Iniciar sessão ou registar-se
    • Bel
    • 30 janeiro 2009 editado

     # 1

    Boa tarde... Gostaria de esclarecer algumas duvidas sobre as mais valias. Comprei a minha casa em 2000 por 93.000€, vendi por 121.000€. Amortizei o credito habitação no valor de 98500€. Fiquei com 22.500€. Comprei uma nova casa por 135.000€. Nesse caso penso que reenvesti o dinheiro das mais valias (22.500€). Mas a minha duvida é que o valor do novo crédito habitação é de 135.000€? Será que dessa forma eles vão dizer que não reenvisti as mais valias? Desde já muito obrigada.
  1.  # 2

    Se estiver dentro dos prazos, e se vendeu e comprou habitação propria e permanente, então parece-me (não é mt claro) que ao aplicar o valor da mais valia na amortização e posteriormente na compra, esta reinvestido.
    • Bel
    • 30 janeiro 2009

     # 3

    Bom tarde... obrigada pela sua resposta. Vendi a casa em Janeiro de 2008 e comprei em Julho de 2008...penso que está dentro do prazo. Mas a minha duvida é que o valor da escritura da nova casa é 135.000€, valor igual ao novo crédito habitação. Terei reenvestido?
    Sei que facturas relacionadas com obras servem também para reenvestir o valor, mas... as obras tem que dizer respeito a casa que vendi ou a que comprei ou as duas? Facturas utilizadas em aquecimento da casa serve? tipo instalação de ar condicionado?
    Mais uma vez obg.
  2.  # 4

    Quanto a prazos, nenhuma duvida.Cumpre com o legislado. De facto, se pede a totalidade do valor, não me parece que esteja a reinvestir. Se ficar com os 22500 na conta, não reinveste. Se os der para amortizar os 135 mil, julgo que está a reinvestir.

    Quanto ás facturas, servem para vc justificar as melhorias na casa que vende, justificando assim, um valor superior no momento da venda, superior ao pelo qual comprou. Isso diminuirá o valor da mais valia.
  3.  # 5

    Primeiro vêm aqui uma explicação consoante o seu caso,
    comprou em 2000 por 93.000€ segundo a tabela do ano passado esse valor é multiplicado por 1,22 ou seja isso dá 113,460€ ainda pode acrescentar os custos que teve com o crédito (avaliação e registos) bem como custos notáriais, também pode acrescentar as facturas relativas a obras de melhoria etc. (tudo que gastou na casa).
    A diferença deste valor para os 113,460€ ou seja no máximo 121000-113460=7500€ é dividida por 2= 3770€ este é o valor que é somado ao seu IRS caso não lhe aceitem o investimento. Caso apresente os custos que teve com a compra já não vai sobrar quase nada.
    Espero que consegui esclarecer um pouco essa questão.
  4.  # 6

    O CCM para 2000, segundo a ultima tabela (ver aqui) é de 1,25
    • Bel
    • 30 janeiro 2009

     # 7

    Muito obg pela vossas respostas.... o meu medo é o valor do credito habitação actual....135.000€..
    Mas se realmente o valor é de 3770... tenho facturas de obras feitas na nova casa no valor de 4000€... e ainda algumas da casa que vendi... nesse caso... tenho o valor investido, certo???
  5.  # 8

    Não as facturas entram nos 7500, mas deve ter os dados dos custos de escritura e registo que também se tiram dos 7500 a tabela que eu usei é do ano passado daí os 1,22 se a nova é de 1,25 o valor já é superior, 116250, mas não sei o que conta como vocé vendeu no ano passado. Os da casa que vendeu sempre pode pôr as da nova casa não tenho a certeza.
    • Bel
    • 30 janeiro 2009

     # 9

    Agora fiquei confusa....então as facturas das obras que fiz na casa que vendi conta e as da casa que comprei não conta é isso?
    em relação as papeis da casa que comprei, os registos e escritura foi oferta do construtor, apenas paguei 1400€ de IMT...
  6.  # 10

    Simulador do apuramento de Mais Valias Imobiliárias e respectiva tributação em IRS

    http://www.casayes.pt/default.aspx?tabid=491
  7.  # 11

    Esse simulador induz em erro. Á primeira vista, qq imovel adquirido ANTES de 1989 é automaticamente isento, o que é não é verdade. Há uma excepção em que não o é.(já foi por aí referido,antes)

    De resto, perfeito. Ah, e os prazos para reinvestir também estão errados.
  8.  # 12

    Se tem facturas no valor de 4000 euros em obras que efectuou na casa nova está "safa" não há lugar a pagamento....... mas isto depende do seu escalão de IRS
  9.  # 13

    boa tarde ,eu comprei um terreno em 2004 por 35 mil euros ,fiz autoconstruçao da casa e pedi um empréstimo de 90.mil euros (35000 + 55000=90000) e as finançasa atribuirem o valor de 200mileuros em 2006 comprei novo terreno no valor de 25.mil euros com dinheiro que tinha.vendi a casa em 2007 por 165000.mil euros paguei ao banco 87mileuros e em 2008 fiz autoconstruição da nova casa e pedi um emprestimo de 65000.mil euros . a pergunta é qual o valor das mais valias????
 
0.0145 seg. NEW