Iniciar sessão ou registar-se
    • CCA
    • 9 julho 2013 editado

     # 1

    Bom dia a todos,

    Estou a pensar comprar um imóvel de banco que vi no site do Banco Y, entrei em contacto com um balcão desse Banco, que ficou de marcar uma visita, mas esta nunca surgiu!
    A casa está à venda em vários sites, mas vi-a no OLX mais barata, marquei e fiz a visita.
    Descubro agora que a casa pertence a outro Banco, ou seja, as pessoa do balcão onde fui teve pouco profissionalismo, se viu que o imóvel não era daquele Banco poderia ter dito!
    Não fazia ideia que os imóveis dos bancos estavam anunciados nos sites uns dos outros! Pensei que se o anúncio está no Banco Y é deste e não do Banco X.

    Perdia a oportunidade de negociar a directamente com o Banco proprietário!

    Tenho algumas dúvidas, como:
    1.Que tipo de informação posso pedir da pessoa que está a fazer a intermediação no OLX, este não está associado a nenhuma imobiliária! Este disse-me que já apresentou a proposta ao Banco, e estamos à espera de resposta.
    2.Sem assinar documentos e pagar, há algum inconveniente em fornecer documentos pessoais (IRS, recibos, …)
    3.Que cuidados/atenção devo na compra de imóvel de banco.
    4.Qual o spread mais baixo neste momento? Dizem-me 2,5% é verdade?
    5.Quais as condições de credito habitação que posso negociar e até que valores/condições?

    Já agora a casa está avaliada e anunciada na maior parte dos sites por 142.000 e fiz a proposta por 110.000, acho que se a proposta for aprovada não é um mau negocio (poderia ter sido um pouco melhor)!

    Obrigada pela ajuda.
    CA
    •  
      FD
    • 9 julho 2013

     # 2

    Colocado por: CCANão fazia ideia que os imóveis dos bancos estavam anunciados nos sites uns dos outros! Pensei que se o anúncio está no Banco Y é deste e não do Banco X.

    Portugal tem desde há pouco tempo uma coisa que já existe há décadas noutros países: MLS (Multiple Listing Service).
    "Foram" (proporcionaram) os bancos que trouxeram a prática para Portugal, de forma a escoar o stock que têm.
    MLS é, de forma simples, uma listagem comum de imóveis de que todas as imobiliárias podem usufruir. Ou seja, em vez de haver angariações individuais de imobiliárias, é difundida uma lista de imóveis e todas as imobiliárias que tenham aderido ao serviço podem promover os imóveis. Pelos vistos, por cá não se aplica só a imobiliárias mas também a outros bancos...

    Colocado por: CCA1.Que tipo de informação posso pedir da pessoa que está a fazer a intermediação no OLX, este não está associado a nenhuma imobiliária!

    Não está?! Isso é estranho... quem é essa pessoa, como é que se apresentou? Não lhe exigiu nenhum dinheiro para avaliação do processo nem nada que se pareça, certo?

    Colocado por: CCA2.Sem assinar documentos e pagar, há algum inconveniente em fornecer documentos pessoais (IRS, recibos, …)

    Depende a quem os fornece, eu ficaria de pé atrás.

    Colocado por: CCA3.Que cuidados/atenção devo na compra de imóvel de banco.

    Não conte com garantias. Veja o imóvel muitas vezes, a horas e dias diferentes.
    Tenha atenção aos custos de avaliação e outras despesas e comissões que os bancos gostam de cobrar.
    Houve por aqui um testemunho em que a escritura ficou bem mais cara do que se fosse feita "normalmente".

    Colocado por: CCA4.Qual o spread mais baixo neste momento? Dizem-me 2,5% é verdade?

    Há aqui uma discussão ao lado onde falam em 1% durante os primeiros 3 anos.

    Colocado por: CCA5.Quais as condições de credito habitação que posso negociar e até que valores/condições?

    Acho que não perde nada em negociar tudo...
  1.  # 3

    2.Sem assinar documentos e pagar, há algum inconveniente em fornecer documentos pessoais (IRS, recibos, …)


    Depende a quem os fornece, eu ficaria de pé atrás.


