Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: simples

    Sem querer tomar partido por nenhuma das partes, até porque nada percebo do assunto, parece-me óbvio que neste caso o facto de não responderem à sua questão tem a ver com a sensibilidade do tema. Todos nós já ouvimos falar de acidentes que aconteceram por questões relacionadas com instalações de gás mal efectuadas.

    Estar a dizer num fórum público como os trabalhos devem ser executados, pode levar a que outros, talvez menos entendidos que o Clioll, se aventurem a fazer o mesmo. Apesar de ser apologista do "do it yourself" quando isso é possível, concordo que neste caso todos os cuidados são poucos.


    Ora cá está um post com princípio, meio e fim que propõe uma explicação. (Y)

    Concordo consigo, agradeço e percebo a lógica.

    Repare que eu não estou aqui a perguntar como é que se faz, pergunto é porque aquilo que eu fiz não está adequado.

    A explicação pode ser uma coisa tão simples como:

    "O teflon envelhece e deixa de vedar em pouco tempo" ou "o latão reage com o gás e pode fissurar".

    Não sei se as afirmações anteriores são verdadeira ou não (não devem ser, foram exemplos à sorte para explicar um ponto de vista), sei que é o tipo de explicação que diz o que está mal sem dizer como deveria ter sido feito.
  2.  # 42

    Colocado por: pedromdfum curso de gás, porque para si só você é que tem capacidade para fazer o trabalho, mas tem que estar credenciado e depois você pede uma vistoria Lusitânia Gás e pronto fica tudo legal.

    No entanto pode fazer como lhe der na


    Você não percebe mesmo português, pois não?

    Olhe, fique com o conhecimento todo para si, não vá alguém roubá-lo...
  3.  # 43

    se você queria fazer à sua maneira e não aceita outra, porque é que pediu opinião?
  4.  # 44

    Colocado por: pedromdfse você queria fazer à sua maneira e não aceita outra, porque é que pediu opinião?




    Colocado por: ClioII

    Repare que eu não estou aqui a perguntar como é que se faz, pergunto é porque aquilo que eu fiz não está adequado.

    A explicação pode ser uma coisa tão simples como:

    "O teflon envelhece e deixa de vedar em pouco tempo" ou "o latão reage com o gás e pode fissurar".

    Não sei se as afirmações anteriores são verdadeira ou não (não devem ser, foram exemplos à sorte para explicar um ponto de vista), sei que é o tipo de explicação que diz o que está mal sem dizer como deveria ter sido feito.



    Pedro, espero que entenda desta vez em vez de se entrincheirar dessa maneira. Mais claro não posso ser. Se não lhe consigo explicar assim, desisto de explicar-lhe.
  5.  # 45

    De acordo com a legislação em vigor, nomeadamente o Artigo 3º da Portaria 362/2000, de 20 de junho, é obrigatório realizar-se inspeções de gás, sempre que ocorram uma das situações enumeradas nesse mesmo Artigo. A inspeção da instalação de gás combustível só pode ser realizada por uma Entidade Inspetora de Gás (EIG), devidamente reconhecida pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Sempre que ocorram intervenções nas instalações de gás e/ou nos aparelhos a gás, estas só podem ser realizadas por parte de empresas reconhecidas pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) como Entidades Instaladoras de Redes de Gás ou Entidades Montadoras de Aparelhos a Gás, sendo estas obrigadas a emitir o respetivo Termo de Responsabilidade de acordo com o serviço efetuado conforme o Artigo 11º do Decreto-Lei nº 521/99, de 10 de Dezembro.
  6.  # 46

    Colocado por: pedromdfse você queria fazer à sua maneira e não aceita outra, porque é que pediu opinião?


    Penso que já todos percebemos que o Clioll foi praticamente obrigado a deitar "mãos à obra" porque não conseguiu arranjar ninguém que lhe fizesse o serviço. Também considero compreensível que não se queira deixar um manual de instruções sobre instalações de gás num fórum público.

    Se calhar alguém entendido na matéria poderia dizer ao Clioll por MP o que eventualmente poderá estar errado, recomendando ao mesmo tempo uma vistoria por uma entidade competente.
  7.  # 47

    Nada do que você fez pode ser aproveitado se finalmente entender que não pode executar um serviço desses.
  8.  # 48

    Colocado por: simplesPenso que já todos percebemos que o Clioll foi praticamente obrigado a deitar "mãos à obra" porque não conseguiu arranjar ninguém que lhe fizesse o serviço.

    Isto não é possível. Quer dizer que em Aveiro cada um faz a sua instalação porque não há empresas creditadas?
  9.  # 49

    continuando ...

    Se a sua instalação de gás foi reparada, deve ter em sua posse o termo de responsabilidade, em triplicado e, deve solicitar a presença do Técnico de Gás da Entidade Instaladora. Caso vá fazer um novo contrato de abastecimento de gás combustível, não tendo sido efetuado nenhuma intervenção quer na instalação de gás quer aos aparelhos a gás, só necessita de fazer o agendamento com os nossos serviços. Para outros âmbitos de inspeção, entre em contacto com os nossos serviços. Tome em consideração que, em qualquer tipo de situação a escolha da Entidade Inspetora de Gás (EIG) é sempre sua. Nota: Dando cumprimento ao disposto no ponto 4 do Artigo 4º da Portaria 362/2000 de 20 de Junho, caso no decorrer da realização da inspeção sejam detetadas anomalias caracterizadas como defeitos críticos, compete à empresa dar o devido conhecimento à entidade distribuidora, incorrendo daí a eventual suspensão do fornecimento de gás enquanto as mesmas não forem solucionadas.
  10.  # 50

    Colocado por: ClioIIObrigado. Estou muito longe de Lisboa. Como tenho de desmontar o fogão antigo, tapar o gás, serrar a pedra e montar o fogão novo, e tudo isto numa tarde de Sábado, não quero ficar dependente de um instalador.

