Iniciar sessão ou registar-se
    • Gex
    • 23 julho 2013

     # 1

    Como alguns de vós saberão pelas discussões que por aqui tivemos, a minha obra esteve pejada de problemas do arqui-tecto (ou arquitonto como uma pessoa que conheço lhe chamou...). Depois dos problemas com ele surgem os problemas com a fiscalização da câmara que responderam às minhas dúvidas com uma dose brutal de menos arrogância comparando com quando me invadiram a casa para apontarem defeitos a tudo e depois germinaram um relatório do qual não se entendia nada. Resultado: vou ter que apresentar mesmo alterações às telas finais. Embora as questões apontadas sejam discutíveis, não tenho paciência para andar às voltas e prefiro resolver a coisa de raíz.
    Problema: Não posso contar com o arqui-tecto. Ele já fez questão de o dizer em conversa com o Fiscal da Obra, o que quer dizer que vou ter de contratar um Arquitecto. O meu problema prende-se com a velha questão dos direitos de autor. É que depois de todos os problemas que o arquitonto me arranjou e de todos os prejuízos avultados que causou, só me faltava vir chatear e dizer que violei os seus direitos de autor (esta história dos DA é uma aberração pois torna os clientes reféns dos arquitectos, façam eles as asneiras que fizerem...).
    Assim, vou enviar um mail à Ordem dos Arquitectos a perguntar como posso resolver esta questão. Deixo-vos aqui o texto que peço que por favor leiam e se tiverem alguma ideia adicional que deva incluir não deixem de me dizer. Obrigado.

    Exmos. Senhores,
    Venho por este meio socorrer-me do V. auxílio uma vez que me encontro numa situação deveras complicada e sem o apoio que deveria ter do técnico contratado para a execução do projecto da minha construção.
    Antes de colocar a minha dúvida gostava de expôr as razões que me levaram a essa mesma dúvida, de forma a que possa haver um claro entendimento da situação.
    -Em 2009 entrei em contacto com um arquitecto da zona do xxxxxx para que efectuasse o projecto para a construção de uma moradia nessa mesma zona.
    -Foi-me apresentado um orçamento que, embora contendo já os projectos de especialidades e a sua coordenação, me pareceu bastante elevado. Todavia, sendo alguém que aparentemente teria muita experiência e alguma fama, aceitei fazer o esforço adicional para poder ter um bom projecto.
    -Todo o processo pareceu iniciar-se bastante bem uma vez que havia um bom diálogo com a câmara e os desenhos iniciais pareciam promissores.
    -No entanto, com o desenvolvimento do projecto começaram a surgir algumas complicações que levaram a uma ruptura quase total entre cliente e arquitecto. Não irei enunciar todas as situações que levaram a tal (pois seria uma lista muito comprida) mas irei enunciar algumas:
    -Antes da entrega dos projectos finais na câmara foram identificados pelo cliente vários erros que mesmo depois de solicitada a sua correcção não eram corrigidos
    -O arquitecto incentivou várias vezes a que se usassem de práticas ilegais de forma a ganhar espaço adicional na casa, chegando mesmo a entregar versões diferentes do projecto à Câmara e ao empreiteiro. Prática essa que foi repudiada pelo cliente que seguiu a versão entregue na Câmara e aprovada por esta.
    -Erros do arquitecto levaram ao atraso de meses na aprovação do projecto por parte da Câmara.
    -Durante a obra chegou-se à conclusão que as escadas projectadas para a casa apenas deixariam passar uma pessoa com 1,40m de altura. A alteração necessária implicou o acréscimo de alguns milhares de Euros ao valor da obra.
    -Durante a obra verificou-se que o projecto de estabilidade que lhe havia sido contratado, e pelo qual ele era responsável pela coordenação e compatibilização, não tinha previsto a colocação de placa na casa, tal como aparecia no projecto de arquitectura, não aparecendo também no quadro de medições (que também lhe fora contratado e para o qual cobrou um valor a mais muito elevado que nunca havia sido mencionado e que se pensava estar incluído no contrato inicial). A sua inclusão significou um aumento de vários milhares de Euros ao valor da obra.
    -Por esta altura já tinham existido tantos problemas (como referi bastantes mais do que aqueles que aqui enuncio) que a relação entre arquitecto e cliente já estava bastante degradada, sendo que o arquitecto já não me respondia às solicitações por email. Nesta altura tive que me socorrer do Técnico Responsável pela Fiscalização da obra para servir como intermediário.