    Eu também! Acho muito estranho quando alguém fornece estes dados a uma pessoa que não conhece. Eu nunca estive envolvido num processo semelhante, mas quando tal acontecer quero tratar directamente com o banco, sem intermediários. Lembro-me de uma conversa com alguém de uma imobiliária, depois de eu ter ligado para saber informações de um imóvel para arrendar e ter dito que estava atento ao mercado de compra e venda e que poderia estar interessado em algo que resultasse num bom negócio para mim, em que a resposta foi que em vez de procurar casas para vender, o agente tratava já das simulações dos empréstimos em vários bancos e depois de saber que o empréstimo seria aprovado procurávamos uma casa. Isto, segundo ele, poupava tempo e trabalho. Depois pediu-me por email declarações de IRS, extractos bancários, recibos de ordenados, etc... Isto após uma conversa de 30 segundos, em que eu não fazia a mínima ideia de quem estava do outro lado, nem ele sabia quem eu era.
    Respondi que seria eu a tratar do empréstimo directamente com o banco e, visto que ele estava com pressa e queria poupar tempo e trabalho e eu não tinha pressa nenhuma e queria ter algum trabalho neste processo, não estava interessado nos serviços daquela imobiliária.
    • CCA
    • 9 julho 2013

     # 4

    Obrigada pelos comentários/ajuda.

    Nem dei nem me pediram dinheiro e não assinei nada.
    Mas num impulso estúpido dei alguns documentos pessoais.
    Numa pesquisa na Net descobri que a pessoa que está a intermediar a compra é consultor/mediador numa imobiliária.

    Já pedi documentos do imóvel e outra visita à moradia, mas segundo ele só após o Banco aprovar a Proposta é que terá acesso aos documentos.
    Pedi agora também cópia da proposta que ele enviou ao Banco.

    Visto ser uma moradia em banda, com acesso à garagem comum a todos os moradores pedi:
    - Documento onde estão estipuladas as características externas do imóvel, para vermos o que podemos ou não alterar (projecto de construção/urbanístico).
    - Alvará licença de utilização
    - Planta do imóvel
    - Registo predial
    - Caderneta predial urbana
    - Comprovativo de pagamento ou isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis
    - Ultimo recibo ou comprovativo de cancelamento dos contratos de água, luz e gás

    Quando visitamos a casa pela primeira vez falamos com um vizinho sobre como funcionava o condomínio e qual o valor, ao que respondeu que apenas dividiam a conta da luz do acesso à garagem (que pelos vistos tem um contador à parte). Relativamente a jardins, pinturas exteriores, etc., cada morador cuidava da sua casa.
    Existe algum documento onde possa constar este tipo de informação?

    Muito obrigada pela ajuda.
    CA
    •  
      FD
    • 9 julho 2013 editado

     # 5

    Colocado por: CCAExiste algum documento onde possa constar este tipo de informação?

    Se é mesmo um condomínio, essa informação deverá estar toda inscrita no Regulamento do Condomínio.
    Se não existe regulamento é porque o condomínio ainda não deve estar formalmente formado.
    Deve também pedir ao administrador (a existir) para consultar as actas das assembleias.
    As características mais intrínsecas do condomínio estão normalmente inscritas no Título Constitutivo da Propriedade Horizontal que é público e arquivado na Conservatória do Registo Predial. Basta chegar lá e pedir uma certidão/cópia.
    • CCA
    • 9 julho 2013

     # 6

    Houve por aqui um testemunho em que a escritura ficou bem mais cara do que se fosse feita "normalmente".
    • CCA
    • 9 julho 2013

     # 7

    Obrigada pelos esclarecimentos.
    Poderia indicar-me o link do testemunho em que a escritura ficou bem mais cara?
    •  
      FD
    • 9 julho 2013

     # 8

    https://forumdacasa.com/discussion/29927/1/credito-habitacao-inferior-ao-pretendido/

    Está mais ou menos a meio da segunda página.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCA
    • CCA
    • 9 julho 2013

     # 9

    FD muito obrigada pelo link, ainda não tinha sequer pensado em nenhum daqueles aspectos.
    Vou ficar muito atenta sobre as escrituras.
    • LFMD
    • 8 setembro 2013

     # 10

    Colocado por: CCAJá agora a casa está avaliada e anunciada na maior parte dos sites por 142.000 e fiz a proposta por 110.000, acho que se a proposta for aprovada não é um mau negocio (poderia ter sido um pouco melhor)!


    A sua proposta foi aceite?
 
0.0126 seg. NEW