Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Já algum tempo que sigo com atenção este fórum e chegou agora a altura de pedir ajuda aos seus membros.

O que se passa é que estou a estudar a hipótese de melhorar o revestimento térmico de dois telhados com o objectivo de melhorar o desempenho térmico de uma moradia que possuo. Junto envio fotos do telhado.

O isolamento pelo exterior está posto de parte, pois a telha encontra-se soldada junto às extremidades do telhado, o que implicava fazer uma obra com outra dimensão e custos.

Um dos telhados não vai ser aproveitado e portanto não estou preocupado com o aspecto do acabamento final, nem com a redução do pé direito. O outro telhado irá ser aproveitado num futuro próximo, pelo que pretendo reduzir o mínimo o pé direito e efectuar um acabamento com placas de gesso cartonado.
    Apresentado o problema e as condicionantes gostava de perguntar aos entendidos quais os materiais que aconselham e por que ordem é que os devo aplicar, para isolar cada um dos telhados.

Como ponto de partida para a conversa, estava a pensar isolar da seguinte forma:

A. Telhado que vai ser aproveitado:
    I. Lã de rocha entre as vigas (entre a telha e o XPS)
    II. Isolamento com XPS 4cm aplicado sob as vigas
    III. Acabamento em gesso cartonado por baixo do XPS.

Pergunta 1: Poderei ter problemas com bicharada e humidades ao aplicar a lã de rocha logo a seguir à telha?
    Pergunta 2: Devo utilizar uma barreira de vapor? Que tipo de material devo utilizar e onde? Qual é a função da barreira de vapor, impedir a humidade de entrar ou de sair?
    Pergunta 3: Devo deixar caixa-de-ar entre a telha e o isolamento térmico?

B. Telhado que não vai ser aproveitado:
    I. Isolamento com XPS (6cm ou 8cm) aplicado sob as vigas.

Pergunta 4: Será uma mais valia utilizar também aqui a Lã de rocha entre a telha e o XPS?
    Pergunta 5: Então e barreira de vapor, será de utilizar tendo em conta que este espaço não vai ser utilizado?

Muito obrigado,
    Desde já agradeço a vossa ajuda,
    PC
      telhado1.jpg
  2.  # 2

Mais uma foto...
      telhado3.jpg
  3.  # 3

na zona que vai ser habitável, está correcto como disse.
    a barreira pára vapor deve ficar na face interior do isolamento.

nas zonas onde não vai habitar, eu faria assim:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psfbc
      Screenshot-2013-07-05_20.35.47.jpg
    •  
      alv
    • 6 julho 2013 editado

# 4

Vivam!
    As perguntas são as mesmas de sempre e as respostas pouco podem variar, mais invenção menos invenção, mais experiência menos experiência.
    Repetindo pela enésima vez, o que interessa realmente é a espessura de isolamento, por isso sempre que haja condições para isso pode usar sempre o isolamento que dentro da mesma gama de caracteristicas tenha as mesmas propriedades, e seja mais económico. Este é sem dúvida a lã de vidro e no caso de sótãos habitáveis a MLV com papel kraft, sendo esta a minha opinião salvo casos especiais.
    Neste caso em +particular, se não tem problemas de dinheiro, a solução que preconiza é uma entre muitas, mas eu trocaria a ordem, isto é colocaria o XPS entre o ripado, e depois o isolamento continuo sobre a placa de gesso laminado, substituindo a lã de rocha por MLV com BPV.
    Na zona não útil, se não fosse acessível colocaria as já mui discutidas duas MLV cruzadas perfazendo o total de 12cm de isolamento pelo preço de 4cm de XPS.
    Isto sou eu a sugerir, apenas isso.
    "Fassam" parte.
  4.  # 5

sim, se o espaço não é para utilizar, a lã mineral fica bem mais barata e faz o mesmo efeito
  5.  # 6

Boa tarde,

Desde já o meu agradecimento ao Fernando Ferreira e ao Alv pelas dicas que me enviaram.
    Tenho contudo algumas duvidas que passo a expor:

1- A primeira prende-se com a solução apresentada pelo Fernando para isolar o telhado não habitável. Pergunto-me se não haverá vantagem em isolar junto da telha face ao isolamento junto à placa?
    Sei que a condutibilidade térmica do material e a sua espessura é que vão fazer toda a diferença. Contudo tenho dúvidas se o isolamento junto à telha não será melhor pelo seguinte:

Na solução com isolamento junto à placa, as trocas de calor efectuam-se entre o exterior e o interior do telhado de forma bastante rápida face à inexistência de isolamento (o isolamento consiste na telha apenas). Entre o interior do telhado e a placa/habitação haverá uma resistência maior às trocas de calor face ao isolamento aplicado.

