Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Pelo que tenho lido o remate do ETICS junto à caixilharia não deve ficar à face da caixilharia (o que causa problemas na fronteira entre os dois materias), ou seja deve haver contacto entre o isolamento e a caixilharia. Isto é verdade? Na construção da minha casa estava inclinada para utilizar a solução utilizada pelo Nandogonca na sua casa. Está correcta a solução dele de sobrepor parte do caixilho com o isolamento?
    Outra questão: como é que o caixilho é colocado/aparafusado/fixado à alvernaria nas partes laterais? Tem-se a parede simplesmente rebocada no local da fixação? Coloco esta questão porque o empreiteiro diz que o caixilho não deve ser aplicado directamente sobre a alvernaria rebocada, mas que entre a parede de alvernaria e o caixilho deve ser colocada uma tira de pedra para o caixilho ficar 'bem agarrado' à parede, pois se colocar o caixilho aparafusado directamente à parede de tijolo, o tijolo parte..... Isto é verdade ou é tanga dele? Colocar uma tira de pedra entre a parede e o caixilho não vai criar uma ponte térmica? A não ser que se faça a tal sobreposição de isolamento/caixilho.

    Obrigada,
    Ana.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno_Bruno
  2.  # 2

    No meu caso foi feita essa sobreposição e aplicado um perfil de transição entre o ETICS e o aluminio, que é colado ao aluminio.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  3.  # 3

    Outro pormenor. O fornecedor das cantarias diz que não dá para fazer corte térmico nos peitoris sem que no futuro se tenha problemas de infiltrações e acenselha sem corte. Acho muito estranho que assim seja. Que forma existe para evitar as infiltrações nessa zona? Na zona do corte da pedra colocar alguma tela/impermeabilizante? Já vi pessoas aqui no forum 'barrarem' toda a zona onde vai assentar o peitoril com flitcoat ou equivalente...

    Obrigada,
    Ana.
  4.  # 4

    Esta imagem dá para perceber como fazer.

    É certo que é mais complicado, mas... :)
      detail_thermo-fba-uni_01.jpg
  5.  # 5

    o que está no 6, poderá ser o mesmo que está no 7, isto é pedra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anacristinaxxxx
  6.  # 6

    Colocado por: lfvmagalhaeso que está no 6, poderá ser o mesmo que está no 7, isto é pedra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:anacristinaxxxx


    Sendo o 6 igualmente pedra deverá ficar mais abaixo em relação ao 7, certo, para evitar acumulação de água, certo?
  7.  # 7

    deverá ter pendente para o exterior sim... Mas este exemplo que dei não é utilizado cá em portugal, infelizmente.

    A solução no seu caso é ter praticamente duas pedras distintas, a de fora e a de dentro... Se vai utilizar ETICS, a pedra de fora assenta no ETICS encostada à caixilharia. há uns remates próprios que impermeabilizam essa junta. Esta pedra de fora terá de ter pendente para que a água escorra para o exterior, uma pequena inclinação. A pedra de dentro pode fazer encostada à caixilharia, pode fazer com a caixilharia assente na pedra (um ou dois centimetros, pouca coisa)...

    Eu não sou nenhum perito no assunto, mas acho que é assim.
 
0.0135 seg. NEW