    Já trabalhei em muitas canalizações de águas limpas, desde hidronil a inox. Não me parece que colocar um tampão no gás esteja fora do meu alcance, assim saiba os materiais adequados.


    Quem ler com atenção este seu comentário, percebe exactamente aquilo que quer. Percebe, também, que o Clioll não faz a mínima ideia daquilo com que está a lidar.

    Já percebeu que fez mal e já se apercebeu que pode estar em causa a segurança da sua casa e dos que vivem consigo. Tome a decisão acertada de contactar um técnico de gás. É apenas com isso que se deve preocupar. Não se engane e, acima de tudo, não tente enganar os outros.
  11.  # 51

    Colocado por: pedromdfNada do que você fez pode ser aproveitado se finalmente entender que não pode executar um serviço desses.


    Eu já estou plenamente convencido que par estar legal tenho que chamar um técnico, e aproveito para agradecer a legislação.

    Também já estou plenamente convencido que deverei chamar alguém para refazer o trabalho.

    Também já estou convencido que há asneiras na execução.

    A única coisa que quero saber, unicamente, é porque é que a execução está errada sem que isso constitua um dogma.

    Paz
  12.  # 52

    Colocado por: pedromdf
    Isto não é possível. Quer dizer que em Aveiro cada um faz a sua instalação porque não há empresas creditadas?


    Não, quer dizer que ninguém quer trabalhos pequenos. Experimente procurar um electricista e diga-lhe que é para substituir uma única tomada. Depois conte-me como foi... Infelizmente é o que temos.
  13.  # 53

    Está a tentar convencer-me que telefonou para uma empresa reconhecida pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) como Entidade Instaladora de Redes de Gás ou Entidade Montadora de Aparelhos a Gás, e que esta se recusou a fazer o serviço solicitado por si?
  14.  # 54

    "Escrito por clioll

    Já trabalhei em muitas canalizações de águas limpas, desde hidronil a inox. Não me parece que colocar um tampão no gás esteja fora do meu alcance, assim saiba os materiais adequados."

    Confundir água com gás e alegar com isso que tem conhecimentos suficientes para trabalhar com gás e não tendo o equipamento necessário para colocar a canalização em teste, enfim ... vale tudo!

    Ainda por cima na sua ignorância é arrogante com quem o aconselha ...
  15.  # 55

  16.  # 56

    Assustou finalmente o homem ...
  17.  # 57

    Colocado por: pedromdfEstá a tentar convencer-me que telefonou para uma empresa reconhecida pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) como Entidade Instaladora de Redes de Gás ou Entidade Montadora de Aparelhos a Gás, e que esta se recusou a fazer o serviço solicitado por si?


    Não estou a tentar convencê-lo de nada, estou a dizer-lhe o que aconteceu. Se não acredita, não posso fazer nada por isso, lamento.

    Colocado por: pedromdf

    Ainda por cima na sua ignorância é arrogante com quem o aconselha ...


    Não vejo arrogância numa pessoa que se propõe a aprender uma coisa nova.

    Já sobre insultos gratuitos vindo de alguém resguardado pelo anonimato da internet e atrás do teclado pode-se concluir muita coisa.

    Mas não se preocupe porque os seus conselhos e do RuiLR não caíram em vão, pelo seguinte:

    - Sim, vou chamar pessoal habilitado a casa para tratar da situação definitivamente;

    - Sim, fui tentar perceber o que estava errado (o mundo é maior que o FdC) e virei aqui colocar as conclusões quando terminar, porque o FdC é um sítio de partilha e não terei o problema de fazer o mea culpa.
  18.  # 58

    Colocado por: ClioII- Sim, vou chamar pessoal habilitado a casa para tratar da situação definitivamente;


    Mas cinco linhas atrás voltou a afirmar que é impossível chamar pessoal habilitado na região de Aveiro!



    Colocado por: ClioIIJá sobre insultos gratuitos vindo de alguém resguardado pelo anonimato da internet e atrás do teclado pode-se concluir muita coisa.


    É só reportar à administração do fórum quem o insultou.
  19.  # 59

    Colocado por: pedromdf
    É só reportar à administração do fórum quem o insultou.


    Os actos ficam com quem os pratica.

    Colocado por: pedromdf
    Mas cinco linhas atrás voltou a afirmar que é impossível chamar pessoal habilitado na região de Aveiro!


    Mas desta vez vai ser muito fácil.

    - Tinha aquecimento a gás, já mudei para pellets;
    - Tinha fogão a gás, já mudei para indução;

    Está a ver o padrão? Só me falta tratar das águas quentes sanitárias (espero que em dias) e digo adeus ao gás.

    Agora vai ser fácil que me venham fazer o serviço: adeus contrato, adeus contador, venham de lá os senhores selar isto!
  20.  # 60

    Parabéns, com isso concordo a 100%.
 
0.0222 seg. NEW