Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho um problema com um vizinho que gostava de saber de quem é a responsabilidade da sua solução.

A minha casa tem um terraço nas traseiras, no final do qual existe um muro com cerca de 5 metros de altura que segura as terras do terreno superior.

Ora, desde sempre que nesse terreno "superior" era (julgo) um quintal/baldio do vizinho. Nos tempos de chuva, havia algumas águas que escorriam pelo muro, mas nada de anormal.

Recentemente parece-me que pavimentaram esse quintal/baldio, e fizeram um muro em bloco, com cerca de 1 metro em cima do muro antigo, para "segurança".

Nesse novo muro, ao nível do pavimento, fizeram dois buracos para escoar as águas.

Ora, quando chove, escorre mais água do que antigamente, pois agora é pavimento em vez de terra, e ainda por cima a água escorre apenas por dois pontos específicos. Mas ok, aqui não existe problema.

O problema é quando lavam o terraço, ou se põe a esvaziar a piscina dos miúdos.

É imensa água a ser evacuada apenas por esses dois buracos, o que faz com que venha com imensa pressão e estraga tudo cá em baixo.

Além disso, quando lavam o terraço, evacuam todo o tipo de lixo pelos tais buracos, incluindo feses de animais, restos de comidas, etc... A água vem sujíssima, a cheirar absurdamente mal, deixando-me o terraço completamente impossível.

De quem é a responsabilidade de solução disto? Sou eu que tenho de providenciar um sistema para segurar as águas do vizinho?

Se sim, e depois quando o sistema entupir, pois desde que passe no buraco vem de tudo por ali abaixo, de quem é a responsabilidade?

Agradeço desde já as vossas respostas
  2.  # 2

Colocado por: lagarbapBoa tarde,

Tenho um problema com um vizinho que gostava de saber de quem é a responsabilidade da sua solução.

A minha casa tem um terraço nas traseiras, no final do qual existe um muro com cerca de 5 metros de altura que segura as terras do terreno superior.

Ora, desde sempre que nesse terreno "superior" era (julgo) um quintal/baldio do vizinho. Nos tempos de chuva, havia algumas águas que escorriam pelo muro, mas nada de anormal.

Recentemente parece-me que pavimentaram esse quintal/baldio, e fizeram um muro em bloco, com cerca de 1 metro em cima do muro antigo, para "segurança".

Nesse novo muro, ao nível do pavimento, fizeram dois buracos para escoar as águas.

Ora, quando chove, escorre mais água do que antigamente, pois agora é pavimento em vez de terra, e ainda por cima a água escorre apenas por dois pontos específicos. Mas ok, aqui não existe problema.

O problema é quando lavam o terraço, ou se põe a esvaziar a piscina dos miúdos.

É imensa água a ser evacuada apenas por esses dois buracos, o que faz com que venha com imensa pressão e estraga tudo cá em baixo.

Além disso, quando lavam o terraço, evacuam todo o tipo de lixo pelos tais buracos, incluindo feses de animais, restos de comidas, etc... A água vem sujíssima, a cheirar absurdamente mal, deixando-me o terraço completamente impossível.

De quem é a responsabilidade de solução disto? Sou eu que tenho de providenciar um sistema para segurar as águas do vizinho?

Se sim, e depois quando o sistema entupir, pois desde que passe no buraco vem de tudo por ali abaixo, de quem é a responsabilidade?

Agradeço desde já as vossas respostas

se o seu artigo for urbano não tem que dar passagem de aguas
  3.  # 3

lagarbarp

nem foi preciso ler até ao fim

esse seu vizinho pode estar numa grande encrenca, o que ele fez foi quase o mesmo que fazer uma varanda e fazer o escoamento de aguas directamente por um tubo para a varanda do vizinho.
    que grande lata.
    vá á camara e faça uma denuncia.
    Concordam com este comentário: gfrmartins, two-rok
  4.  # 4

Estamos de facto a falar de artigos urbanos.

Julgo que na câmara, fazendo uma denúncia, fica lá o nome do denunciante público.

Quando estamos a lidar com pessoas que não sabem viver em sociedade.....
  5.  # 5

olhe isto não se trata de ser queixinhas, é uma situação completamente ilegal e prejudicial para si.

se já falou com ele e ele não tratou de fazer o escoamento de aguas para outro lado, tem de reclamar nas instancias devidas.
    Concordam com este comentário: two-rok
  6.  # 6

Certo.

Com a pessoa directamente, prefiro não falar, pois já sei qual irá ser o comportamento e é de evitar.

Vou me dirigir à Câmara para me informar qual o procedimento correcto.

Muito obrigado pelos esclarecimentos!
  7.  # 7

Há com cada artista...

Eu moro num R/C com terraço atrás, e sujidade desse género nunca me calhou, mas já me calhou dar por estar a pingar lixívia, da biqueira do 1º andar... Mas uma breve conversa resolveu, e por acaso não houveram danos.

Depois diga-nos como correu.
  8.  # 8

Compre uma caçadeira. Problemas de águas resolvem-se, á sacholada, ao tiro ou à pancada. Não aprende nada com as noticias ? Deixe-se de camaras, tribunais... esssas instituições não tem competencia para julgar estes casos. Agarre o gajo pelos colarinhos e faça-o beber a água que escorre para o quintal.
  9.  # 9

Colocado por: asdrubalCompre uma caçadeira. Problemas de águas resolvem-se, á sacholada, ao tiro ou à pancada. Não aprende nada com as noticias ? Deixe-se de camaras, tribunais... esssas instituições não tem competencia para julgar estes casos. Agarre o gajo pelos colarinhos e faça-o beber a água que escorre para o quintal.

tenha calma homem
    • Neon
    • 12 julho 2013

# 10

lagarbap

Boa noite

Uma intervenção legitima da câmara limitar-se-á a avaliar questões de segurança e higiene/salubridade e eventualmente alguma questão de ilegalidade urbanistica (p.e se a obra da pavimentação do terraço cumpriu com as normas regulamentares aplicaveis)

A questão de violação de direito privado, irá cair em saco roto
  10.  # 11

Volto aqui, alguns meses depois, para informar que o problema se encontra finalmente resolvido.

Foi realizada uma exposição à camera municipal, que deu seguimento ao assunto, e obrigou à remoção do dito muro e controlo das águas.

Obrigado pelas dicas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, two-rok

0.0155 seg. NEW