Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    A minha avó tem uma casa alugada há muitos anos. Neste momento não está a viver lá porque foi para um lar, já que não podia viver sozinha. Como estão lá todas as coisas dela, ainda mantemos a casa e pagamos o aluguer à senhoria (cerca de 100 euros), assim como as contas. Não temos perspectivas que ela volte para lá, mas ao mesmo tempo não temos onde pôr tudo o que está naquela casa e dá jeito ter aquele espaço.

    A minha questão é... Dá-me muito jeito aquela casa ali para passar os fins de semana e às vezes penso em mudar-me para lá. Sendo que já não é a minha avó a lá viver, a senhoria pode "expulsar-nos" lá de casa? Numa de "se ela já não volta dá cá a casa que eu alugo a outra pessoa"? Eu até não me importava de pagar mais e fazer umas obras, mas claro q me dá jeito ir ficando ao preço da renda antiga dela e um dia mais tarde negociar um contrato de arrendamento em meu nome.

    É seguro ir lá para casa quando quiser ou corro o risco de ficar sem ela?


    Obrigada
    •  
      FD
    • 16 julho 2013 editado

     # 2

    Colocado por: antigamenteSendo que já não é a minha avó a lá viver, a senhoria pode "expulsar-nos" lá de casa?

    Sim.

    Colocado por: antigamenteÉ seguro ir lá para casa quando quiser ou corro o risco de ficar sem ela?

    Neste preciso momento, uma vez que a sua avó não a está a habitar, já está a correr o risco de ficar sem a casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antigamente
  2.  # 3

    Obrigada pela pronta resposta.

    A senhoria deverá notificar-nos com antecedência se tal acontecer, correcto?

    Não tenho nada do meu lado caso isso aconteça, a única solução será fazer uma oferta para um novo contrato de arrendamento de forma a não perder a casa?
    •  
      imbs
    • 16 julho 2013

     # 4

    Colocado por: antigamenteNão tenho nada do meu lado caso isso aconteça, a única solução será fazer uma oferta para um novo contrato de arrendamento de forma a não perder a casa?


    Sim, mas porque é que não fala já com a senhoria? Só demonstrava da sua parte querer clarificar as coisas e não esconder o facto de a sua avó já lá não morar. É que se a senhoria vem a saber e a expulsa, depois pode nem querer fazer contrato com a antigamente.
  3.  # 5

    A senhoria sabe que ela já lá não vive. A vizinha da frente é irmã da senhoria e a minha avó e essa vizinha são amigas há muitos anos. Aliás, a vizinha da frente aproveitava e ainda aproveita a varanda da minha avó para estender a roupa dela.

    O meu medo de falar com a senhoria é ela não aceitar qualquer proposta e assim perco a casa já, não tendo onde colocar todas as mobílias e electrodomésticos que mesmo noutra casa me seriam úteis. Não queria acelerar esse processo e enfrentar o facto de ter de limpar a casa toda e não ter onde guardar o que me seria útil. Ao mesmo tempo a minha avó vive na ilusão de que um dia ainda pode voltar a viver sozinha e o facto de ficar sem a casa não a ia deixar muito feliz. Por isso ando aqui neste banho-maria, evito falar com a senhoria para conseguirmos manter a casa o máximo de tempo possível pela renda actual, mas ao mesmo tempo tenho uma casa vazia que gostava de estar a usar.
    •  
      FD
    • 16 julho 2013 editado

     # 6

    Colocado por: antigamenteA senhoria deverá notificar-nos com antecedência se tal acontecer, correcto?

    Sim.

    Colocado por: antigamenteNão tenho nada do meu lado caso isso aconteça, a única solução será fazer uma oferta para um novo contrato de arrendamento de forma a não perder a casa?

    Pode arrastar a coisa mas, isso não lhe irá servir de muito a não ser gastar dinheiro em advogados... De resto, sim, a única alternativa para ficar com a casa é negociar.

