óbvia até que o azar lhe batesse à porta. Quando isso acontecesse depois logo veria a sua mudança de opinião.
Colocado por: Rui A. B.Edit: A sua escolha é tão óbvia até que o azar lhe batesse à porta. Quando isso acontecesse depois logo veria a sua mudança de opinião.
Colocado por: PeSilvaDas duas uma:
Colocado por: danobregaHá muitas mais hipóteses.
Colocado por: PeSilvaClaro:
Colocado por: Rui A. B.A sua escolha é tão óbvia até que o azar lhe batesse à porta. Quando isso acontecesse depois logo veria a sua mudança de opinião.
Colocado por: danobregaNão... existem inúmeros mecanismos para guardar valor. O monetário é apenas um deles. Troque guardar por investir se quiser.
Colocado por: j cardosoEstranho que com tanta prontidão a afirmar a ilegitimidade de certas medidas tenham tanta relutância a explicar quais são os factores de legitimação.
Colocado por: PeSilvaPessoalmente até acho que os € não sejam a melhor forma de precaver o futuro: talvez um terreno e formação em agricultura.
Mas está a comparar os fundos europeus ao dinheiro tirado ao OE, logo, aos contribuintes?!? Enfim...
Daqui a nada vai dizer que o dinheiro dos contribuintes gasto na saúde ou na educação é igual ao dinheiro dos contribuintes gasto no resgate dos bancos...
parece-me no mínimo estranha a comparação entre a aplicação dos dinheiros públicos na saúde e educação de que todos podem usufruir com o apoio a uma actividade comercial privada.
Diria que a única coisa defensável sobre qualquer argumento que tenha o intuito de legitimar uma qualquer acção é exigir que ele cumpra o princípio do universalismo moral.
A comparação é de facto estranha, nem sei porque surgiu. Comparar um empréstimo a taxas usurárias com duas despesas é descabido.
Sou um ignorante nessas coisas pelo que peço a sua ajuda:
- qual a taxa de juro desses empréstimos?
- e se eu ou a minha empresa quiser um empréstimo do estado exactamente nas mesmas circunstâncias, pode tê-lo ou é só para os bancos?
e se eu quiser comprar dívida pública portuguesa nas condições em que os bancos a compram, posso comprar ou é só para os bancos?
já agora, se não for pedir muito: se eu reunir os capitais necessários posso fundar um banco ou é só para alguns?
Provavelmente não
Pode sim senhor. Até pode comprá-la mais barata
Claro que pode. Tem que cumprir uma série de critérios (como outras actividades), e fica dependente do licenciamento, como acontece com "n" actividades.
Colocado por: j cardosoDito assim é bonito mas muito vago, a suscitar dúvidas: o que é o universalismo moral? Uma moral que seja reconhecida universalmente?
Colocado por: j cardosoIsso quer dizer que eu posso matar quem quero desde que depois consinta que me matem?
Colocado por: luisvvSobre o resgate dos bancos, aplique-se o mesmo critério a todos: em vez de subsídios, benefícios e outras ofertas, ponha-se o Estado a emprestar €€€ a 9% a todas as empresas que o peçam, e que dele necessitem para cumprir critérios que o próprio Estado as leve a incumprir.
Provavelmente? Depende então de quê?
Óptimo, excelentes notícias, mas se calhar a minha ignorância destes assuntos levou-me à confusão. Aproveito para lhe pedir que desfaça essa minha confusão: não há um negócio qualquer em que o BCE empresta aos bancos para estes emprestarem ao governo? Parece que, por motivos que desconheço mas que o Luís saberá explicar, os bancos "são obrigados" a intermediar esse negócio, embolsando com isso uns ganhos muito interessantes. É assim mesmo?