Com um a solução em que se isole junto da telha, as trocas de calor do exterior com o interior do telhado são atrasadas pelo isolamento térmico. Já as trocas de calor entre o interior do telhado e a placa/habitação não serão tão lentas quanto na outra solução, contudo deverá ter um comportamento térmico superior ao da telha.

Reparem que esta é apenas uma opinião de um leigo na matéria, pelo que confio e respeito a opinião de quem já anda nisto há mais tempo.
    Será que alguém por aqui tem os conhecimentos e a paciência de comparar as duas soluções com cálculos?

2- Quando o Alv aconselha a utilização da MLV (que penso ser manta de lã de vidro) fá-lo pela relação qualidade preço, pois pelo que percebi o comportamento térmico é idêntico e está mais dependente da espessura aplicada, certo?

3- Já agora alguém me pode apontar para um sito onde se compare o desempenho térmico de diferentes matérias (XPS, MLV, MLR) face à sua espessura?

4- Qual a razão efectiva de preferir a MLV à MLR?

5- A MLV Não é prejudicial à saúde quando inalada?

6- Qual a razão de trocar a ordem de aplicação dos materiais - aplicar o XPS do lado da telha e a MLV do lado de dentro (entre o XPS e pladur)? Será porque o XPS tem melhor comportamento no que toca ao isolamento de humidades e ficando do lado de fora acaba por proteger a MLV?

7- Já agora se optar pela ordem sugerida pelo Alv, como se fixa a MLV às vigas (a ideia de aplicar o XPS em ultimo lugar também se prende com a facilidade de o fixar às vigas e dar suporte MLR)

8- Na resposta do Alv não percebi o que é MLD com BPV? (será que quis dizer MLV? E BPV é barreira para vapor, ou seja o papel kraft?)

Muito obrigado pela ajuda,
    PC
    •  
      alv
    • 8 julho 2013

# 7

Vivam!
    Tantas perguntas que dão um´tratado cada uma delas.
    Já respondemos, também, a todas elas em diversas intervenções, mas o fórum começa a ser isto, repetir, repetir, repetir, mas percebo que seja assim porque quem pergunta tem pouca paciência para pesquisar e quer respostas objectivas ao que procura.
    Bom, enfim é assim:

Colocado por: psfbc

1- A primeira prende-se com a solução apresentada pelo Fernando para isolar o telhado não habitável. Pergunto-me se não haverá vantagem em isolar junto da telha face ao isolamento junto à placa?
    Sei que a condutibilidade térmica do material e a sua espessura é que vão fazer toda a diferença. Contudo tenho dúvidas se o isolamento junto à telha não será melhor pelo seguinte:

Na solução com isolamento junto à placa, as trocas de calor efectuam-se entre o exterior e o interior do telhado de forma bastante rápida face à inexistência de isolamento (o isolamento consiste na telha apenas). Entre o interior do telhado e a placa/habitação haverá uma resistência maior às trocas de calor face ao isolamento aplicado.

Com um a solução em que se isole junto da telha, as trocas de calor do exterior com o interior do telhado são atrasadas pelo isolamento térmico. Já as trocas de calor entre o interior do telhado e a placa/habitação não serão tão lentas quanto na outra solução, contudo deverá ter um comportamento térmico superior ao da telha.

Reparem que esta é apenas uma opinião de um leigo na matéria, pelo que confio e respeito a opinião de quem já anda nisto há mais tempo.
    Será que alguém por aqui tem os conhecimentos e a paciência de comparar as duas soluções com cálculos?

Cálculos neste caso não interessa muito, porque influem apenas em valores de cálculo para efeitos de RCCTE. O resto é apenas uma questão de bom senso, a ver:
    No caso de isolar no telhado, vai ter mais volume de ar a aquecer de inverno e uma câmara mais a arrefecer de verão.
    No caso de isolar a laje, coisa que prefiro, mas apenas para espaços não acessíveis, o telhado funciona com caixa espaço ventilado, entre outras coisas.

2- Quando o Alv aconselha a utilização da MLV (que penso ser manta de lã de vidro) fá-lo pela relação qualidade preço, pois pelo que percebi o comportamento térmico é idêntico e está mais dependente da espessura aplicada, certo?

Sim é correcto e é apenas isso a relação custo beneficio, é incomparável com qualquer outro material isolante.

3- Já agora alguém me pode apontar para um sito onde se compare o desempenho térmico de diferentes matérias (XPS, MLV, MLR) face à sua espessura?

Qualquer catálogo desses materiais tem esses valores di per si, agora compilados, suponho que o Piso ou o etics já os aqui postaram, mas ...preguiça, é coisa que também sofro.

4- Qual a razão efectiva de preferir a MLV à MLR?

Vide resposta nº 2

5- A MLV Não é prejudicial à saúde quando inalada?

