Colocado por: bruno35720Não tenho pré-instalação de ar condiconado pelo que toda a instalação terá de ser feita de raiz. Tenho algumas dúvidas sobre qual o melhor método para o aC, se ac por condutas com uma maquina no telhado ou o tipico multi split.
Colocado por: Portento
Bom dia Bruno
A sua casa tem tecto falso? Depende muito para a instalação e também se poderá ser aplicado o AC tipo conduta. De acordo com as áreas e a orientação solar de sua casa são factores que também que entram no cálculo de potências de AC. No entanto se quiser uma opinião mais aprofundada, ja lhe enviei um PM para combinar uma visita a Braga, se quiser.
Melhores cumprimentos,
Rodrigo Rodrigues
Colocado por: bruno35720Mesmo não sendo AC por condutas é possivel andar com todas as tubagens pelos tetos falsos?
Colocado por: bruno35720Tenho outra dúvida. Nas caracteristicas dos aparelho falam sempre em desnível máximo. Esse desnível pode ser em qualquer sentido? Passo a explicar. A maquina exterior pode ficar num ponto mais alto do que as interiores ou pode ficar num ponto mais baixo do que as interiores.??? É INDIFERENTE?
Colocado por: jorgealvesNuma casa ja construida e quase impossivel uma instalacao de condutas,pois as obras ineretes sao enormes, a unica solucao pratica e multi splt
As unidades tanto podem ficar acima com abaixo umas das outras tendo limites diferentes em funcao disso.
Colocado por: bruno35720Numa solução multi split é mais vantajoso a distribuição ser horizontal (no mesmo piso) ou vertical??. Por exemplo uma maquina para cozinha(RC) e suite (1ºpiso). e Outra maquina para Sala(RC) e os outros dois quartos(1º piso)?
Colocado por: bruno35720depende da localizacao das unidades interiores e das exteriores e dos caminhos para a tubagem.
Pois... ja imaginava que seria complicado.
Numa solução multi split é mais vantajoso a distribuição ser horizontal (no mesmo piso) ou vertical??. Por exemplo uma maquina para cozinha(RC) e suite (1ºpiso). e Outra maquina para Sala(RC) e os outros dois quartos(1º piso)?
Poderia ser uma mono para Sala e vãos escada - 36.000, distribuidos e outra para as divisões do 1.º Piso e cozinha R/C (Cozinha + 3 quartos - 12.000 + 9.000+7.000+7.000 ).
Mas depende das condições de instalação e facilidade de passagem de infraestruturas.
Rodrigo Rodrigues
Colocado por: bruno35720Isso só em equipamentos quanto é que poderia ficar?
Colocado por: bruno35720Em relação à sala, e devido à sua configuração quantos BTUS necessito para refrigerar?
Depende da solução que quiser optar (que tambem depende da passagem das infraestruturas) e da marca do equipamento. Entre DAIKIN, MITSUBISHI, LG'S, SAMSUNGS e até mesmo HAIER, difere bastante no preço...
Um cálculo estimado, sem ver a obra e trajectos para sala e vãos seria de 36.000 Btu/h, conforme disse acima.
Rodrigo Rodrigues
Colocado por: bruno35720Pelo que vi no catalogo da samsung, só as duas maquinas exteriores (AJ100FCJ5EH) são 5000€ mais iva. Depois é necessario umas 7 ou 8 unidades murais e ai já depende dos modelos...
Acho que o preço vai ser puxadote!!!
com 4 unidades interiores: 12 + 9 (Sala de estar) + 7 + 7 (quartos poente)
Colocado por: jorgealves
para o salão eu aconselhava antes uma solução de 2 unidades de 15Kbtu´s(4,5Kw) e aumentava a potencia da unidade exterior para os 10Kw, e a mesma unidade dava para os 2 quartos com unidades de 7Kbtu´s, constituindo um conjunto,
o outro sistema podia ser uma unidade de 12Kbtu´s na cozinha e outra igual na suite,
no topo das escadas não estou a ver grande utilidade, porque actualmente não é confortável devido ao aquecimento das outras divisões circundantes, quando as mesmas estejam controladas e principalmente o salão, deixa de ter este problema, excepto se tiver alguma clarabóia nesse espaço,
Colocado por: jorgealves
para o salão eu aconselhava antes uma solução de 2 unidades de 15Kbtu´s(4,5Kw) e aumentava a potencia da unidade exterior para os 10Kw, e a mesma unidade dava para os 2 quartos com unidades de 7Kbtu´s, constituindo um conjunto,
o outro sistema podia ser uma unidade de 12Kbtu´s na cozinha e outra igual na suite,
no topo das escadas não estou a ver grande utilidade, porque actualmente não é confortável devido ao aquecimento das outras divisões circundantes, quando as mesmas estejam controladas e principalmente o salão, deixa de ter este problema, excepto se tiver alguma clarabóia nesse espaço,