Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: jorgeglockE vendo bem as coisas, eles ao dizerem que dispensam os recibos beneficiaram de uma redução da renda, e agora se deduziram as rendas no irs poderão beneficiar de outro tanto na liquides do irs. E depois as finanças chateia-no é a si. A Imobiliária tramou-o ao lho aconselhar nao passar recibos. Visto serem próximos, sábe-se lá se não tinham premeditado esse esquema ......


    Se eles deduzissem as rendas em sede de IRS, o cruzamento de dados das finanças não permitiriam "apanhar" uma fuga aos impostos?

    Agora já penso em tudo.. desde que a imobiliária preparou isto para obterem depois uma redução na renda.. como posso aumentar a renda se o contrato está ilegal e não consta das finanças?

    Ao constar só o meu nome, só eu é que sou prejudicado junto das entidades oficiais, só eu é que sou chamado para pagar impostos e manutenção do respectivo imóvel, embora haja duas pessoas a beneficiarem da respectiva renda do aluguer (a renda amortiza o credito À habitação)...
  2.  # 2

    Colocado por: bel99Tem aumentado a renda?


    o contrato faz um ano agora em agosto, teoricamente só o posso fazer a partir de 1 de Janeiro de 2014, certo?
  3.  # 3

    Sim existe cruzamento de dados, e por esta altura, se as finanças nao o chatearam é pk eles nao deduziram, no entanto esteja em alerta para o próximo ano.
    Concordam com este comentário: ramiguel, bel99
    • bel99
    • 8 julho 2013 editado

     # 4

    Colocado por: ramiguel
    o contrato faz um ano agora em agosto, teoricamente só o posso fazer a partir de 1 de Janeiro de 2014, certo?
    sim, tem razão quanto a fazer 1 ano. Mas essa de Janeiro 2014 vou confirmar...
  4.  # 5

    Artigo 1077.o
    Actualização de rendas
    1—As partes estipulam, por escrito, a possibilidade de actualização da renda e o respectivo regime.
    2—Na falta de estipulação, aplica-se o seguinte regime:
    a) A renda pode ser actualizada anualmente, de acordo com os coeficientes de actualização vigentes;
    b) A primeira actualização pode ser exigida um ano após o início da vigência do contrato e as seguintes, sucessivamente, um ano após a actualização anterior;
    c) O senhorio comunica, por escrito e com a antecedência mínima de 30 dias, o coeficiente de actualização e a nova renda dele resultante;
    d) A não actualização prejudica a recuperação dos aumentos não feitos, podendo, todavia, os coeficientes ser aplicados em anos posteriores, desde que não tenham passado mais de três anos sobre a data em que teria sido inicialmente possível a sua aplicação.


    Pode actualizar já em Agosto.
  5.  # 6

    Colocado por: bel99

    Pode actualizar já em Agosto.


    Vai ser bonito... mando para lá a actualização da renda, devem logo responder com a ameaça das Finanças :)
  6.  # 7

    ramiguel... eu não aconselho a fazer nada que os irrite. Só perguntei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ramiguel
    • becas
    • 8 julho 2013 editado

     # 8

    Sendo muito, muito pragmática...tem uns inquilinos que pagam a tempo e horas uma renda alta (se começou nos 1200, não deve ter baixado muito), que estão irritados por causa de um lavatório partido (se não foi culpa deles e o lavatório lhes faz falta, eu também estaria), que não pensam sair tão cedo (pelos vistos)...não será mais acertado pôr lá o lavatório rapidamente e depois negociar com calma a redação do contrato? Tem a certeza que os quer ver pelas costas? Tem a certeza que prefere perder todo o dinheiro lá investido e entregar a casa ao banco (porque se ainda não amortizou quase nada ainda vai ter que pagar ao banco para a entregar)?
  7.  # 9

    Colocado por: becasSendo muito, muito pragmática...tem uns inquilinos que pagam a tempo e horas uma renda alta (se começou nos 1200, não deve ter baixado muito), que estão irritados por causa de um lavatório partido (se não foi culpa deles e o lavatório lhes faz falta, eu também estaria), que não pensam sair tão cedo (pelos vistos)...não será mais acertado pôr lá o lavatório rapidamente e depois negociar com calma a redação com contrato? Tem a certeza que os quer ver pelas costas? Tem a certeza que prefere perder todo o dinheiro lá investido e entregar a casa ao banco (porque se ainda não amortizou quase nada ainda vai ter que pagar ao banco para a entregar)?


    Permita-me a correcção.. não são 1200, são 1000 por causa da "promessa" que não ia para as Finanças.. a renda não é alta, seria se fosse um T1 com 50 m2 na periferia de lisboa.. é uma moradia, com 5 quartos e 3 WC.. é uma renda justa!

    Concordo com tudo o que escreveu, vou de facto tentar a melhor solução para mim, sem ondas. Constituir um advogado será o primeiro passo, para poder dialogar com os inquilinos da melhor forma e saber com quantas linhas me cozo. Obrigado pelo comentário.
  8.  # 10

    Colocado por: ramiguelPermita-me a correcção.. não são 1200, são 1000 por causa da "promessa" que não ia para as Finanças.. a renda não é alta, seria se fosse um T1 com 50 m2 na periferia de lisboa.. é uma moradia, com 5 quartos e 3 WC.. é uma renda justa!


