Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Apesar de ja estar na casa dos trintas, nunca tive um par de walkie talkies. Na semana passada eis que aterrou um par nas minhas mãos.

O modelo em causa é dos basicos, da Lexibook TW30x, se bem que ja vi iguais a estes mas comercializados sobre outras marcas.

Fiz a experiencia com um amigo meu, e a realidade é que conseguimos comunicar bem dentro da cidade, sendo que nao estivemos afastados mais de 1.5 kms. Mesmo assim achei fascinante, e acredito que em espaço aberto consiga uns 5 Kms ou mais

Nunca tinha percebido bem porque ha pessoal apaixonado por CB´s e afins, sobretudo quando agora ha a net e os telemoveis ... mas a realidade é que isto é engraçado.

Ainda por cima gosto da vida ao ar livre e aventuras e tal , isto faz sentido :)

Entretanto pesquisei um pouco e ha um mundo de radios e de marcas...

Pelo que percebi as principais sao a motorola, cobra, Midlan, Yaesu , Kenwood, etc etc etc

Pensava que isto era um mundo acabado , mas pelos vistos ha imenso material deste novo ha venda, por isso deve haver quem use.

E pouco é preciso para começar, pelos vistos um par de walkie talkies da cobra pode custar menos de 30€

Pelos vistos estes radios e waklie talkies sao do tipo PMR 446 , sendo que este texto explica bem :

PMR são as iniciais de "Personal Mobile Radio", que em Português podemos traduzir para Rádio Pessoal Móvel, é uma faixa de 8 canais em UHF nos 446 MHz e destina-se a ser utilizada por qualquer cidadão, não precisando de qualquer licença ou autorização. (mais info aqui : http://www.pmr446.org/ )

Gostaria de perceber melhor este mundo eis algumas duvidas de algibeira para começar:

>As comunicações feitas nestes 8 canais da PMR estao encriptadas ?
    >Ha forma de estar a escuta dos 8 canais ao mesmo tempo ?
    >Estes meus walkie talkies TW30z funcionam com todos os outros PMR ?
    >Quais as diferentes faixas / sistemas de comunicações ?
    >E facil ouvir os bombeiros, taxis, policia, seguranças, camionistas, etc?
    >E os barcos, o que usam ?

Entretanto noutras pesquisas que fiz na net encontrei ainda um conceito que conhecia, o dos sub canais, passo a transcrever:

Os PMR usam a frequência dos 446Mhz, usando 8 canais (ou tons) e 38 'sub-canais' (ou sub-tons) dentro daquela frequência. Todos os PMR têm 8 canais mas nem todos têm 38 subcanais (como o teu T4502)

Imaginemos o seguinte:

o meu rádio PMR está 'sintonizado' em canal 1, subcanal 22.

Uma pessoa que tenha um PMR sintonizado em canal 1-subcanal 00 vai poder ouvir as minhas transmissões - porque nos PMR os canais 00 - ou seja, os canais 1 a 8 sem sub-tons - escutam todas as transmissões dos 38 subcanais desse canal).

No entanto, eu não poderei ouvir as transmissões dessa pessoa porque o meu PMR vai filtrar e ignorar todas as comunicações que ocorram foram do mesmo canal 1 e sub-canal 22 que estou a utilizar.

Resumindo, deverá usar-se um canal sem subtons, para que os geocachers que tenham PMR's sem subtons possam quer escutar quer transmitir.

0.0083 seg. NEW