Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Noite,

Tenho um terreno com 2560 m2 em Fernão Ferro (concelho seixal, distrito Setúbal) e já tenho tudo pago (comprei o terreno a preço de saldo) e vou construir uma moradia T3 térrea com as seguintes especificações:

- 3 quartos com áreas de 18 m2 (cada)
    - Sala com área de 40 m2
    - 2 Casas de Banho com 10 m2
    - 1 cozinha com 25 m2
    - 1 Hall com 10 m2
    - Pavimento de madeira em todas as divisões menos na cozinha e nas casas de banho
    - Janelas de madeira e portas (interiores) também

Gostaria de saber qual o preço aproximado do imóvel? (já que não percebo muito deste género de coisas, o meu irmão tem mais conhecimento nesta área mas de momento está fora)
  2.  # 2

Colocado por: Anonimo16062021
    Que tipo de imóvel..madeira,tijolo,bloco ou betão?

Depende (como eu disse não percebo muito nesta área) um que me ofereça qualidade mas que por outro lado não seja muito caro (esqueci me de dizer mas o meu orçamento máximo é de 90000€)
  3.  # 3

Colocado por: josemrlo meu orçamento máximo é de 90000€
    Bem... assim por alto:
    90K ~=73.170€ + IVA

Daqui tem de tirar para:
    - projetos
    - acompanhamento obra
    - licença construção
    - ramal água/eletricidade/esgotos
    - certificados ...

Vamos ser optimistas e admitamos que precisa apenas de 5.000€ para isso tudo (eu gastei o dobro, mas prontos, há câmaras e câmaras...), fica então:
    68.170€+IVA
    Precisa de um painel solar, digamos que consegue por 2.500€.
    Fica então:
    65.670€+IVA

Área útil = 3x18 + 40 + 10 + 25 + 10 = 139
    Área bruta ~= 170m^2

Dá algo como: ~390€/m^2 + IVA

É possível?
    Talvez.
    Será fácil de conseguir?
    Diria que muito dificilmente.

E com estas condicionantes:
    Colocado por: josemrl- Pavimento de madeira em todas as divisões menos na cozinha e nas casas de banho
    - Janelas de madeira e portas (interiores) também
    ainda mais difícil...
    Concordam com este comentário: tiagot
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josemrl
  4.  # 4

Colocado por: mafgodBem... assim por alto:
    90K ~=73.170€ + IVA

Daqui tem de tirar para:
    - projetos
    - acompanhamento obra
    - licença construção
    - ramal água/eletricidade/esgotos
    - certificados ...

Vamos ser optimistas e admitamos que precisa apenas de 5.000€ para isso tudo (eu gastei o dobro, mas prontos, há câmaras e câmaras...), fica então:
    68.170€+IVA
    Precisa de um painel solar, digamos que consegue por 2.500€.
    Fica então:
    65.670€+IVA

Área útil = 3x18 + 40 + 10 + 25 + 10 = 139
    Área bruta ~= 170m^2

Dá algo como: ~390€/m^2 + IVA

É possível?
    Talvez.
    Será fácil de conseguir?
    Diria que muito dificilmente.

E com estas condicionantes:
    ainda mais difícil...

Antes de mais obrigado,

A parte do pavimento tenho uma amigo que me arranja barato (na minha antiga casa ele tinha posto e ficou barato).
    Eu queria construir uma casa económica já que consegui adquirir o terreno a preço de super saldo 25000€ (ainda para mais está numa zona muito central)
    Concordam com este comentário: jorgeglock
  5.  # 5

Caro josemrl,

As taxas da câmara do Seixal não são das mais baratas. Esses 90 000 euros é só para a construção ou para todo o processo até ter a autorização de utilização ?
    Já tem o projecto de arquitectura definido ? Esse será o ponto de partida para poder poupar alguns milhares de euros. Será que necessita de todos os quartos com 18 m2 e das 2 casas de banho com 10 cada uma ?

