Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,
    encontro-me na fase de escolher o tipo de iluminação para a minha moradia. Depois de muito ler continuo com dúvidas entre optar por focos com lampadas led ou hologeneo. Sei que a principal vantagem das led são a economia do consumo, mas face ao preço elevado será que compensa? Depois também leio que não iluminam tanto como as outras????
    Outra dúvida que tenho é a quantidade de focos que devo colocar em cada divisão. Por exemplo nos quartos (todos com 19m2) estou a pensar colocar 4 focos (2 por cima dos roupeiros e 2 aos pés da cama) e uma fita (led ou não) por cima da janela (na realidade são portas com 3 m). Na sala de estar (21m2) 2 focos mais uma fita (luz de presença) numa parede. Na sala de jantar 2 focos mais um candeeiro ao centro da mesa. Estes focos são todos dos quadrados pequenos (11,6 cm). Na cozinha 3 focos grandes ao centro e mais 2 focos médios em cima da península (a sala e cozinha são juntas e têm 40m2). Nas casas de banho quero dos pequenos também mas aconselharam-me a por dos grandes.
    As fotos de obras que tenho acompanhado aqui têm o dobro ou mais dos focos que eu tenho... mas o eletricista diz que é suficiente, será que é ou ele quer é poupar trabalho? Não quero correr o risco de colocar focos a menos e depois ser uma escuridão... Ou de não os distribuir da melhor maneira, por exemplo no corredor quero-os abeirados a um lado a 25 cm da parede???? Acho mais bonitos que centrados. Por cima dos roupeiros dizem-me que é só para ficar bonito pois não tem utilidade.Será????
    Alguém me pode ajudar a decidir?
    Obrigada a todos
  2.  # 2

Então, ninguém dá uma ajuda?
    Estou mesmo a precisar
  3.  # 3

Em relação aos leds, posso dizer que em termos de consumo não tem nada a ver... E a luminosidade, olhe que os há que iluminam o mesmo ou mais que os halogéneo de 50w...
    Os meus leds vieram todos da china e além de ter umas 2 a 3 baixas, eles tem se portado bem... Por 2 a 3€ já compra leds (GU10) com uma óptima luminosidade...
  4.  # 4

Olá,
    os valores que tenho para as lampadas led são 5,50€ +iva (3,6w) e 34€+iva (12w). Isto multiplicado para a casa toda ainda dá um dinheirito....
    E já agora acha que a quantidade de focos é suficiente?
  5.  # 5

Colocado por: PopotaE já agora acha que a quantidade de focos é suficiente?

Isso depende de muita coisa... Eu por exemplo tenho iluminação exclusiva em leds em wc, e posso dizer que com 2 leds (GU10) de 5w cada tenho luz suficiente... Leds de 12w??? para GU10? Acho muita fruta...
  6.  # 6

As de 12w são para os três focos grandes da cozinha (diâmetro de furo 15cm). Os restantes é que serão de 3,6w ou 5w. O eletricista diz para por 5w, os vendedores dizem que 3,6w chega. Quando diz que tem iluminação exclusiva em leds nos wc quer dizer que no resto da casa tem outro tipo de iluminação?
    Eu estou a pensar ter a iluminação toda neste formato (Leds) apenas irei colocar um candeeiro por cima ma mesa da sala de jantar. Será uma boa opção? É que apesar do que o eletricista diz continuo a achar que, por exemplo, 2 focos para a sala é pouco, ainda por cima estão abeirados a um canto...
  7.  # 7

Colocado por: PopotaAs de 12w são para os três focos grandes da cozinha (diâmetro de furo 15cm). Os restantes é que serão de 3,6w ou 5w. O eletricista diz para por 5w, os vendedores dizem que 3,6w chega. Quando diz que tem iluminação exclusiva em leds nos wc quer dizer que no resto da casa tem outro tipo de iluminação?
    Eu estou a pensar ter a iluminação toda neste formato (Leds) apenas irei colocar um candeeiro por cima ma mesa da sala de jantar. Será uma boa opção? É que apesar do que o eletricista diz continuo a achar que, por exemplo, 2 focos para a sala é pouco, ainda por cima estão abeirados a um canto...

Nas outras divisões tenho sempre outro tipo de iluminação. Normalmente nos quartos tenho 2 focos direcionáveis para iluminar o interior do roupeiro, na sala tenho um "corredor" a ser iluminado por leds, o hall de entrada também, na cozinha tenho desde iluminação embutica com suportes E27 e leds GU10.
    Isso de 2 chegarem é relativo. O melhor era experimentar primeiro... Eu por exemplo também tinha essas dúvidas, mas depois vi que se não chegasse era só aumentar a luminosidade dos focos. Por exemplo eu não gostei dos leds GU10 com menos de 120º de raio de abertura... Por isso uso leds SMD em todos os focos. Mas como disse é uma questão de experimentar com o seu electricista e verificar se fica satisfeita com a iluminação desses 2 leds nos cantos...
  8.  # 8

Boa noite Popota,

Se puder fazer um desenho da casa, com as medidas do espaço e a disponibilidade dos móveis, portas, janelas
    será mais fácil.

