Boas, sou novo no forum e gostaria de contar com a vossa ajuda. Comprei há 10 meses um apartamento com 44 anos no último piso e remodelei todo. Há mais ou menos 6 meses apareçeu um cone castanho e duro no teto da minha cozinha e pensei que fosse da húmidade ou deficiencia da pintura. Contudo esse mesmo cone apareçeu há 3 dias e não me preocupei. Há dois dias apareçeu uma larva com pernas na mesa da cozinha e não dei muita importância. Hoje pela manhã acodei com a minha namorada ao gritos pela casa e pensei que fosse alguma coisa coisa grave e deparo-me com umas quantas larvas em cima da mesa e um buraco no teto cheio desses bichos. Tirei umas fotos e gostaria da vossa opinião.
a telha tem alguma sub camada? se não tem é natural que os bichos entrem pelos espaços que existem entre as telhas e que façam ninhos/casulos, etc, no seu tecto...
cobertura de xisto? é numa zona histórica? se os bichos só aparecessem no local da armação da cozinha, poderiam estar a vir pela tubagem electrica... mas como aparecem em locais sem negativos eléctricos, o problema virá provavelmente do telhado... tem acesso ao vão entre a laje e a cobertura?
Não, é uma zona comum. O imóvel é na Amadora. O telhado foi remodelado há 5 meses. O acesso ao telhado fica no exterior pela casa casa do vizinho do lado. É um prédio de 3 andares.
não tem um alçapão para acesso pelo interior, na zona do vão de escadas? ser uma zona comum não quer dizer que não lhe possa aceder; quer dizer que todos podem lá ir, incluindo o silvatiago92. o prédio tem condomínio organizado, certo?
Há cerca de um mês coloquei teto falso em todas as divisões da casa, coloquei portas novas e na altura da obra não havia sinais de bichos. Apenas na cozinha estou a ter esse problema.
Não. O único teto que não foi remodelado foi o da cozinha porque há uns meses tive uma infiltração. Possivelmente irei colocar mês que vem. Mas sem saber o que são estes bichos e qual a origem do problema não irei colocar. Por isso procuro saber se são termitas ou que tipo de insetos são.
Não sei se não é boa ideia ver se o telhado não está a meter água. Normalmente, qualquer tipo de bichos precisa de humidade ou água em quantidade suficiente para sobreviverem e se reproduzirem. Adicionando isso ao facto de o tecto ter literalmente um buraco, e ter tido uma inundação, acho que devia ir ver se não tem lá umas poças de água...
Quanto ao resto, não se preocupe com o tipo de bicho que é. Tem que o matar e mais nada. E adie o tecto falso nessa zona durante uns bons meses...
O problema das infiltrações já foi resolvido há 5 meses. O sr. que fez a obra disse para arranjar o teto quando começar o calor. Assim o fiz. O teto ficou lisinho e todo pintado. Mas há cerca de umas semanas começou a apareçer umas manchas amarelas e o teto ficou todo a descascar e a deformar o teto como pode ver na imagem. Estas ultimas semanas tem feito algum calor e não chove há cerca de 2 meses. É possivel ainda haver poças de água?