Deixo-lhe de seguida um exemplo de uma moradia térrea T3 ( moradia de férias no concelho de Sesimbra ) que projectámos muito recentemente para um membro aqui do fórum em que o factor preço foi preponderante. O valor só para a construção é mais ou menos o que o josemarl pretende gastar, 90 000 euros.

Pode ver outros projectos realizados pelo nosso gabinete no tópico:

https://forumdacasa.com/discussion/26146/gabinete-op-arquitectura-e-engenharia/" >
    Concordam com este comentário: cinderela
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josemrl, Verinha
  6.  # 6

Boas,
    Não leve a mal a minha frontalidade mas parece-me que derivado ao excelente preço (tendo em conta a área) o Senhor lançou-se de cabeça num negócio sem grandes conhecimentos. Sei por alguns amigos que a Câmara de Setubal não prima propriamente por ter umas taxas baratinhas nomeadamente no que toca a licenças de construção. O valor que dispoem para construção é baixo, demasiado baixo para não o alertar desde já que não poderá ter nenhum tipo de derrapagem orçamental durante a construção e isso é algo impossivel. Mesmo que conseguisse tratar de todos os trâmites legais por digamos 7.500,00€ ficaria com uma margem para construção tremendamente baixa. Se conseguisse (que eu duvido) tinha de estar disposto a construir uma habitação muito mas muito fraquinha mesmo.
    Na minha opinião deveria começar pelo principio e ver quanto é que lhe custará só o inicio ou seja projecto e taxas. Depois vê quanto é que lhe sobra mas sinceramente acho que se vai assustar.
    Desejo-lhe muito boa sorte.
  7.  # 7

A câmara de Setúbal cobra de TRIU ( taxa de reforço de infraestruturas urbanas ) 45 euros / m2 fora de loteamentos. A do Seixal, caso presente, também não é nada barata.

www.gabineteop.com
  8.  # 8

Caro josemrl

Não sabemos se o valor que referiu é só para a construção ou se é para o restante processo (incluindo projectos, acompanhamento de obras, licenças, certificações, taxas e mais taxas e mais taxas...).
    Se for só para a construção (90000€ / 170m2 = 530€/m2) é bastante curto.
    Se for para tudo (conforme referiu mafgod) é mais do que muito curto. E a estimativa de 5000€ para projectos, licenças e taxas conforme disse é muito optimista, conte com o dobro e não andará longe da realidade.

No entanto, já conseguiu o terreno que pretendia e nem tudo está perdido. Considere outras opções, como;

a) construir por fases (secalhar não vai precisar dos quartos todos a curto/médio prazo)
    b) reduzir áreas,
    c) estar disponível para aceitar propostas de projecto e de métodos de construção alternativos que conduzam a uma poupança efectiva na construção final.

E vai ter que ter muito, mas mesmo muito rigor daqui em diante para conseguir o que quer pelos preços que referiu (ou aproximados). Porque qualquer indefinição vai ser um campo fértil para gerar derrapagens orçamentais.

De resto, boa sorte para todo o processo.
  9.  # 9

Boas o meu projecto era para ter inicio com a venda de uma casa que eu tenho em Fernão Ferro T2 com anexo cozinha e sala em otimo estado com terreno de 1000 m2 (já agora se alguém estiver interessado respondam para o e-mail [email protected]) o preço é muito baixo! O meu projecto vai depender disso mas como também sou proprietário de outro terreno em Fernão Ferro que já tem um anexo T2 que dá para lá morar enquanto vão fazendo as obras aos poucos.
    •  
      FD
    • 15 julho 2013

# 10

E não esquecer a taxa da ponte... o imposto especial.
  10.  # 11

Colocado por: josemrlo preço é muito baixo!

