Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a fazer obras num apartamento, já aqui coloquei algumas dúvidas sobre o aquecimento de àguas, mas com este calor surgiu a necessidade de colocar ar condicionado. Já que estou a fazer obras, gostava de saber o que acham e o que recomendam.

A minha ideia era (para não afectar o PDU) colocar a unidade exterior na base da varanda, não causando assim impacto, e isso permitia ter acesso directo para um quarto, sala e cozinha. O que eu queria também saber era, caso coloque noutras divisões preciso de um aparelho exterior para cada divisão que tiver um aparelho interior?

A sala tem 6m X 5m e a cozinha 6m x 4m o quarto que também tenho acesso directo tem 5m x 4m e os outros 2 são de 4m x 4m, mas esses acho que vou deixar para por quando o condominio autorizar...
  2.  # 2

Pode colocar uma unidade exterior para várias interiores. No seu caso poderia colocar uma unidade exterior para as 5 interiores. Contudo pode ser mais fácil colocar uma para as 3 que referiu e depois uma para os outros 2 quartos. Se colocar ar condicionado não necessita de colocar outro sistema de aquecimento.
    Concordam com este comentário: pemoamsi
  3.  # 3

Na sala/cozinha e quarto principal não seria necessário grandes grande comprimento de tubagens, mas nos outros sim. Sabem dizer-me que tipo de tubos sao usados para "prever" o que vai ser necessário?
  4.  # 4

Cada unidade interna liga-se à externa com 2 tubos com isolamento para o gás e um cabo elétrico. Além disso cada unidade interna tem de ter um tudo para o esgoto que vai para o local mais conviniente.
  5.  # 5

Mais uma vez obrigado dfserra, acho que vou mesmo optar por colocar ar condicionado em todas as divisões, ou pelo menos agora que estou a pensar nas restantes, deixar equipado para que um dia possa usar nas restantes.
    Assim que tiver acabado dou feedback, mas consoante as obras que tenho planeadas, pode demorar um ano :)

0.0097 seg. NEW