Colocado por: PopotaSei que a principal vantagem das led são a economia do consumo, mas face ao preço elevado será que compensa? Depois também leio que não iluminam tanto como as outras?

O retorno do investimento leva algum tempo, vai depender do preço, frequência de utilização e durabilidade.
    Se for exigente e escolher lâmpadas com qualidade de luz semelhante ao halogenio certamente vai pagar mais caro, portanto para uma utilização diária de 5 a 6 horas por exemplo numa sala o ROI será de cerca de 1 ano.

Colocado por: PopotaDepois também leio que não iluminam tanto como as outras????

É como tudo, há que saber escolher

A cerca do posicionamento da iluminação é preciso ter em conta o tamanho da área, pé direito, cor das paredes, do chão e móveis, tipo de iluminação, funcionalidades da área, disposição dos móveis..., ...., ....
    Já vi inúmeros casos onde 4 pontos de luz bem posicionados e orientados iluminam muito melhor que 6 pontos de luz idênticos, entretanto mal posicionados.

Cumprimentos. =)
  9.  # 9

Bom dia nandogonca,

não tinha reparado no pormenor do raio de abertura, isso influencia em que? Na cozinha a iluminação embutida que refere são focos na mesma mas com outro tipo de lampada, certo? Ou seja, posso fazer os buracos no pladur para encastrar os focos e depois decido o tipo de lampada?????
  10.  # 10

Bom dia fernandoR,

vou tentar fazer um esboço da casa com a disposição dos focos e já coloco.
    O chão é cinza clarinho, as paredes ainda não sei mas serão claras (cinza, café com leite, azul mt claro), as portas interiores e roupeiros serão lacados a branco. A cozinha será igualmente lacada a branco.
    Vamos ver se não vai ficar tipo hospital, demasiado branco. grrrrrrrrrrr
  11.  # 11

Então aqui vai um esboço, peguei num desenho que já tinha...
    Existem algumas alterações mas não devem interferir. A casa só tem uma janela no escritório e uma pequena na casa de banho da suite o resto são tudo portadas de 2 e 3 metros.
      001.jpg
  12.  # 12

A fita led não se nota mas é nas portadas dos quartos (na suite faz um L) e na parede que divide a cozinha da sala (fica obviamente na parte da sala)
  13.  # 13

Colocado por: Popotaraio de abertura, isso influencia em que

Influencia em ter um foco a direcionar a luz apenas para um local, ou ter um foco que abre logo e espalha luz por mais área...

Colocado por: PopotaNa cozinha a iluminação embutida que refere são focos na mesma mas com outro tipo de lampada, certo?

São suportes quadrados embutidos para levar lâmpadas das normais E27.

Colocado por: PopotaOu seja, posso fazer os buracos no pladur para encastrar os focos e depois decido o tipo de lampada?????

Convêm fazer os buracos já com a medida certa, senão depois dá buraco...
  14.  # 14

Eu no meu caso antes de decidir, comprei vários leds e reparei que os de 30º para mim não servem, depois tem que escolher que temp da luz quer. Eu por exemplo não gosto do branco quente (mais amarelado), prefiro o branco frio (mais azulado), mas convem escolher bem a temp da cor, porque cheguei a comprar uns leds que aquilo é um branco já mais para o azulado, o que vale é que coloquei dentro do armário do corredor.
  15.  # 15

Boa noite Popota.

Apesar da pouca informação, parte da distribuição dos pontos de luz pode melhorar, (independente do tipo de iluminação)
    antes de pensar em furar o tecto é preciso saber qual o tipo de iluminação pretende utilizar.

Vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=FSiQ_xmIDlI&feature=youtu.be
    Antes: um único ponto de luz.
    Tipo de luz difusa (plafond de tecto com lâmpada fluorescente com temperatura de cor de 4000K)

Depois: 3 projectores direccionados para a parede onde está a tv + 2 direccionados para a parede por detrás do sofá,
    tipo de luz pontual/destaque (ângulo de 40º) temperatura de cor 2700K.
    Candeeiro de pé alto ao fundo,
    tipo de luz difusa, temperatura de cor 2700K.
    2 candeeiros RGB escondidos por detrás dos vasos,
    Luz indirecta, temperatura de cor no momento do vídeo 2200K.

Qual o tipo de iluminação que gosta mais?

Se for possível acrescent ao esboço a disposição de móveis (sofá, mesa, secretaria, tv, etc).

Cumprimentos.

0.0178 seg. NEW