Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

bom dia,
    pretendo nos proximos tempos equipar a minha casa com ar condicionado. Começo por apresentar alguns dos dados da casa. é uma moradia em banda, tendo apenas duas frentes. a casa tem 3 pisos (cave ou garagem, res do chao e 1ºpiso), tem cobertura (telhado) plano, tem caixilharia com vidro duplo. Não tenho pré-instalação de ar condiconado pelo que toda a instalação terá de ser feita de raiz. Tenho algumas dúvidas sobre qual o melhor método para o aC, se ac por condutas com uma maquina no telhado ou o tipico multi split.
    Seguem as plantas do res do chao e 1º piso para terem uma ideia das áreas a refrigerar.

Gostava de ouvir opiniões acerca dos dois métodos referidos e também da potência que necessitarei para refrigerar toda a casa.

Obrigado,

Bruno.
      res do chao_aa.jpg
      Piso 1_aa.jpg
  2.  # 2

Nota: A Sala é open space como podem verificar na planta e o vão de escadas é totalmente aberto, uma vez que as escadas são suspensas na parede. A localização da casa é no distrito de braga.
    Concordam com este comentário: Portento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Portento
  3.  # 3

Colocado por: bruno35720Não tenho pré-instalação de ar condiconado pelo que toda a instalação terá de ser feita de raiz. Tenho algumas dúvidas sobre qual o melhor método para o aC, se ac por condutas com uma maquina no telhado ou o tipico multi split.

Bom dia Bruno

A sua casa tem tecto falso? Depende muito para a instalação e também se poderá ser aplicado o AC tipo conduta. De acordo com as áreas e a orientação solar de sua casa são factores que também que entram no cálculo de potências de AC. No entanto se quiser uma opinião mais aprofundada, ja lhe enviei um PM para combinar uma visita a Braga, se quiser.

Melhores cumprimentos,

Rodrigo Rodrigues
  4.  # 4

Colocado por: Portento

Bom dia Bruno

A sua casa tem tecto falso? Depende muito para a instalação e também se poderá ser aplicado o AC tipo conduta. De acordo com as áreas e a orientação solar de sua casa são factores que também que entram no cálculo de potências de AC. No entanto se quiser uma opinião mais aprofundada, ja lhe enviei um PM para combinar uma visita a Braga, se quiser.

Melhores cumprimentos,

Rodrigo Rodrigues

Sim a casa tem tetos falsos. Em relação à orientação é mais ou menos nascente - poente. Na realidade é ONE - ESE (ver imagem), sendo a cozinha e a suite virada a nascente. Relativamente à visita neste momento não tenho disponibilidade, mas brevemento poderei contacta-lo nesse sentido.
    obrigado.
      rosa dos ventos.jpeg
  5.  # 5

Mesmo não sendo AC por condutas é possivel andar com todas as tubagens pelos tetos falsos?

A minha casa tem outra particularidade. Por cima das janelas dos quartos sala e cozinha não é possível colocar aparelhos uma vez que os cortinados vão até aos tetos e as janelas são quase da largura das paredes.

Tenho outra dúvida. Nas caracteristicas dos aparelho falam sempre em desnível máximo. Esse desnível pode ser em qualquer sentido? Passo a explicar. A maquina exterior pode ficar num ponto mais alto do que as interiores ou pode ficar num ponto mais baixo do que as interiores.??? É INDIFERENTE?

Obrigado,

Bruno
  6.  # 6

Numa casa ja construida e quase impossivel uma instalacao de condutas,pois as obras ineretes sao enormes, a unica solucao pratica e multi splt
    As unidades tanto podem ficar acima com abaixo umas das outras tendo limites diferentes em funcao disso.
  7.  # 7

Colocado por: bruno35720Mesmo não sendo AC por condutas é possivel andar com todas as tubagens pelos tetos falsos?

Sim, pode, mas depende de que máquina optar, se optar por máquinas tipo Mural (que ficam abaixo do tecto falso) tem que ser colocadas microbombas de condensados para ajudar o esgoto dos condensados a ir para a localização - ponto de saida de esgoto mais proxima (isto se não quiser roços na parede). Se for tipo conduta, existem maquinas que ja tem bombas de condensados, se for tipo cassete, idem. Neste caso em especifico, parece-me uma situação ideal para um mini VRV, tipo multi V da LG que alberga muitas maquinas interiores, com uma so maquina exterior, com distancia de tubagem e desnivel que ja permite uma instalação eficaz, ou se quiser uma solução mais em conta e economica, um sistema multisplit tipo conduta que ja lhe permite alguma margem. No seu caso com os tectos falsos prontos, optaria por um sistema de expansão directa que estragaria menos o trabalho que já foi feito.

