Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: DR1982O vão maximo de uma lage maciça de 20cm é de quanto? 7m como em lages aligeiradas?
    depende de como é a laje mas como pré dimensionamento, faz L/30 a 35. Ou seja 7m anda numa laje de 0.20 a 0.23m de espessura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  2.  # 62

    Colocado por: riscosdepende de como é a laje mas como pré dimensionamento, faz L/30 a 35. Ou seja 7m anda numa laje de 0.20 a 0.23m de espessura
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Obrigado riscos, ha alguma formula semelhante para ter uma ideia aproximada da espessura necessária das lages maciças quando estão suspensas como na foto em anexo?
      13DD0A93-0F96-4520-89B8-8D4C2FA01A77.jpeg
  3.  # 63

    Esqueça a espessura da laje.

    Nesse caso em balanço tem que contar com laje + isolamento térmico + betonilha + acabamento.

    A laje + 5cm -5cm pouca diferença terá
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  4.  # 64

    Colocado por: RicardoPortoEsqueça a espessura da laje.

    Nesse caso em balanço tem que contar com laje + isolamento térmico + betonilha + acabamento.

    A laje + 5cm -5cm pouca diferença terá

    É mesmo por ai, se para 3m de balanço for preciso uma lage de 40 cms por exmplo mais isso tudo que mencionou fica uma testa de 60cms o que na minha opinião é horrível...
    nessa parte em balanço queria que a lage tivesse a mesma espessura que o resto para nao andar com cotas diferentes de cofragem
  5.  # 65

    Faça o projeto e esqueça o resto

    Haja dinheiro que tudo se faz !
  6.  # 66

    Colocado por: RicardoPortoFaça o projeto e esqueça o resto

    Haja dinheiro que tudo se faz !
    O meu objetivo é conseguir o melhor com o menor custo possível, tenho receio que o arquiteto se “entusiasme” com o balanço e depois eu pague a fatura (se conseguir) mas tambem nao quero ficar com a sensação de que podia ter tido feito mais com praticamente o mesmo custo ou pouco mais... o ideal era o arquiteto e engenheiro chegarem ao melhor compromisso, mas normalmente pelo que vou lendo faz se a arquitetura e depois o engenheiro que calcule a coisa.
  7.  # 67

    Pague um projeto de execução e um mapa de quantidades e caderno de encargos e dorme descansado.

    Esqueça a cofragem pois há-de levar vigas em algum lado e estraga-lhe o pensamento..

    Vai ser em betão à vista para essa preocupação toda ?

    Tem que transmitir o orçamento ao arquiteto ! E não se estique no "já agora"
  8.  # 68

    Colocado por: RicardoPortoPague um projeto de execução e um mapa de quantidades e caderno de encargos e dorme descansado.

    Esqueça a cofragem pois há-de levar vigas em algum lado e estraga-lhe o pensamento..

    Vai ser em betão à vista para essa preocupação toda ?

    Tem que transmitir o orçamento ao arquiteto ! E não se estique no "já agora"


    Sim, pelo menos o exterior é betão à vista, o interior é que nao é certo ainda!
    Assim como o tamanho da parte suspensa, gostava de uma parte suspensa consideravel, para ficar com um bom coberto
  9.  # 69

    Reavivando o tópico,
    Esquecendo a parte dos custos, quais as vantagens de uma laje maciça em relação a aligeirada?
  10.  # 70

    Depois de pronto nenhuma :)

    Só se arquitetura o exigir ou o zoneamento sísmico
  11.  # 71

    Colocado por: RicardoPortoDepois de pronto nenhuma :)

    Só se arquitetura o exigir ou o zoneamento sísmico

    Entao em caso de sismo as maciças aguentam-se melhor à bronca é?
  12.  # 72

    Colocado por: DR1982Entao em caso de sismo as maciças aguentam-se melhor à bronca é?

    Os sismos em Portugal são a brincar, por isso qualquer uma serve.
    No dia em que tivermos um sismo a sério (e vamos ter) não serão as lajes maciças que o salvam
  13.  # 73

    deixe la de agoirar, irra :)
    Entao o pessoal faz lajes maciças nas zonas sismicas porque é tolinho?
  14.  # 74

    Colocado por: DR1982Entao o pessoal faz lajes maciças nas zonas sismicas porque é tolinho?

    Sim!
    Acha que a maioria dos técnicos que estão a fazer cálculos percebe alguma coisa daquilo?
    Aprenderam a colocar uns dados no CYPE e toca a faturar.
    Cair aquilo nunca cai.
    Quando vier um sismo a sério caiem muitas e a culpa é do sismo
  15.  # 75

    E se cair não é por ser maciça ou não, o problema vai estar nos pilares!!
    Concordam com este comentário: zedasilva
  16.  # 76

    Colocado por: zedasilvaQuando vier um sismo a sério caiem muitas e a culpa é do sismo
    Vá la que desta vez a culpa não é do DO, menos mal :)

    Gosto mais de lajes maciças, senao tenho de andar a por os ganchos de pendurar o porco nas vigas fundas e é capaz do porco bater com o focinho no chao…
    • DR1982
    • 19 janeiro 2023 editado

     # 77

    Colocado por: RicardoPortoE se cair não é por ser maciça ou não, o problema vai estar nos pilares!!
    Concordam com este comentário:zedasilva
    mesmo cumprindo os eurocodigos num sei das quantas?
  17.  # 78

    Colocado por: DR1982senao tenho de andar a por os ganchos de pendurar o porco nas vigas fundas e é capaz do porco bater com o focinho no chao…

    A menos que os porcos nessa zona sejam hipopótamos, o gancho chumbado a um conjunto de vigota dupla é mais que suficiente.
  18.  # 79

    Olhe DR, ja fiz casas em sismica 4 em frança é tudo calculado pelo eurocodigo 8, como em portugal, mas olhe que nao tem a ver xom o que vejo por cá. aqui do que tenho visto nao é parasismico.
    Fazem pilares grossos nos cantos e linteis de coroamento de parede de 50cm, etc mas ao primeiro sismo, caem lhe as paredes todas, os linteis da janelas leva com eles na cabeça! Lol
    Laje maciça ou nao, o que interessa no parasismico é ligar todas as paredes de forma a dar rigidez e evitar torsoes( digam me se estiver enganado).
    La, fazemo as casas com os blocos pilar e linteis e olhe que respeita tudo igual e ainda com mais segurança.
    Em todos os vaos, janelas e portas, tem que sair um pilar de cada lado, desde a fundaçao até ao lintel da parede. Tem de levar lintel por cima do vao e por baixo dos peitoris, tudo ligado ao pilares com rexobrimento minimo de 60*o diametro do ferro. A nivel de ferro leva em todos os pilares, 4ha10,10*10 se for cobertura ligeira ou 4ha12 em 10*10, as cintas era 4ha 20*10 ou 4ha12 20*10.
    As empenas tem que haver conrinuidade do ferro, tudo ligado com U,s etc...

    Esta maneira de fazer permite que toda a sua estrutura seja ele parasismica, a mzniera de ca todas as paredes nao fazem parte disso e irao logo a vida no primziro sismo..

    Aqui usasse tecnicas acho que muito fora do normal e mais caro para chegar a um mesmo resultado ou até mais fraco a meu ver.

    Digo isto com base em experincia propria e horas a falr com engenheiros e arquitetos de la,
  19.  # 80

    Colocado por: zedasilva
    A menos que os porcos nessa zona sejam hipopótamos, o gancho chumbado a um conjunto de vigota dupla é mais que suficiente.
    pesam pra cima de 10 arrobas
 
0.0259 seg. NEW