Iniciar sessão ou registar-se
    • xana
    • 16 julho 2013 editado

# 1

Boa tarde.

Estou prestes a contratar um empreiteiro para fazer a minha moradia. Vi moradias já construídas, assim como moradias em construção, tal como recomendado pelos membros do forúm. Como a minha estadia foi curta em Portugal não consegui falar com nenhum dono de obra.

Para avaliar como está a capacidade financeira da empresa lembrei-me de telefonar para uma conhecida loja de materiais de construção e perguntar se ele é bom pagador, se tem crédito, etc. Qual não é o meu espanto quando o dono da tal loja diz que este empreiteiro é um "biscateiro", que só faz obras pequenas, que o conhece muito bem e que nunca construiu moradias. Ora isto é precisamente o contrário da informação que tinha, inclusive o empreiteiro disse-me que já tinha construído várias moradias em Cascais. Depois desta conversa fiquei a pensar: será que ele mostrou-me obras em que apenas é um subempreiteiro?! A empresa tem alvará de construção classe 2. Isto eu já confirmei e não tenho dúvida, vi no site do INCI.

Pergunto, como saber se de facto ele já usou o alvará que tem para a construção de uma moradia? Este alvará já existe desde 2008.Tenho tentado telefonar para o INCI mas ninguém me atende. Alguém tem sugestões para esclarecer isto? É que não quero contratar uma pessoa que nunca construiu uma moradia, que nunca foi empreiteiro geral, preciso mesmo de ter a certeza que ele de facto já construiu uma casa de raiz. Resta dizer que estou a morar no estrangeiro, portanto tenho de resolver isto à distância.

Muito obrigada.
    Cumps,
    Xana
    •  
      imbs
    • 16 julho 2013

# 2

Colocado por: xanapreciso mesmo de ter a certeza que ele de facto já construiu uma casa de raiz.

Ainda quer ter a certeza disso para lhe entregar a obra?

Das duas uma, ou o senhor da loja de construção tem dor de cotovelo, ou eu metia esse empreiteiro logo de lado para me construir a casa.

Quanto às soluções, não posso ajudar.
    Concordam com este comentário: Verinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xana
    •  
      FD
    • 16 julho 2013

# 3

Acho que não se deve fiar num só testemunho para concluir que é um biscateiro.

Quando eu tinha fornecedores, usava alguns só para pequenas coisas, será que diziam também que eu era um biscateiro?

É uma empresa? Se sim, ali ao lado fala-se em IES, penso que por lá deve ter o volume de negócios, isso deve dar uma boa ideia se é ou não um biscateiro.
    • xana
    • 16 julho 2013

# 4

Caro FD, obrigada pela resposta.
    Julgo que seja uma empresa em nome individual, pois a denominação da empresa é o nome do empreiteiro. Sabe se o portal de empresa também fornece dados de empresários em nome individual?
    Cumps,
    Xana
  1.  # 5

Colocado por: xanaSabe se o portal de empresa também fornece dados de empresários em nome individual?

Sim.

Veja o seguinte:

volume de negócios
    custos com pessoal
    Juros pagos
    Financiamentos obtidos
    Activos
    Passivos
    capital próprio
    Resultados do último exercício

A IES de 2012 deve ser entregue até 15 de Julho de 2013, mas muitas empresas atrasam-se um pouco, pelo que se a IES de 2012 não estiver disponível, não peça a de 2011. Espere mais uns dias.
    • xana
    • 16 julho 2013

# 6

Caro Picareta,

acabei de introduzir o NIF da empresa, que como é em nome individual não tem NIPC, e não encontra a entidade. Tem a certeza que existe IES para Empresas em Nome Individual?

Cumps,
    Xana
  2.  # 7

Colocado por: xanaTem a certeza que existe IES para Empresas em Nome Individual?

Sim.
    Já foi ao INCI verificar o alvará, está lá o NIF, é esse que tem que inserir no portal da empresa.
  3.  # 8

Os empresários em nome individual não são obrigados a fazer a IES porque estão dispensados do Depósito Legal de Contas.

Se o NIF que lhe deram começar por 1 ou 2, são empresários em nome individual. Se começar por 5 são empresas e essas já são obrigadas a ter IES.

0.0134 seg. NEW