    Colocado por: antigamentePor isso ando aqui neste banho-maria, evito falar com a senhoria para conseguirmos manter a casa o máximo de tempo possível pela renda actual, mas ao mesmo tempo tenho uma casa vazia que gostava de estar a usar.

    Então, deixe-se andar como está. Se a senhoria também não "quer saber" é porque não lhe faz grande diferença...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antigamente
  4.  # 7

    Colocado por: antigamentetenho uma casa vazia que gostava de estar a usar.

    Onde é que tem uma casa vazia? Ou será a sua avó que deixou a casa dela/do senhorio dela, vazia?
    Agora os senhorios também têm que sustentar os netos dos inquilinos?
  5.  # 8

    Caro JOCOR, não sei se compreendo onde quer chegar.

    Apesar da casa ser alugada, toda a minha vida a conheci como sendo da minha avó, todas as memórias que tenho dizem respeito aquela casa e tudo o que lá está dentro lhe pertence. Como pode calcular, na minha cabeça aquela É a casa da minha avó, sendo ela a proprietária ou não. A minha avó não vive lá, mas ainda tem um contrato em vigor e ainda vê a casa como sua. Não creio que a senhoria tenha "sustentado" a minha avó durante todos estes anos ao manter a renda num valor tão reduzido, como não me iria sustentar a mim. Tal como disse, não me importava de negociar com a senhoria um novo valor e um novo contrato, de forma a que isto ficasse já tudo resolvido, e só ainda não o fiz com receio dela não aceitar e acabar por acelerar o processo de saída.

    Digo que tenho uma casa vazia porque para mim ainda é a casa da minha avó e gostava de usá-la tal como a poderia usar caso ela ainda lá vivesse. Mas creio que o/a JOCOR percebeu isso perfeitamente.
    •  
      imbs
    • 16 julho 2013

     # 9

    Colocado por: antigamenteCaro JOCOR, não sei se compreendo onde quer chegar.

    Apesar da casa ser alugada, toda a minha vida a conheci como sendo da minha avó, todas as memórias que tenho dizem respeito aquela casa e tudo o que lá está dentro lhe pertence. Como pode calcular, na minha cabeça aquela É a casa da minha avó, sendo ela a proprietária ou não. A minha avó não vive lá, mas ainda tem um contrato em vigor e ainda vê a casa como sua. Não creio que a senhoria tenha "sustentado" a minha avó durante todos estes anos ao manter a renda num valor tão reduzido, como não me iria sustentar a mim. Tal como disse, não me importava de negociar com a senhoria um novo valor e um novo contrato, de forma a que isto ficasse já tudo resolvido, e só ainda não o fiz com receio dela não aceitar e acabar por acelerar o processo de saída.

    Digo que tenho uma casa vazia porque para mim ainda é a casa da minha avó e gostava de usá-la tal como a poderia usar caso ela ainda lá vivesse. Mas creio que o/a JOCOR percebeu isso perfeitamente.


    Desculpe mas isso não interessa para nada, a senhoria tem todos os motivos para acabar com esse contrato. Acelerando o processo de saída ou não, se eu fosse a si e se quer ficar com a casa, falava com a senhoria. Claro que pagar 100€ é muito bom, mas depois ficar sem essa renda e sem essa casa... pelos vistos é o que não quer.

    Ou então deixe-se andar, mas se um dia a senhoria quiser acabar com esse contrato, está no direito dela. E apesar de tudo, como não lhe foi comunicada a noticia de a sua avó estar internada, ela pode alegar que não sabia de nada e depois nem sequer querer alugar-lhe a casa a si.
  6.  # 10

    Colocado por: antigamentenão me importava de negociar com a senhoria um novo valor e um novo contrato,

    Então, FORÇA. Faça uma proposta que a senhoria possa aceitar e ficam todos contentes. Mas aquilo que fica atrás escrito dá a entender que quer aproveitar o descuido da senhoria (que até pode não saber que a sua avó já está há mais de um ano fora da casa por estar num Lar) para continuar a pagar uma renda desactualizada.
  7.  # 11

    Colocado por: imbs

    Desculpe mas isso não interessa para nada, a senhoria tem todos os motivos para acabar com esse contrato. Acelerando o processo de saída ou não, se eu fosse a si e se quer ficar com a casa, falava com a senhoria. Claro que pagar 100€ é muito bom, mas depois ficar sem essa renda e sem essa casa... pelos vistos é o que não quer.