Colocado por: bruno35720Tenho outra dúvida. Nas caracteristicas dos aparelho falam sempre em desnível máximo. Esse desnível pode ser em qualquer sentido? Passo a explicar. A maquina exterior pode ficar num ponto mais alto do que as interiores ou pode ficar num ponto mais baixo do que as interiores.??? É INDIFERENTE?

Não ha problema algum desde que se cumpram as distancias maximas e desniveis de cada fabricante e se faça o que se deve sempre fazer, em distancias superiores a 3/5 metros de tubagem (de acordo com o traçado das tubagens) colocar um sifão na tubagem de liquido/gas. Isto agora diz sempre respeito da "arte" de cada instalador.

Disponha,

Rodrigo Rodrigues
  8.  # 8

Colocado por: jorgealvesNuma casa ja construida e quase impossivel uma instalacao de condutas,pois as obras ineretes sao enormes, a unica solucao pratica e multi splt
    As unidades tanto podem ficar acima com abaixo umas das outras tendo limites diferentes em funcao disso.

Pois... ja imaginava que seria complicado.

Numa solução multi split é mais vantajoso a distribuição ser horizontal (no mesmo piso) ou vertical??. Por exemplo uma maquina para cozinha(RC) e suite (1ºpiso). e Outra maquina para Sala(RC) e os outros dois quartos(1º piso)?
  9.  # 9

Colocado por: bruno35720Numa solução multi split é mais vantajoso a distribuição ser horizontal (no mesmo piso) ou vertical??. Por exemplo uma maquina para cozinha(RC) e suite (1ºpiso). e Outra maquina para Sala(RC) e os outros dois quartos(1º piso)?

Poderia ser uma mono para Sala e vãos escada - 36.000, distribuidos e outra para as divisões do 1.º Piso e cozinha R/C (Cozinha + 3 quartos - 12.000 + 9.000+7.000+7.000 ).

Mas depende das condições de instalação e facilidade de passagem de infraestruturas.

Rodrigo Rodrigues
  10.  # 10

Colocado por: bruno35720

Pois... ja imaginava que seria complicado.

Numa solução multi split é mais vantajoso a distribuição ser horizontal (no mesmo piso) ou vertical??. Por exemplo uma maquina para cozinha(RC) e suite (1ºpiso). e Outra maquina para Sala(RC) e os outros dois quartos(1º piso)?
    depende da localizacao das unidades interiores e das exteriores e dos caminhos para a tubagem.
  11.  # 11

Poderia ser uma mono para Sala e vãos escada - 36.000, distribuidos e outra para as divisões do 1.º Piso e cozinha R/C (Cozinha + 3 quartos - 12.000 + 9.000+7.000+7.000 ).

Mas depende das condições de instalação e facilidade de passagem de infraestruturas.

Rodrigo Rodrigues

Isso só em equipamentos quanto é que poderia ficar?

Em relação à sala, e devido à sua configuração quantos BTUS necessito para refrigerar?
  12.  # 12

Colocado por: bruno35720Isso só em equipamentos quanto é que poderia ficar?

Depende da solução que quiser optar (que tambem depende da passagem das infraestruturas) e da marca do equipamento. Entre DAIKIN, MITSUBISHI, LG'S, SAMSUNGS e até mesmo HAIER, difere bastante no preço...

Colocado por: bruno35720Em relação à sala, e devido à sua configuração quantos BTUS necessito para refrigerar?

Um cálculo estimado, sem ver a obra e trajectos para sala e vãos seria de 36.000 Btu/h, conforme disse acima.

Rodrigo Rodrigues
  13.  # 13

Depende da solução que quiser optar (que tambem depende da passagem das infraestruturas) e da marca do equipamento. Entre DAIKIN, MITSUBISHI, LG'S, SAMSUNGS e até mesmo HAIER, difere bastante no preço...

