Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite meus caros,antes de mais obrigado por existirem pois este fórum é dos melhores que conheço a nível de construção,bricolage,etc.
    Sou novo por aqui e como tal ainda não me habituei bem ao funcionamento deste fórum,estou aqui para ajudar e ser ajudado,mas neste momento preciso de ajuda :$
    Passo a citar:
    Adquiri recentemente um imóvel com cerca de 20 anos,o imóvel está porreiro e habitável e até está bastante moderno mas houve algo que detestei e que me saltou logo à vista.
    O antigo proprietário instalou aquecimento central com caldeira a gás,o problema é que este colocou os tubos de cobre fora das paredes e depois pintou-os com a mesma tinta que aplicou nas paredes (o que está horrível),
    Conclusão,mãos à obra e lá comecei eu a fazer rasgos na parede para colocar os tubos lá dentro.
    Eis a minha dúvida,é necessário revestir os tubos com isolamento térmico mesmo que estes estejam dentro da parede?
    Há mais alguma coisa que deva prestar atenção?
    Até agora,tem corrido tudo bem relativamente aos rasgos,mas esta situação suscitou alguma dúvida.
    Agradeço que algum entendido na matéria me dê uma ajudinha.
    Obrigado e um abraço
  2.  # 2

Colocado por: brunovichBoa noite meus caros,antes de mais obrigado por existirem pois este fórum é dos melhores que conheço a nível de construção,bricolage,etc.
    Sou novo por aqui e como tal ainda não me habituei bem ao funcionamento deste fórum,estou aqui para ajudar e ser ajudado,mas neste momento preciso de ajuda :$
    Passo a citar:
    Adquiri recentemente um imóvel com cerca de 20 anos,o imóvel está porreiro e habitável e até está bastante moderno mas houve algo que detestei e que me saltou logo à vista.
    O antigo proprietário instalou aquecimento central com caldeira a gás,o problema é que este colocou os tubos de cobre fora das paredes e depois pintou-os com a mesma tinta que aplicou nas paredes (o que está horrível),
    Conclusão,mãos à obra e lá comecei eu a fazer rasgos na parede para colocar os tubos lá dentro.
    Eis a minha dúvida,é necessário revestir os tubos com isolamento térmico mesmo que estes estejam dentro da parede?
    Há mais alguma coisa que deva prestar atenção?
    Até agora,tem corrido tudo bem relativamente aos rasgos,mas esta situação suscitou alguma dúvida.
    Agradeço que algum entendido na matéria me dê uma ajudinha.
    Obrigado e um abraço

É sempre necessário revestir com isolamento que poderá ser do tipo Tubolit da Armstrong, tem que saber o diametro da tubagem e adquirir o isolamento respetivo.

Ao introduzir dentro da parede vai ter um problema as ligações ás torneiras de esquadria e termostatica ou seja a ida e retorno ficarão curtas em relação aos radiadores.

Deve introduzir sempre a tubagem ao nivel mais baixo dos radiadores para evitar a utilização de purgadores

Continuação de bom trabalho...
  3.  # 3

Olá amigo Costa53,antes de mais muito obrigado pela sua prontificação em ajudar-me.
    Em relação às torneiras,já me tinha apercebido disso,mas penso que não haja problema quanto a essa situação visto facilmente se aumentar o que falta.
    Agora fiquei foi na dúvida quanto ao último paragrafo,mas uma vez que os radiadores vão ficar à mesma altura e basicamente no mesmo sitio,penso que não tenha de alterar nada.
    Mas já agora,o que quer dizer com o "Deve introduzir sempre a tubagem ao nivel mais baixo dos radiadores para evitar a utilização de purgadores"
    Obrigado e um abraço
    • eu
    • 23 julho 2013

# 4

Colocado por: brunoviché necessário revestir os tubos com isolamento térmico mesmo que estes estejam dentro da parede?

Se quiser fazer uma parede radiante, não...
  4.  # 5

Sim amigo DOGMA,vou manter os mesmos radiadores,pois estão em muito bom estado e não justifica estar a investir noutros radiadores.
    Concordam com este comentário: DOGMA
  5.  # 6

Colocado por: brunovichOlá amigo Costa53,antes de mais muito obrigado pela sua prontificação em ajudar-me.
    Em relação às torneiras,já me tinha apercebido disso,mas penso que não haja problema quanto a essa situação visto facilmente se aumentar o que falta.
    Agora fiquei foi na dúvida quanto ao último paragrafo,mas uma vez que os radiadores vão ficar à mesma altura e basicamente no mesmo sitio,penso que não tenha de alterar nada.
    Mas já agora,o que quer dizer com o "Deve introduzir sempre a tubagem ao nivel mais baixo dos radiadores para evitar a utilização de purgadores"
    Obrigado e um abraço

Tratando-se de um circuito fechado é logico que acumula ar na tubagem e se percorrer com a tubagem acima do nivel dos radiadores é obrigado a utilizar purgadores para purgar o ar neste caso por baixo utiliza somente os purgadores dos proprios radiadores, creio que me fiz explicar de forma resumida!