    Ou então deixe-se andar, mas se um dia a senhoria quiser acabar com esse contrato, está no direito dela. E apesar de tudo, como não lhe foi comunicada a noticia de a sua avó estar internada, ela pode alegar que não sabia de nada e depois nem sequer querer alugar-lhe a casa a si.


    Que não interessa sei eu, caso não tenha percebido estava a explicar a outro utilizador porque é que disse que "tenho uma casa vazia".

    A minha questão já foi respondida e mais uma vez agradeço a prontidão na resposta. Simplesmente queria entender com que facilidade poderá a senhoria exigir a desocupação da casa. Repito que a senhoria SABE que a minha avó não está na casa desde o dia em que ela saiu de lá, há mais de um ano.
  8.  # 12

    gente complicada...

    há um contrato válido e em vigor mas segundo a lei pode ser denunciado pelo senhorio se não estiver interessado, e isso é que é o que conta.
    quando o senhorio não estiver interessado o /a antigamente negoceia ou não um novo contrato. Até lá se estiver a cumprir não entendo qual o drama.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antigamente
    •  
      FD
    • 16 julho 2013

     # 13

    Colocado por: antigamenteRepito que a senhoria SABE que a minha avó não está na casa desde o dia em que ela saiu de lá, há mais de um ano.

    Se sabe, então não se preocupe com isso.

    O que precisa de saber:

    Artigo 1087.º
    Desocupação
    A desocupação do locado, nos termos do artigo 1081.º, é exigível após o decurso de um mês a contar da resolução se outro prazo não for judicialmente fixado ou acordado pelas partes.

    https://dre.pt/pdf1sdip/2012/08/15700/0441104452.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antigamente
  9.  # 14

    A senhoria sabe, a senhoria nunca disse nada, a senhoria todos os meses me entrega o recibo relativo à renda e todos os meses sou eu que lhe faço a transferência. Ainda não cortei nem água, nem luz, nem gás e todos os meses faço esse pagamento, mesmo não estando lá ninguém. Nada aqui é feito às escondidas e se ao fim deste tempo ainda pago esse valor e a casa continua lá, é porque a senhoria não se importa. Como disse o marco1, caso lhe interessasse a desocupação da casa, já o podia ter feito há muito tempo.

    Não estou a tentar aproveitar-me de ninguém, mas se me perguntarem se preferia ficar a pagar os 100 euros e pudesse lá morar... Sim, claro que sim! E vocês responderiam o mesmo. Nunca foi essa a questão. Sim, gostava de morar lá mas não quero que essa decisão ponha em risco perdermos a casa, pois sei que isso seria um grande golpe para a minha avó. Como disse, a casa é alugada mas para nós foi sempre dela. Perder a casa seria como uma confirmação de que nunca voltará a sair do lar e não quero que ela perca essa esperança, mesmo sabendo que é extremamente improvável. Por isso vim ao fórum esclarecer esta dúvida. Já percebi as duas opções que tenho, negociar novo valor e contrato e mudar-me, ou deixar as coisas como estão até a senhoria mudar de ideias, "segurando" a casa até lá.

    Espero que esta explicação tenha esclarecido que não, não sou a neta aproveitadora que quer viver às custas da senhoria, como já foi dito. Pelo contrário.

    Obrigada pela vossa ajuda.
    •  
      jccp
    • 16 julho 2013

     # 15

    Colocado por: antigamenteA senhoria sabe, a senhoria nunca disse nada,



    é deixar andar até que um dia se a senhoria quiser manda-lhe a carta a dizer que ou tira de lá os tarecos da avó faz um contrato em seu nome....com a respectiva renda actualizada.


    cumps
  10.  # 16

    Colocado por: antigamenteEu até não me importava de pagar mais e fazer umas obras
    quem tem obrigação de fazer obras até é o senhorio...