    -Finalizada a obra procedeu-se à entrega das Telas Finais. Ora, aquando da vistoria da fiscalização da Câmara para efeitos de obtenção da licença de utilização, a comissão de vistoria verificou haver desconfprmidade entre a obra feita e os desenhos apresentados, isto porque o projecto, para além da construção nova, incluía também outra já existente e com a qual se geminou constituindo-se a Propriedade Horizontal, formando-se assim um condomínio com duas fracções. Ora, a construção pré-existente estava incorrectamente representada nos desenhos, com muitas lacunas e ausência de pormenores, existindo também uma desconformidade na construção nova na ausência da representação dos painéis solares no projecto.
    Para se poderem corrigir estes últimos problemas é necessário proceder à alteração das Telas Finais, o que terá de ser apresentado e aprovado pela Câmara. Acontece que o arquitecto responsável pelo projecto já se descartou de qualquer responsabilidade e/ou acção para solucionar o que quer que seja, deixando-me com telas finais/projecto incorrectos, sem finalizar o projecto e consequentemente sem a necessária Autorização de Utilização e sem qualquer apoio.
    Uma vez que me encontro na situação acima referida, parece-me que deverei contratar um novo arquitecto para corrigir os erros efectuados pelo anterior.
    Ora, tendo em conta as questões relacionadas com Direitos de Autor, gostava de saber se é possível que, numa situação como aquela que acabei de descrever, um outro Arquitecto possa pegar nos desenhos que se encontram errados, corrigi-los e submetê-los para nova aprovação da Câmara sem correr o risco (Arquitecto ou cliente) de sofrer alguma represália pelo autor original desses mesmos desenhos (embora a representação dos desenhos da construção previamente existente já não fossem originais pois já existia um projecto antigo dessa mesma construção).
    Como V. Exas deverão calcular pelo acima descrito, tem sido um processo muito complicado e penoso e o qual eu gostava de ver terminado e esquecido o mais depressa possível.
    Mais informo que a Câmara em questão é a de xxxxxxx caso seja um dado relevante para esclarecer esta dúvida.
    Desde já agradecido apresento os melhores cumprimentos
  1.  # 2

    Já há algum tempo que essa questão dos direitos de autor já não existe.
  2.  # 3

    Sérgio,

    Existe. Tem é que ser bem interpretada!
    • Gex
    • 23 julho 2013

     # 4

    Pois, também me parece que essa questão existe e ele, quando ainda nos dávamos "bem" ainda me chegou a contar de um cliente com quem também se desentendeu e que não lhe dava os direitos para ele contratar outro arquitecto...
  3.  # 5

    Faça uma queixa na ordem pelo mau desempenho da profissão como arquitecto mas muito bem fundamentada e que perante esta situação pretende mudar de arquitecto!
    • Gex
    • 23 julho 2013

     # 6

    Colocado por: Laranja MecânicaFaça uma queixa na ordem pelo mau desempenho da profissão como arquitecto mas muito bem fundamentada e que perante esta situação pretende mudar de arquitecto!


    Se eu fosse descrever todas as queixas que tenho dele seria uma lista interminável, por isso decidi colocar apenas alguns exemplos também para não estar a "cansar" quem for ler o email.

    Uma pergunta, o email deverá ir dirigido ao Bastonário da OA?
  4.  # 7

    Viva Gex,

    Se ajudar, pode consultar alguma da legislação relativa a direitos de autor no link abaixo.

    http://oasrn.org/apoio.php?pag=tema_detalhe&id=15&num=23

    Ligue directamente para a Ordem dos Arquitectos, secção do Sul ou Norte, dependendo da zona em que estiver, e devem dar-lhe o contacto certo para enviar a sua comunicação à Ordem.

    Não conheço exaustivamente a legislação mas tenho ideia de que não será assim tão "limitadora" para o dono de obra.

    Melhor sorte para o restante processo.
  5.  # 8

    Essa questão dos direitos de autor è algo que só existe na teoria.
    Gex, desculpe lá mas você tb gosta de problemas ...
    Como aqui alguem muito bem já disse hà coisa que se resolvem à sacholada.
    Vire a mesa de uma vez por todas e deixe-se de andar a engonhar ...
    Concordam com este comentário: tiagot
  6.  # 9

    Colocado por: zedasilvaEssa questão dos direitos de autor è algo que só existe na teoria.
    Gex, desculpe lá mas você tb gosta de problemas ...
    Como aqui alguem muito bem já disse hà coisa que se resolvem à sacholada.
    Vire a mesa de uma vez por todas e deixe-se de andar a engonhar ...
    Concordam com este comentário:tiagot


    Asdrubal, és tu? Lolllll
    •  
      FD
    • 23 julho 2013

     # 10

    Eu fazia as alterações que são NECESSÁRIAS - impostas por uma terceira parte - para que o projecto seja aprovado e ficava à espera.
    Sem medos.