Um cálculo estimado, sem ver a obra e trajectos para sala e vãos seria de 36.000 Btu/h, conforme disse acima.

Rodrigo Rodrigues

Pelo que vi no catalogo da samsung, só as duas maquinas exteriores (AJ100FCJ5EH) são 5000€ mais iva. Depois é necessario umas 7 ou 8 unidades murais e ai já depende dos modelos...

Acho que o preço vai ser puxadote!!!
  14.  # 14

Colocado por: bruno35720Pelo que vi no catalogo da samsung, só as duas maquinas exteriores (AJ100FCJ5EH) são 5000€ mais iva. Depois é necessario umas 7 ou 8 unidades murais e ai já depende dos modelos...

Acho que o preço vai ser puxadote!!!

As maquinas Samsung, principalmente em sistema multi, não são das mais baratas, mas dependendo da marca e solução normalmente fazemos um bom desconto ao PVP de acordo com o cliente, condições de pagamento e obra...

Rodrigo Rodrigues
  15.  # 15

Estive a analisar o catalogo da samsung e pensei nesta combinação:

Lado Poente:
    maq ext: AJ070FCJ4EH
    com 4 unidades interiores: 12 + 9 (Sala de estar) + 7 + 7 (quartos poente)

Lado Nascente:
    maq ext: AJ068FCJ3EH
    com 3 unidades interiores: 12 (Suite) + 12(cozinha) + 9 (hall no topo das escadas junta à janela nascente).

Acham que é suficiente ou é pouca potencia???
  16.  # 16

com 4 unidades interiores: 12 + 9 (Sala de estar) + 7 + 7 (quartos poente)

para o salão eu aconselhava antes uma solução de 2 unidades de 15Kbtu´s(4,5Kw) e aumentava a potencia da unidade exterior para os 10Kw, e a mesma unidade dava para os 2 quartos com unidades de 7Kbtu´s, constituindo um conjunto,

o outro sistema podia ser uma unidade de 12Kbtu´s na cozinha e outra igual na suite,

no topo das escadas não estou a ver grande utilidade, porque actualmente não é confortável devido ao aquecimento das outras divisões circundantes, quando as mesmas estejam controladas e principalmente o salão, deixa de ter este problema, excepto se tiver alguma clarabóia nesse espaço,
  17.  # 17

Se não utilizar as maquinas todas ao mesmo tempo, será suficiente...mas eu trocava as potencias entre suite e hall...
  18.  # 18

Colocado por: jorgealves
    para o salão eu aconselhava antes uma solução de 2 unidades de 15Kbtu´s(4,5Kw) e aumentava a potencia da unidade exterior para os 10Kw, e a mesma unidade dava para os 2 quartos com unidades de 7Kbtu´s, constituindo um conjunto,

o outro sistema podia ser uma unidade de 12Kbtu´s na cozinha e outra igual na suite,

no topo das escadas não estou a ver grande utilidade, porque actualmente não é confortável devido ao aquecimento das outras divisões circundantes, quando as mesmas estejam controladas e principalmente o salão, deixa de ter este problema, excepto se tiver alguma clarabóia nesse espaço,

De facto existe uma claraboia junto ao hall dos quartos, ali mmo onde esta o numero 13 (ver planta piso1). Tb nos wc's do piso 1 tem claraboias. Na realidade o 1 piso é bem mais quente que o r/c. Em dias muito quentes chego a ter diferenças de 2 graus. Como tenho grande área de corredor e hall dos quartos tenho receio que essa zona aqueça bastante (Tb esta zona é toda aberta em relação às escadas).
  19.  # 19

Colocado por: jorgealves

Aquilo que me diz seria uma disposição deste género??

Tenho receio que as zonas delimitadas a vermelho n fiquem refrigeradas, ou que contribuam para que as outras divisões aqueçam!
      teste.jpg
  20.  # 20

Não tem porque ter medo do hall aquecer...Você nunca irá ter todas as máquinas a funcionar ao mesmo tempo...em principio só irá utilizar a divisão onde se encontra...Mas pelo que vejo acho que já optou pelo Split Mural, provavelmente da série P, no entanto, tenha cuidado com a instalação do equipamento, principalmente com os drenos de condensados, conforme lhe referi acima...Ah...pelo que vejo também instalou máquinas em vigas de betão, ou não?...

0.0223 seg. NEW