    Dps disto tudo fiquei com uma dúvida. Mas afinal a renda está assim tão desajustada da realidade? Que idade tem o imovel? Sabe qual a renda actual de um imovel semelhante, na mesma zona?
    Pergunto isto pois, no caso de não estar assim tão desajustada, pode, perfeitamente, fazer novo contrato com a senhoria, em seu nome, por um prazo até 30 anos e assim salvaguarda os seus interesses e os da sua avó e toda a gente fica "contente" (incluindo os restantes foristas) :)
    O valor da renda até podia ser semelhante na condição da antigamente fazer obras de benfeitoria, por exemplo...
  11.  # 17

    Creio que está bastante desajustada até! É um T2 em Campo de Ourique e a renda são cerca de 90 euros. O prédio é antigo mas está bem conservado, a casa tem tudo de origem, casa de banho e cozinha antigas, chão alcatifado ainda, papel de parede... Não precisa de muito mas precisava dum jeitinho, quanto mais não fosse a remoção da alcatifa e paredes pintadas. A casa tem potencial para ter uma renda considerável, mas na zona há algumas semelhantes com remodelações feitas na ordem dos 500-600€. Idealmente acordaríamos um valor mais baixo do que o normal naquela zona e eu faria algumas obras a meu jeito, ficávamos as duas a ganhar.

    Não conheço muitas pessoas que arrendem casa mas já li histórias de senhorios que "sofrem" às mãos de maus inquilinos, que não pagam, estragam, etc... Gosto de pensar que a senhoria preferirá alugar a casa a alguém da sua confiança e que conhece mais ou menos (como disse, a irmã dela é amiga da família) do que arriscar uma má experiência... Mas isto já sou eu a sonhar ;)
    •  
      imbs
    • 16 julho 2013

     # 18

    Colocado por: antigamenteNão conheço muitas pessoas que arrendem casa mas já li histórias de senhorios que "sofrem" às mãos de maus inquilinos, que não pagam, estragam, etc... Gosto de pensar que a senhoria preferirá alugar a casa a alguém da sua confiança e que conhece mais ou menos (como disse, a irmã dela é amiga da família) do que arriscar uma má experiência... Mas isto já sou eu a sonhar ;)

    Nisto acho que poderá estar correcta, no entanto, acho que não deverá sonhar em ter essa renda durante muito mais tempo. Claro que se a senhoria nada fizer... e se estiver a par da situação...

    Eu dei a minha opinião, mas se tem 'confiança' para continuar assim...é continuar!
    Concordam com este comentário: bel99
  12.  # 19

    Sim, também tenho a noção que quanto mais tempo passa mais perto estamos do ponto de ruptura. Não sei qual é exactamente a posição social da senhoria, mas receber 100 podendo receber 500 é sempre um factor decisivo :)

    Eventualmente vamos ter de chegar a um acordo. Deixo arrastar enquanto conseguir porque há vários factores envolvidos.Tenho "confiança" porque na verdade não estamos a fazer nada de errado... Ela não está lá mas poderia ser temporário; podia voltar daqui a um mês, seis meses, um ano... Imagine-se que sai do lar e volta para casa com uma senhora a tomar conta dela? A renda é paga atempadamente. Claro que se eu me mudasse para lá a coisa mudava de figura ;)
  13.  # 20

    Tenho "confiança" porque na verdade não estamos a fazer nada de errado... Ela não está lá mas poderia ser temporário; podia voltar daqui a um mês, seis meses, um ano


    Só não concordo em absoluto com este ponto. Caso a senhoria quisesse tinha razões para expulsar. Não quer dizer que o faça ou queira.

    Mas se ela sabe e não se importa
 
0.0228 seg. NEW