Colocado por: psfbc
1- A primeira prende-se com a solução apresentada pelo Fernando para isolar o telhado não habitável. Pergunto-me se não haverá vantagem em isolar junto da telha face ao isolamento junto à placa?
Sei que a condutibilidade térmica do material e a sua espessura é que vão fazer toda a diferença. Contudo tenho dúvidas se o isolamento junto à telha não será melhor pelo seguinte:
Na solução com isolamento junto à placa, as trocas de calor efectuam-se entre o exterior e o interior do telhado de forma bastante rápida face à inexistência de isolamento (o isolamento consiste na telha apenas). Entre o interior do telhado e a placa/habitação haverá uma resistência maior às trocas de calor face ao isolamento aplicado.
Com um a solução em que se isole junto da telha, as trocas de calor do exterior com o interior do telhado são atrasadas pelo isolamento térmico. Já as trocas de calor entre o interior do telhado e a placa/habitação não serão tão lentas quanto na outra solução, contudo deverá ter um comportamento térmico superior ao da telha.
Reparem que esta é apenas uma opinião de um leigo na matéria, pelo que confio e respeito a opinião de quem já anda nisto há mais tempo.
Será que alguém por aqui tem os conhecimentos e a paciência de comparar as duas soluções com cálculos?
2- Quando o Alv aconselha a utilização da MLV (que penso ser manta de lã de vidro) fá-lo pela relação qualidade preço, pois pelo que percebi o comportamento térmico é idêntico e está mais dependente da espessura aplicada, certo?
3- Já agora alguém me pode apontar para um sito onde se compare o desempenho térmico de diferentes matérias (XPS, MLV, MLR) face à sua espessura?
4- Qual a razão efectiva de preferir a MLV à MLR?
5- A MLV Não é prejudicial à saúde quando inalada?
6- Qual a razão de trocar a ordem de aplicação dos materiais - aplicar o XPS do lado da telha e a MLV do lado de dentro (entre o XPS e pladur)? Será porque o XPS tem melhor comportamento no que toca ao isolamento de humidades e ficando do lado de fora acaba por proteger a MLV?
7- Já agora se optar pela ordem sugerida pelo Alv, como se fixa a MLV às vigas (a ideia de aplicar o XPS em ultimo lugar também se prende com a facilidade de o fixar às vigas e dar suporte MLR)
8- Na resposta do Alv não percebi o que é MLD com BPV? (será que quis dizer MLV? E BPV é barreira para vapor, ou seja o papel kraft?)
Colocado por: Luis DEm qualquer dos casos a espessura minima de XPS é 5cm para zona l1(se fôr a menos de 2Km da zona costeira é 6cm).
Colocado por: alvVivam!
As perguntas são as mesmas de sempre e as respostas pouco podem variar, mais invenção menos invenção, mais experiência menos experiência.
Repetindo pela enésima vez, o que interessa realmente é a espessura de isolamento, por isso sempre que haja condições para isso pode usar sempre o isolamento que dentro da mesma gama de caracteristicas tenha as mesmas propriedades, e seja mais económico. Este é sem dúvida a lã de vidro e no caso de sótãos habitáveis a MLV com papel kraft, sendo esta a minha opinião salvo casos especiais.
Neste caso em +particular, se não tem problemas de dinheiro, a solução que preconiza é uma entre muitas, mas eu trocaria a ordem, isto é colocaria o XPS entre o ripado, e depois o isolamento continuo sobre a placa de gesso laminado, substituindo a lã de rocha por MLV com BPV.
Na zona não útil, se não fosse acessível colocaria as já mui discutidas duas MLV cruzadas perfazendo o total de 12cm de isolamento pelo preço de 4cm de XPS.
Isto sou eu a sugerir, apenas isso.
"Fassam" parte.
Colocado por: rioscaBom dia:
Estou a fazer um anexo/garagem no meu quintal sendo que não quero gastar muitos €€. Como percebo muito pouco do assunto, alguém me sabe dizer se existe algum produto que faça isolamento e ao mesmo tempo sirva de tecto para colocar por baixo das telhas? (não sei se me fiz entender:)).
Desde já agradeço.
Colocado por: Costa53Utilize painel sandwich com o formato de telha e dispensa as telhas.
Colocado por: Luis DAtenção que o PU(poliuretano projectado) é um pouco menos isolante que o XPS.
Colocado por: zetoDesculpem se já foi aqui dito, mas afinal o isolamento da ultima placa (Roofmate ou outro) é colocado pelo exterior entre a telha e a placa ou pela parte interior antes do pladur
Na minha opinião seria colocado pelo interior antes do pladur o que é que voces acham?
Obrigadissimo...