Veja só o preço que pretende por essa moradia antiga, e depois pense se é possível construir por 90.000€.
    90k+25k= 115k€
    isso sim seria um bom negócio, vender uma moradia antiga, construir uma nova com o dobro do terreno e ainda lucrar 35k€,
    alguma coisa aqui está mal,
    isto tudo para dizer que não acredito que gaste apenas 90k€ na construção da moradia
    •  
      imbs
    • 15 julho 2013

# 12

Nem acredito que venda a outra por 150mil...
  11.  # 13

Colocado por: rnja4Real
    Veja só o preço que pretende por essa moradia antiga, e depois pense se é possível construir por 90.000€.
    90k+25k= 115k€
    isso sim seria um bom negócio, vender uma moradia antiga, construir uma nova com o dobro do terreno e ainda lucrar 35k€,
    alguma coisa aqui está mal,
    isto tudo para dizer que não acredito que gaste apenas 90k€ na construção da moradia

Ou não lucro nada porque só metade é que é meu (o meu pai morreu e deixou o terreno a mim e ao meu irmão) logo eu so fico com 75000€
  12.  # 14

Colocado por: imbsNem acredito que venda a outra por 150mil...

Não acredita mas o valor é o mais certo (a casa esta numa zona central, o terreno é grande, a casa esta como nova por dentro apenas precisa de uma pintura numa divisão), na mesma rua tenho casas a venda iguais a esta a 200000€ e alguma ja foram compradas por 190000€ e o preço da minha é negociável e ja tenho alguns interessados.
    •  
      imbs
    • 15 julho 2013

# 15

Colocado por: josemrlNão acredita mas o valor é o mais certo (a casa esta numa zona central, o terreno é grande, a casa esta como nova por dentro apenas precisa de uma pintura numa divisão), na mesma rua tenho casas a venda iguais a esta a 200000€ e alguma ja foram compradas por 190000€ e o preço da minha é negociável e ja tenho alguns interessados.

Óptimo então :) Nos tempos que correm, vender depressa e a um bom valor é excelente...
  13.  # 16

Colocado por: imbs

Óptimo então :) Nos tempos que correm, vender depressa e a um bom valor é excelente...

O problema é que a compra depende quase sempre da venda da casa deles ou então querem fazer permuta
    •  
      imbs
    • 15 julho 2013

# 17

Colocado por: josemrlO problema é que a compra depende quase sempre da venda da casa deles ou então querem fazer permuta

Pois, daí que são interessados e não compradores. Boa sorte com a venda!
  14.  # 18

Colocado por: imbs
    Pois, daí que são interessados e não compradores. Boa sorte com a venda!

Obrigado :) os terrenos vazios aqui em fernão ferro com 350 m2 (legalizados e prontos para construir) andam sempre a rondar os 50000€/60000€, e os terrenos de 1000 m2 são dificeis de encontrar mas andam sempre pelos 100000€ 115000€ eu limitei-me a juntar mais ou menos as medias de custo dos terrenos 35000€ para a casa.
  15.  # 19

E ainda para mais o terreno é numa zona central logo valoriza um bocadinho (por pouco que seja é sempre bom) ;)
  16.  # 20

Colocado por: josemrlconsegui adquirir o terreno a preço de super saldo 25000€ (ainda para mais está numa zona muito central)

Colocado por: josemrlos terrenos vazios aqui em fernão ferro com 350 m2 (legalizados e prontos para construir) andam sempre a rondar os 50000€/60000€, e os terrenos de 1000 m2 são dificeis de encontrar mas andam sempre pelos 100000€ 115000€

Colocado por: josemrla casa esta numa zona central, o terreno é grande, a casa esta como nova por dentro apenas precisa de uma pintura numa divisão), na mesma rua tenho casas a venda iguais a esta a 200000€ e alguma ja foram compradas por 190000€

Colocado por: josemrlum que me ofereça qualidade mas que por outro lado não seja muito caro (esqueci me de dizer mas o meu orçamento máximo é de 90000€)

Só eu é que acho isto tudo estranhíssimo? Parece que estamos a falar de Nova Iorque e Freixo de Espada à Cinta...ali mesmo em Fernão Ferro. Ou todos são estúpidos e dispostos a pagar 200 000 euros por uma casa usada, menos o josemrl que vai ter (quer ter) uma casa novinha em folha por 115 000 euros, na mesma terra e na mesma zona (central)?
    Desculpe a observação, mas é mesmo uma perplexidade que tenho tido ao acompanhar este tópico...
    Concordam com este comentário: imbs

0.0203 seg. NEW