    Não me enganei, não baixou muito dos 1200 :-) Não estou a dizer que a renda é cara, nem nada disso, o que queria dizer é que é muito complicado hoje em dia encontrar uma família com capacidade económica para pagar uma renda de 1000 euros. Por isso o aconselhei a pensar bem...mais vale 1000 certos que 1500 incertos...eu não aumentaria a renda, se é suficiente para amortizar o empréstimo, ou quase.
  9.  # 11

    Colocado por: becas

    Não me enganei, não baixou muito dos 1200 :-) Não estou a dizer que a renda é cara, nem nada disso, o que queria dizer é que é muito complicado hoje em dia encontrar uma família com capacidade económica para pagar uma renda de 1000 euros. Por isso o aconselhei a pensar bem...mais vale 1000 certos que 1500 incertos...eu não aumentaria a renda, se é suficiente para amortizar o empréstimo, ou quase.


    Hoje com a Euribor baixa é suficiente, mas à mais pequena variação vai deixar de ser e com as ameaças de denuncia às Finanças tenho de pensar na retenção na fonte.. ou seja, já nem cobre e coloca-me em dificuldades financeiras até conseguir despachar a casa.
    Compreendo o que quis dizer com os 1000 euros certos, mas nada impede estas pessoas amanhã de fazerem mais exigências (baixar mais a renda, atrasos nos pagamentos) e não tenho nada para me defender.

    A base da confiança foi quebrada e sinceramente não tenho qualquer motivo para manter aquela casa.
  10.  # 12

    Colocado por: ramiguelelaborei um contrato de arrendamento de 5 anos


    Colocado por: ramiguelO contrato de arrendamento redigido pela imobiliária ficou só em meu nome


    Colocado por: ramiguelserá válido na medida em que o imóvel é 50% meu e 50% da minha ex-mulher?

    Terá que falar com um advogado e explorar junto dos inquilinos a questão de a sua "ex" estar a implicar com o arrendamento e preparar-se para o contestar ... (se ela lá aparecesse e "exigisse" mais algumas centenas de euros - e eles mordessem o isco - talvez o problema ficasse resolvido).
    Precisa da colaboração da sua "ex", de uma carta de um advogado para os inquilinos, e precisa também que esses inquilinos não percebam o jogo, pois se o perceberem aguentarão e passarão o caso para outro advogado. No fim dos 5 anos do contrato talvez tenham isso resolvido na JUSTIÇA.
    A alternativa, parece-me que é, apenas, AGUENTAR. O processo começou muito mal ... era preferível não ter contrato escrito (nem nas suas mãos nem nas dos inquilinos).
    O contrato não está 100% correcto/válido porque um dos proprietários não assinou/autorizou o arrendamento, mas com um advogado do lado dos inquilinos, isso, no mínimo, vai arrastar-se anos, com as consequências que você já "adivinhou".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ramiguel
  11.  # 13

    Colocado por: ramiguel-O contrato de arrendamento redigido pela imobiliária ficou só em meu nome, porque não ia às Finanças (palavras da imobiliária), será válido na medida em que o imóvel é 50% meu e 50% da minha ex-mulher?


    É válido... mas a sua ex-mulher pode vir pedir a anulação do contrato...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ramiguel
  12.  # 14

    Colocado por: Erga Omnesmas a sua ex-mulher pode vir pedir a anulação do contrato...
    E se pedir o ramiguel poderá ter algum problema? O inquilino não poderá agir judicialmente contra ele?
  13.  # 15

    Colocado por: bel99E se pedir o ramiguel poderá ter algum problema?


    Tudo depende... Se for "macaca" pode vir alegar que o arrendamento foi celebrado à sucapa, sem ela saber e reivindicar 50% das rendas recebidas p. ex.. o que poderá ser um problema para o ramiguel...

    Colocado por: bel99O inquilino não poderá agir judicialmente contra ele?


    Será mais difícil... ele teve o gozo do imóvel.... quanto muito pode reivindicar uma indemnização por danos patrimoniais , devido às despesas de uma mudança de casa... Pode também alegar abuso de direito por parte da ex do ramiguel, se demonstrar que ela sabia do arrendamento...

    No direito o céu é o limite... :) A melhor estratégia depende de pequenos pormenores... p. ex saber com que tipo de gente estamos a lidar...
  14.  # 16

    ramiguel, o meu unico conselho é: livre-se da casa.
    Estão a perder valor dia após dia. uns 10% ao ano.
    Há milhões de casas por ai. Há centenas de milhares de casas cujos donos não podem pagar a prestação e vão entrar no arrendamento. Não vai demorar muito que uma casa equivalente esteja no mercado por 800. Perde os inquilinos e fica sem forma de pagar o empréstimo.

    está a tentar pagar um empréstimo sobre uma casa que comprou no pico de uma bolha colossal. Nunca mais a vai conseguir vender por esse preço. Não a habita e está-lhe a causar problemas.
    quase que aposto que o que está a pagar em juros ao banco somado ao que a casa desvaloriza mes após mes, lhe esfumam o "lucro" de a ter arrendada.