    Se fosse alterar a obra por razões não atendíveis, isto é, se mudasse porque não gosta disto aqui ou ali, é uma coisa.
    Agora, mudar a obra porque é obrigado a isso?
    Claro que tem que haver uma graduação de direitos - o Gex tem mais direito a ter uma casa licenciada, que o arquitecto tem direitos de autor.
    E acho que não é a Ordem dos Arquitectos que vai fazer alguma coisa, isto resolve-se em tribunal.

    Se o arquitecto se armar aos cucos e vier com essa história de direitos de autor, eu movia-lhe em concorrência uma acção para ser indemnizado pelos erros que ele cometeu.
  7.  # 11

    Já pediu ao arquitonto uma declaração a dizer que prescinde dos direitos de autor?
  8.  # 12

    Gex

    se não vai mover nenhuma acção contra o arquitecto então tal como o Picareta diz peça-lhe para assinar esta declaração
  9.  # 13

    Colocado por: sergio_pintasJá há algum tempo que essa questão dos direitos de autor já não existe.

    Esta minha afirmação é apenas fundada naquilo que um vizinho me disse.
    Ele também teve problemas com o anterior gabinete de arquitetura, e quando decidiu mudar de arquiteto, esse gabinete também o ameaçou com os tais direitos de autor. O actual arquitecto que lhe finalizou o processo é que lhe disse que os direitos de autor já não existem. Mas lá está.... isto foi o que ele me disse... Leia bem a legislação e verifique essa questão, ou então ligue diretamente para a ordem os arquitetos.
    Por outro lado, se ele se recusa a dar continuidade ao projeto, arranje uma ou duas testemunhas que o comprove e avance para outro arquiteto. Em tribunal, ele não terá qualquer hipótese, para além do facto de você poder reinvidicar todo o dinheiro a mais que gastou com os erros desse senhor.
    como se costuma dizer: Para filho da p...ta, filho da p...ta e meio.
    • Gex
    • 26 julho 2013

     # 14

    Mandei ontem o mail para a Ordem dos Arquitectos. O texto leva algumas alterações uma vez que a situação também evoluiu (agora diz que já aceita fazer as correcções às telas finais mas que tenho que pagar. É preciso ter uma grande lata e ainda maior falta de vergonha na cara!!).

    Eu gostava muito de ir para tribunal com este caso nojento e essa hipótese não está fora do baralho, mas infelizmente é uma decisão que não depende só de mim e a outra parte está indecisa.
    • Gex
    • 7 agosto 2013

     # 15

    Boas, até ao momento a OA não deu sinais de vida. Devo apertar com eles para tentar obter uma resposta? Já se sabe que neste país tudo demora uma eternidaaaade, mas esta situação é relativamente urgente pois necessito começar a tomar medidas e não queria ficar à espera mais um ano por uma resposta da OA.
    Alguém tem alguma ideia de quanto tempo demoram a responder, a quem me posso dirigir, etc...?
    Obrigado
  10.  # 16

    Boa tarde,

    Vai ver ordem vai-se pronunciar com uma resposta bastante esclarecedora. Até lá ficam as opiniões e a verdade é que muitos profissionais se escondem por detrás da questão dos direitos de autor para garantir a fidelização dos seus clientes em alguns processos. É também um facto que o código deontológico da O.A. refere claramente que o direito de proprietade prevalece sobre os direitos de autoria, por isso parece-me que trocar de técnico são será assim tão difícil.

    Vamos ver o que diz a O.A., vá nos informando.

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • Gex
    • 12 agosto 2013

     # 17

    Tentei ligar para a OA mas a chamada anda às voltas com uma gravação a dizer que estou em lista de espera e se não quero usar o email e não sai dali (há assim tanta gente a ligar para a OA...?).
    Sendo assim enviei-lhes uma mensagem pelo facebook a pedir uma resposta ao mail. Vamos lá ver...
  11.  # 18

    acho mais possível que não haja muita gente para atender na OA...
  12.  # 19

    Já agora aproveito o tópico para esclarecer uma duvida

    Imaginemos que pedi a um gabinete de arquitectura para fazer um projecto. Apos a sua conclusão e pagamento do montante acordado entre ambas as partes quero fazer alterações ao projecto o gabinete tem de ser consultado ou posso fazer as alterações que quiser e submeter o projecto para licenciamento?
  13.  # 20

    Colocado por: ZedamassaApos a sua conclusão e pagamento do montante acordado entre ambas

    Você pagou tudo antes do projecto estar licenciado?? Não devia.

    Colocado por: Zedamassaquero fazer alterações ao projecto o gabinete tem de ser consultado ou posso fazer as alterações que quiser e submeter o projecto para licenciamento?

    Você pode fazer o que quiser, o novo projectista é que não vai querer alterar e assinar um projecto que não foi feito por ele, visto que poderá vir a ter problemas com o anterior projectista.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0220 seg. NEW