Exactamente, é perigosa quando inalada, tal qual a lã de rocha, qualquer outra lã mineral, natural, artificial, fibras naturais, como cânhamo, algodão coco, etc, sintéticas como nylon, poli qualquer coisas ou qualquer outro tipo de partícula que possamos inalar e se possa alojar nos pulmões.

6- Qual a razão de trocar a ordem de aplicação dos materiais - aplicar o XPS do lado da telha e a MLV do lado de dentro (entre o XPS e pladur)? Será porque o XPS tem melhor comportamento no que toca ao isolamento de humidades e ficando do lado de fora acaba por proteger a MLV?

É um dos motivos, isto é, funciona como alguma protecção contra possíveis, repito possíveis, infiltrações, projecções de ventos quebra de telha, etc. O outro é porque fica com a BPV para o interior aquecido, entre muitas outras coisas.

7- Já agora se optar pela ordem sugerida pelo Alv, como se fixa a MLV às vigas (a ideia de aplicar o XPS em ultimo lugar também se prende com a facilidade de o fixar às vigas e dar suporte MLR)

A MLV não se fixa a nada. É aplicada da forma mais contínua possível sobre a estrutura de suporte da PGL, isto é, sobre a placa de gesso, pelo que o que tem de fixar à viga é a estrutura metálica de fixação das placas.

8- Na resposta do Alv não percebi o que é MLD com BPV? (será que quis dizer MLV? E BPV é barreira para vapor, ou seja o papel kraft?)

Finalmente, como já expliquei estes olhos começam a provocar-me falta de pontaria. Já não são o que eram!. sim é Manta de Lã de Vidro e a BPV é a Barreira Pára Vapor que é o papel Kraft.

"Fassam" parte.
    • Luis D
    • 12 julho 2013 editado

# 8

Viva psfbc,

Tenho entre mãos a recuperação de uma casa que está na mesma situação. Existem 2 questões..
    - 1ª Se o sotão é para ser habitado ou não? Em qualquer dos casos a espessura minima de XPS é 5cm para zona l1(se fôr a menos de 2Km da zona costeira é 6cm).
    - 2ª Dependendo da 1ª e se fôr para ser habitado, além de levar isolamento termico tem de levar isolamento acustico(4cm minimo) e será sempre colocado no pelo interior ao XPS.

Logo abaixo da telha e do ripado deve ficar cerca de 5cm espessura para ventilar as placas de XPS. Depois a Lã mineral ou de rocha, e depois o acabamento(Gesso cartonado) devidamente fixado nas vigas i de betão (e não no XPS!!).
    Salvaguardar colocando umas caleiras no final do XPS para recolha de possiveis aguas das condensações e caso necessario, colocar telhas de ventilação.
    Se o telhado fôr de 1 ou 2 aguas, todas as paredes verticais devem ser isoladas termicamente.
    Não esquecer de colocar grelhas de ventilação para a circulação de ar natural dentro do sotão.

Atenção ao peso/m2 do gesso cartonado!..Não será peso a mais?...Existem soluções mais leves no mercado(lambrim em PVC por exempo).
    Nota: O XPS usado em parades(Wallmate cw) é muito semenlhante ao XPS usado nas coberturas(Roofmate) e é mais barato. O que para este tipo de aplicação serve muito bem.
    Cumprimentos,
  6.  # 9

Colocado por: Luis DEm qualquer dos casos a espessura minima de XPS é 5cm para zona l1(se fôr a menos de 2Km da zona costeira é 6cm).

onde é que foi buscar essa ideia?...
  7.  # 10

Viva amigo fernandoFerreira,

Sem entrar em grandes debates,
    Dependendo das medições realizadas nos edifícios e das sugestões que vêm nos certificados energéticos que conheço.. quase sempre as zonas até 2Km da costa marítima (orla costeira) sofrem um agravamento porque estão mais "expostas". Isto para o este tipo de cobertura(conforme as fotos).
    Para melhores RECOMENDAÇÕES para "Prestações térmicas: RD (resistência térmica) = e (espessura) / λD (condutibilidade térmica)" para cada zona de Portugal (Zona 1, zona 2 ou zona 3) um certificado energético juntamente com um fabricante de XPS respondem!

cumprimentos,
  8.  # 11

Colocado por: alvVivam!
    As perguntas são as mesmas de sempre e as respostas pouco podem variar, mais invenção menos invenção, mais experiência menos experiência.
    Repetindo pela enésima vez, o que interessa realmente é a espessura de isolamento, por isso sempre que haja condições para isso pode usar sempre o isolamento que dentro da mesma gama de caracteristicas tenha as mesmas propriedades, e seja mais económico. Este é sem dúvida a lã de vidro e no caso de sótãos habitáveis a MLV com papel kraft, sendo esta a minha opinião salvo casos especiais.
    Neste caso em +particular, se não tem problemas de dinheiro, a solução que preconiza é uma entre muitas, mas eu trocaria a ordem, isto é colocaria o XPS entre o ripado, e depois o isolamento continuo sobre a placa de gesso laminado, substituindo a lã de rocha por MLV com BPV.
    Na zona não útil, se não fosse acessível colocaria as já mui discutidas duas MLV cruzadas perfazendo o total de 12cm de isolamento pelo preço de 4cm de XPS.
    Isto sou eu a sugerir, apenas isso.
    "Fassam" parte.