    Espera até à renovação do contrato e meses antes, coloque no mercado. Denuncie o contrato na renovação. Venda ontem.
    Concordam com este comentário: ramiguel
  15.  # 17

    Colocado por: adiasramiguel, o meu unico conselho é: livre-se da casa.
    Estão a perder valor dia após dia. uns 10% ao ano.
    Há milhões de casas por ai. Há centenas de milhares de casas cujos donos não podem pagar a prestação e vão entrar no arrendamento. Não vai demorar muito que uma casa equivalente esteja no mercado por 800. Perde os inquilinos e fica sem forma de pagar o empréstimo.

    está a tentar pagar um empréstimo sobre uma casa que comprou no pico de uma bolha colossal. Nunca mais a vai conseguir vender por esse preço. Não a habita e está-lhe a causar problemas.
    quase que aposto que o que está a pagar em juros ao banco somado ao que a casa desvaloriza mes após mes, lhe esfumam o "lucro" de a ter arrendada.

    Espera até à renovação do contrato e meses antes, coloque no mercado. Denuncie o contrato na renovação. Venda ontem.
    Concordam com este comentário:ramiguel


    Isso era ouro sobre azul... partilho da sua opinião e adorava despachar a casa uma vez que já não a vou utilizar com a minha família. Ainda tenho esperança que daqui a 4 anos a situação melhore e possa vender a casa pelo valor que devo ao banco, já não peço mais.
  16.  # 18

    Colocado por: Erga Omnes

    É válido... mas a sua ex-mulher pode vir pedir a anulação do contrato...


    Pelo que tive possibilidade de ler em casos semelhantes que foram a tribunal, a ex-mulher acabou por ser sentenciada por má-fé (porque tinha conhecimento das rendas e do contrato) e o contrato foi considerado nulo. E como é que eles consideraram que houve má-fé? As rendas eram depositadas numa conta solidária...

    Pessoalmente vou tentar evitar o recurso ao tribunal, porque não tenho dinheiro e a lei protege bem o inquilino.
  17.  # 19

    Colocado por: ramiguelPessoalmente vou tentar evitar o recurso ao tribunal

    Substitua o vidro.
    Registe o contrato nas finanças
    Substitua a sua declaração de irs e pague o que tiver a pagar.
    Aumente a renda utilizando o coeficiente em vigor (se achar conveniente)

    Assim, depois disto, poderá ter que pagar mais impostos e o que receber de renda líquida poderá não ser suficiente para pagar o empréstimo. Mas ao menos evitará chatices e dores de cabeça.
    Concordam com este comentário: jorgeglock
    • adias
    • 11 julho 2013 editado

     # 20

    Colocado por: ramiguelAinda tenho esperança que daqui a 4 anos a situação melhore e possa vender a casa pelo valor que devo ao banco, já não peço mais


    Não tenha!
    Comprou lá para 2008, no pico do pico da corrupção/especulação.
    Há, hoje, qualquer coisa entre 1 e 2 milhões de casas vazias no país!!!! São precisas 3 milhões para albergar os 10 milhões de tugas. Ou seja, há 40% de excesso. Sim! 40% de excesso!!!! Uma aberração, que encheu bolsos de muitos corruptos.
    Muitas delas estão fechadas, a ganhar pó, arejadas de vez em quando, porque uma casa "subia sempre de preço" é há muito quem tenha uma casa como depósito bancário. Não arrenda porque "a lei das rendas é uma bosta, os inquilinos só estragam, não pagam e desculpas esfarrapadas afins". Não a usa, não a deixa usar, mas ia dando uns "juros". Isso acabou. Os preços estão a cair e assim vão continuar.
    Os bancos já representam 20% do mercado de vendas!!! Estão a vender as casas que executaram em 2009, mal a procissão tinha começado (demoram 3 anos e picos em média a por à venda). Agora imagine o que vai ser dos preços quando puserem à venda a enormidade de casas que executaram em 2012... 2013 e até ver se 2014 não vai ser muito pior!!!
    Portanto, os bancos tem uma enchente de casas prestes a vender. Os privados que as tem a ganhar pó vão tentar arrendar ou vender, porque o "depósito" passou a ter taxas de juros negativas, e......acha que os preços vão..... subir?
    Com os salário a cair mês após mes, desemprego guloso e população a envelhecer.... quem vai comprar ou arrendar milhões de casas? O ceguinho? Os estrangeiros em troca de um visto?
    Eu não acredito em milagres, só posso dizer "fia-te na virgem e não corras, não"
    O ramiguel, agora tem um problema e uma divida ao banco possivelmente zero depois de a vender. Daqui a 5 anos, se vender, fica a dever metade ao banco.
    Mas isto sou eu....
    Concordam com este comentário: jorgeglock
 
0.0274 seg. NEW