Cumprimentos
  6.  # 7

Boa noite meu caro Costa53,sim,entendi a sua explicação.
    No entanto e após análise aos radiadores,verifiquei que os mesmos já dispõem de purgadores.
    Mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda.
    Depois coloco imagens do trabalho.
    Um abraço
    • eu
    • 24 julho 2013

# 8

Colocado por: brunovichNo entanto e após análise aos radiadores,verifiquei que os mesmos já dispõem de purgadores.

Esses purgadores nada farão se a tubagem estiver mais alta que os purgadores...
  7.  # 9

O aquecimento central,na realidade vai ficar com sempre esteve,a única coisa que irá mudar é o facto dos tubos ficarem no interior das paredes.
    Por isso,e uma vez que o aquecimento sempre funcionou bem,penso que não vai ser por eu colocar os tubos na parede que vai ser necessário acrescentar o que quer que seja (a não ser tubos).
    Contudo,eu mais logo "posto" fotos do radiador e da caldeira.
    Obrigado pelo vosso tempo
    Uma abraço
  8.  # 10

Boa noite amigos,só mais uma questão,
    Que material aconselham para seguram os tubos no interior da parede?
    Será a espuma de poliuretano uma boa aposta?
    Cumprimentos
  9.  # 11

Colocado por: brunovichBoa noite amigos,só mais uma questão,
    Que material aconselham para seguram os tubos no interior da parede?
    Será a espuma de poliuretano uma boa aposta?
    Cumprimentos

A espuma expande e como segura para fora da parede?

Não invente utilize argamassa e um bom isolamento!
  10.  # 12

Sim,claro que vou usar argamassa para tapar os rasgos,eu estava a pensar no poliuretano para segurar os tubos no interior na parte de tras.Mas a argamassa agarra bem mesmo os tubos tendo o isolamento?
  11.  # 13

Já agora, quanto ao isolamento optei pelo da armacell (penso que é assim que se escreve) de 9mm,pois não havia de5.Segundo o fornecedor,este já é um isolante bom.
  12.  # 14

Boa noite meus caros, venho aqui postar umas fotos do trabalho em andamento e vou aproveitar para colocar mais umas questões,mas primeiro as fotos
    Fica a Parte 1
      Ante 1 salaj.jpg
      Antes 2 Salaj.jpg
      Depois SalaJ.jpg
      Antes 2 j.jpg
      Depois J.jpg
      Antes 4laranja.jpg
  13.  # 15

Parte 2 das fotos
      Antes1 4azul.jpg
      Antes2 4azul.jpg
      Depois 4azul.jpg
  14.  # 16

Colocado por: DOGMAroca sempre roca.

Acredito caro Dogma,mas o dinheiro não cai do céu e neste momento,para um desempregado há limites
    Concordam com este comentário: ze79
  15.  # 17

Colocado por: DOGMAque tubos e isolamento usou?

Aproveitei a maioria dos que lá estavam (15 x 1,5) se não estou em erro

O isolamento optei pelo da Armaflex XG/IT 15x9mm

Já agora coloco umas questões ,os radiadores podem ser testados a frio?

Ou tenho obrigatoriamente que ter gás na caldeira para testá-los?

Desculpem a minha ignorância,mas é que a frio os radiadores enchem muito lentamente

Possivelmente tem de haver pressão na caldeira para a água circular :$
  16.  # 18

Colocado por: DOGMApode,claro que com quente poderá ter de fazer alguns ajustes por causa de alguma dilatação.....os apertos como são a olho é normal ser preciso.

Mas é normal os radiadores encherem lentamente?
  17.  # 19

Colocado por: brunovichParte 2 das fotos
      Antes1 4azul.jpg
      Antes2 4azul.jpg
      Depois 4azul.jpg

Faltava esta foto :$
      Depois 4laranja.jpg
  18.  # 20

Colocado por: DOGMAdepende de como estiver a fazer.

Como assim? Liguei a caldeira e ouve-se a mesma a puxar a água,mas como não tem gás a pressão não sobe.

Colocado por: DOGMAagora vamos esperar que essa tubagem de cobre dure no tempo.

a fonte de calor é o que?

Fonte de calor? àgua quente (caldeira a gás da ariston com temperatura máxima de 90º)

Já agora,o estanho que usei foi aquele em rôlo à base de prata (até doeu o preço) para derretê-lo temperatura acima de 400º (por isso custa-me a crêr que a água quando estiver quente que aquilo derrêta :$)

0.0199 seg. NEW