Boa noite,

Para a parte não habitável, decidi seguir o conselho do Alv e colocar duas camadas cruzadas de MLV. A minha duvida agora é se devo utilizar MVL com papel kraft ou não?
    Como se trata de uma zona não habitável, se calhar não faz sentido usar a barreira para vapores...

Já agora numa situação em que seja aconselhado a utilização da MLV com papel kraft, este deve ser usado apenas na primeira camada (a que está em contacto com o chão) ou nas duas camadas?

Muito obrigado,
    Desde já agradeço a vossa ajuda,
    PC
  9.  # 12

Bom dia:

Estou a fazer um anexo/garagem no meu quintal sendo que não quero gastar muitos €€. Como percebo muito pouco do assunto, alguém me sabe dizer se existe algum produto que faça isolamento e ao mesmo tempo sirva de tecto para colocar por baixo das telhas? (não sei se me fiz entender:)).
    Desde já agradeço.
  10.  # 13

Colocado por: rioscaBom dia:

Estou a fazer um anexo/garagem no meu quintal sendo que não quero gastar muitos €€. Como percebo muito pouco do assunto, alguém me sabe dizer se existe algum produto que faça isolamento e ao mesmo tempo sirva de tecto para colocar por baixo das telhas? (não sei se me fiz entender:)).
    Desde já agradeço.

Utilize painel sandwich com o formato de telha e dispensa as telhas.
    Concordam com este comentário: Paulo Correia
  11.  # 14

Colocado por: Costa53Utilize painel sandwich com o formato de telha e dispensa as telhas.

Ou painel sandwich "normal"
  12.  # 15

Esse painel sandwich normal é para colocar por baixo das telhas, certo? E há painel que fique bem sem levar placa de tecto por baixo? (não sei se me faço entender)
    É que o sandwich com formato de telha está fora de questão porque é junto da casa e eu quero colocar telha igual à casa (lusa).
  13.  # 16

Boas a todos,

Aproveito o tópico do caro PSFBC se me permite, para expôr a minha dúvida relativa ao isolamento do meu sotão.

A minha moradia possui exactamente o mesmo telhado que o PSFBC ( ou seja em ripado ), e sendo não habitável pretendo isolar, sobre a placa do andar habitável ( como propõs o Sr. FernandoFerreira ) com poliuretano projectado.

Pretendo optar por esta solução pois o chão do sotão é muito irregular ( tubos electricos etc...) e por que me parece uma boa solução térmica.

A minha dúvida prende-se com a espessura a aplicar, e estou indeciso entre 5 ou 10 cm.

Sou da zona de Braga

Desde já obrigado
    Cumps
  14.  # 17

Viva Pessoal,
    Caro XLCBruno segundo os fabricantes de XPS (TEC - empresa 100% Portuguesa) recomendam para zona do pais minimo 8cm de espessura.
    Atenção que o PU(poliuretano projectado) é um pouco menos isolante que o XPS.

Cumps,
  15.  # 18

Colocado por: Luis DAtenção que o PU(poliuretano projectado) é um pouco menos isolante que o XPS.

como assim?

se o PU projectado tem uma condutibilidade térmica de cerca de 0.022 a 0.028; e o XPS entre 0.033 a 0.035 (aproximadamente em ambos os casos)
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    • zeto
    • 27 outubro 2014

# 19

Desculpem se já foi aqui dito, mas afinal o isolamento da ultima placa (Roofmate ou outro) é colocado pelo exterior entre a telha e a placa ou pela parte interior antes do pladur
    Na minha opinião seria colocado pelo interior antes do pladur o que é que voces acham?
    Obrigadissimo...
  16.  # 20

Colocado por: zetoDesculpem se já foi aqui dito, mas afinal o isolamento da ultima placa (Roofmate ou outro) é colocado pelo exterior entre a telha e a placa ou pela parte interior antes do pladur
    Na minha opinião seria colocado pelo interior antes do pladur o que é que voces acham?
    Obrigadissimo...

pode haver casos em que fica melhor de uma forma, outros doutra...

a ideia será escolher a solução que cria a menor descontinuidade possível, entre a parede e a cobertura.

depois há que analisar se é cobertura plana ou sotão, e se o sótão é habitável ou não.

se não for habitável, o isolamento deve ser aplicado na laje de piso do sótão (por cima ou por baixo desta).

0.0245 seg. NEW